Notas

O professor Décio Zylbersztajn, da Universidade de São Paulo, proferiu a palestra Agricultura e Sociedade: em busca de relações de equilíbrio, na UEM, na sexta-feira, dia 27. A atividade foi promovida pelos programas de pós-graduação em Economia (PCE) e em Administração (PPA). Antes da palestra os coordenadores dos programas destacaram a importância do professor Zylbersztajn no cenário nacional e internacional. Alexandre Florindo Alves (PCE) disse que o palestrante é destaque como pesquisador e liderança e serve de inspiração para acadêmicos e professores. Citou ainda a relevância de trazer a discussão do tema escolhido. João Marcelo Crubellate (PPA) também destacou a vinda de Zylbersztajn à UEM e a importância da realização de atividades conjuntas entre os dois programas de pós-graduação.

Durante sua fala, Zylbersztajn abordou as crenças e valores influenciando o sistema de produção de base agrícola. Para ele, é necessário que se busque um equilíbrio nas relações dos segmentos produtor, processador, distribuidor e consumidor. Ressaltou que as pesquisas devem tratar dos temas transversais, que devem ter o aspecto da interdisciplinaridade. Citou a importância das instituições no impacto das mudanças, como o Código Florestal em tramitação no Congresso. Abordou também como mudaram as organizações e se estruturaram os novos arranjos institucionais de produção e o sistema de produção integrado, adotado por grandes indústrias. Destacou a necessidade de compartilhamento de conhecimento, que fortalece a necessidade da interdisciplinaridade, da transversalidade das áreas. Finalizou que isto é o desafio para pesquisa em organizações.

Zylbersztajn é bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos, atuando principalmente nos seguintes temas: agribusiness, new institutional economics, custos de transação, cooperativismo e agroindústria.

O vice-prefeito de Cidade Gaúcha, Jeovani Bonadiman Blanco, entregou, na quarta-feira (25), à vice-reitora Neusa Altoé, um documento solicitando a abertura de novos cursos no município. Segundo o ofício, Gaúcha tem interesse de receber dois cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA): Direito e Ciências Contábeis, este último, já para 2012. A reitora se comprometeu a encaminhar o projeto de viabilidade da implantação dos cursos para o CSA.

Nesta quinta-feira (26) teve início as atividades do I EREEP - Encontro Regional de Estudantes de Economia do Paraná, no câmpus-sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O evento, em comemoração aos 50 anos do curso de Economia (DCO) da UEM, teve solenidade de abertura com a presença da pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, professores do departamento, convidados e alunos. A palestra inicial foi sobre Economia paranaense, proferida pelo professor Jaime Trintin, do DCO.

As atividades continuam até às 22h desta sexta-feira (27). Outras informações pelo site www.peteconomiauem.blogspot.com ou pelo telefone (44) 3011-4917.

A responsável pelo projeto Redes de Desenvolvimento Local da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Soraia Melchioretto, esteve na Universidade Estadual de Maringá, nesta sexta-feira (27), pela manhã. Ela estava acompanhada do secretário Especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro. Os dois foram recebidos pelo reitor Julio Santiago Prates Filho.

Soraia veio propor uma contribuição ao projeto Centro de Excelência em Atendimento à Comunidade, que visa criar um espaço para o desenvolvimento de políticas públicas e de projetos de extensão. A iniciativa é do secretário Quinteiro e conta com assessoria da UEM. O projeto vai funcionar no prédio localizado à avenida Itororó, no Bosque II, onde funcionou a Usina do Conhecimento, em Maringá.

A proposta de Soraia Melchioretto é fortalecer a iniciativa com a oferta de bolsas-trabalho oferecidas pelo Sistema FIEP. Ela explicou que as Redes de Desenvolvimento Local congregam pessoas conectadas e que se articulam para elaborar um plano de ação e passam a interagir, cooperar, pensar e atuar coletivamente para melhorar o lugar onde moram. “Elas se constituem um bem público dos que moram e trabalham em cada localidade que resolver articulá-las”, explicou.

O reitor Julio Santiago Prates Filho disse que a contribuição do Sistema FIEP vai contribuir significativamente para o Centro de Excelência. Participaram do encontro, também, a assessora especial de Políticas Públicas e Relações Institucionais da UEM, Celene Tonella, e o prefeito do câmpus, Igor Valques.

Colação – Aproveitando a visita à UEM, o secretário Wilson Quinteiro participou da colação de grau realizada na Sala dos Conselhos Superiores, na manhã desta sexta-feira. O reitor concedeu grau a 18 formandos, de nove cursos da UEM: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Geografia, Zootecnia, Educação Física, Engenharia Mecânica e Pedagogia a Distância.

18 bolsas de sangue e 31 doadores foi o saldo da campanha do Departamento de Zootecnia (DZO), na programação do Dia do Zootecnista, comemorado em 13 de maio. Além da mobilização para doação de sangue, o DZO e entidades estudantis promoveram atividades de caráter técnico-científico entre docentes e discentes. Na programação estavam: a XVII Semana de Zootecnia, que mobilizou 80 participantes, e o IV Simpósio sobre Produção e Utilização de Forragens Conservadas, coordenado pelo professor Cloves Cabreira Jobim, que contou com 200 participantes de vários estados.

No âmbito social, destacam-se a campanha Doo Sangue pela Zootecnia, realizada pelo DZO, PPZ e Empresa Junior de Zootecnia, em parceria com o Hemocentro do Hospital Universitário. Os voluntários aproveitaram para fazer cadastro no Banco de Medula Óssea e integrar a listas de doadores de medula, que pode ajudar pessoas em todo o mundo.

O Programa de Pós Graduação em Direito e o Departamento de Direito Público Universidade Estadual de Maringá (UEM), promovem o I Congresso de Direitos Fundamentais e Cidadania. As atividades serão realizadas de 8 a 10 de junho, no Auditório Dona Guilhermina, ao lado da Cúria Metropolitana, sob a coordenação professora Érika Mendes de Carvalho. As inscrições com apresentação de trabalhos vão até quarta-feira (1º).

A abertura do evento está marcada para as 8 horas e vai contar com a participação do arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti. Em seguida, palestram René Ariel Dotti, sobre Princípios Fundamentais do Direito Penal e Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica: um paradoxo intolerável;  e Luiz Regis Prado, acerca do Principio da Dignidade da Pessoa Humana: uma aproximação conceitual.

Às 19h30, a programação recomeça com as seguintes palestras: O direito à Saúde e seus Fundamentos Constitucionais, a ser ministrada por Vidal Serrano Nunes; Direitos Fundamentais e suas Características Contemporâneas, com Walter Claudius Rothenburg; e Direitos Humanos Fundamentais: do céu dos princípios à conflituosidade da vida cotidiana, com Zulmar Antonio Fachin.

No sábado e domingo (9 e 10), pela manhã, serão realizadas apresentações por acadêmicos da graduação e  pós graduação, divididas em grupos de trabalhos (GTS) temáticos.

À noite, a programação é de palestras. Dia 9, os temas são: O Direito Fundamental da Duração Razoável do Processo, na Perspectiva do Acesso à Justiça: (In)compatibilidade entre a celeridade processual e a segurança jurídica, com Ivan Aparecido Ruiz; Transformações do Processo Civil e Tutela dos Direitos Fundamentais, a ser discutido por José Miguel Medina; e

Direito Ambiental: desafios e perspectivas, que será discutido por Paulo Roberto Pereira de Souza.

Dia 10, às 19h30, Anderson Furlan fala sobre A Face oculta do Direito Fundamental ao Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado; às 20h30, Antonio Carlos Wolkemer discute Humanismo e Pluralismo Jurídico na Perspectiva da América Latina; e Olympio Sotto Maior palestra sobre Cidadania na Perspectiva da Infância e da Juventude.

Quem quiser apresentar trabalho deve se inscrever até a próxima quarta-feira (1º). Os interessados em participar das outras atividades têm prazo até dia 7 de julho. As inscrições devem ser feitas pelo site www.ddp.uem.br.

Guilherme Boselli defendeu, nesta quinta-feira (26), a dissertação Levantamento epidemiológico das condições de saúde bucal no município de Marialva ano de 2010. O trabalho foi desenvolvido para o mestrado em Odontologia Integrada da UEM. Segundo Boselli, a pesquisa durou um ano e contou com a participação do Pró-Saúde Odontologia da UEM e com apoio da Prefeitura Municipal de Marialva.

A proposta tem como foco contribuir com planejamento, implementação e avaliação das ações de saúde bucal desenvolvidas no município. O trabalho contou com a participação efetiva dos trabalhadores da saúde, que se capacitaram para ajudar no levantamento de dados, com o apoio da prefeitura.

O orientador da dissertação, professor André Gasparetto, lembrou que parte dos alunos de Odontologia da Universidade realiza estágios curriculares em Marialva, por isso, é importante conhecer como isso vem se refletindo no município.

O trabalho de Boselli foi avaliado pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unisinos, Marcos Pascoal Pattussi. Ele foi o membro convidado da banca, ao lado da professora do Departamento de Odontologia da UEM, Mitsue Fujimaki Hayacibara.