Notas

O Centro Acadêmico de Farmácia Euclides Scalco (Cafés) e o Departamento de Farmácia (DFA) da Universidade Estadual de Maringá estão realizando um concurso para escolher um logotipo que identifique o DFA. O trabalho deve apresentar um símbolo que represente a profissão farmacêutica, ética e inovação. O concurso é aberto a acadêmicos de graduação e de pós-graduação, docentes e funcionários da UEM. Os trabalhos podem ser inscritos até 24 de junho, no DFA, bloco K-68. O resultado será divulgado em 1º de julho. O prêmio consiste em um certificado de reconhecimento, um pen-drive de 16 Gb e um grill sanduicheira. O regulamento pode ser acessado no blog www.cafes-uem.blogspot.com/.

Thomas CosinO reitor Julio Santiago Prates Filho recebeu, no início da tarde desta segunda-feira (30), um certificado que classifica a UEM como instituição Amiga das Árvores. O reconhecimento foi feito pelo Instituto da Árvore de Maringá. O presidente da entidade, Marcos Capelazzi, e o estagiário Ricardo Harada fizeram a entrega. O documento destaca especificamente a participação de professores da UEM no Projeto de Revitalização da Av. Tiradentes, coordenado pelo Instituto.

Capelazzi aproveitou a ocasião para divulgar o I Concurso de Fotografias sobre a Arborização da Cidade. Podem ser enviados trabalhos em três categorias: Árvore florida; Livre; Imagem Crítica. E ainda há um prêmio para alunos do Ensino fundamental com temática livre. Valem as fotografias das árvores das calçadas, canteiros centrais das avenidas e praças de Maringá, tiradas a partir de 1º de maio deste ano.

O resultado do concurso será anunciado no dia 23 de setembro, no Teatro Calil Haddad. As inscrições vão até 31 de agosto no site www.iarvore.blogspot.com

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá (DAU/UEM) oferece o curso de Modelagem Básica em 3D – Google Sketch Up (versão gratuita) de 14 a 28 de junho, às terças e quintas-feiras, de manhã e à tarde. As aulas serão ministradas pela arquiteta Carla Olivo, no Laboratório de Informática do DAU. Serão abordados os temas Visualização Básica, Ferramentos de Desenho e Edição, Ferramentas de Terreno, Utilização de Estilos, Materiais e Sombras e Definição de Cenas e Animações.

As inscrições podem ser feitas até 8 de junho, na secretaria do DAU, bloco 32. A taxa é de R$ 250 para acadêmicos da UEM e de R$ 500 para a comunidade externa. Outras informações pelo fone 3011-4429.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) prorrogou o prazo para que os alunos dos cursos presenciais de graduação da UEM preencham o Instrumento de Avaliação Discente 2011. Até 13 de junho, os acadêmicos podem responder às questões voltadas para analisar toda a estrutura disponibilizada, ou seja, disciplinas, docentes, infra-estrutura física, material e humana, além de coletar dados de como o discente se auto-avalia no desempenho e envolvimento junto às atividades gerais do curso em que participa.

A CPA ressalta a importância de os acadêmicos participarem desse processo para a melhoria da qualidade do ensino e em atendimento à Lei do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Os resultados oferecerão subsídios para uma série de encaminhamentos e apontamentos que os diversos coordenadores de colegiado podem aproveitar e transformá-los em ações efetivas em seus cursos.

O questionário pode ser respondido pelo site www.npd.uem.br/ain/. O aluno deve utilizar número de seu RA e a sua senha. Outras informações pelo site www.cpa.uem.br.

 

Ataliba Teixeira de CastilhoDurante o 3º Congresso Nacional de Linguagens em Interação (Conali), realizado de 25 a 27 de maio, o professor e linguista Ataliba Teixeira de Castilho proferiu a  conferência Escrevendo Gramáticas no Século XXI. Ele falou sobre os estudos do português brasileiro realizados há 30/40 anos e traçou um panorama histórico dos estudos da língua oral. Trouxe informações sobre o projeto Norma Urbana Cultura (Nurc), que ele coordenou e envolveu cinco universidades brasileiras. Investigaram a fala das pessoas de cinco capitais do Brasil e constituíram um código da fala. Castilho explicou a elaboração da gramática de como era ante do projeto e depois dele.

Na solenidade de abertura, a coordenadora do Conali, Tânia Braga Guimarães, apresentou os agradecimentos e comentou que a vinda de Castilho era importante, principalmente em razão da expectativa do início do doutorado em Letras. A diretora-adjunta do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Ismara Tasso, apresentou dados do CCH, como tamanho, quantidade de alunos atendidos, e agradeceu aos professores que encamparam a luta pelo doutorado. A diretora de Pesquisa, Valéria Cavalcanti, comentou que os termos do material trazido por Castilho eram os mesmos empregados na Matemática, como linear e não-linear, conjunto. Disse que a Matemática é uma base importante para a sociedade e que não é bem entendida.

O evento registrou 701 inscritos, cerca de 300 trabalhos apresentados, 25 simpósios e 12 minicursos, além das palestras e conferências. Foi promovido pelo Departamento de Letras da UEM. O foco esteve sobre as áreas de Linguística, Literatura, Línguas Estrangeiras e demais temas relacionados.