Notas

A professora Silvia Colello, da Universidade de São Paulo, profere uma palestra sobre educação na Universidade Estadual de Maringá. Intitulada Alfabetização e Letramento, o que Ensinar?, a palestra será no auditório do bloco F-67, neste sábado, dia 28, a partir das 8h30. A promoção é do Plano Nacional de Formação de  Professores da Educação Básica (Parfor), com o apoio da Reitoria e do CCH/DTP/DFE/LAP, por meio de projeto de extensão  Alfabetização e Letramento em Processo de Escolarização. Colello é coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento (Geal) e autora de vários livros, entre eles, Alfabetização em Questão; A Escola que (não) Ensina a Escrever; e organizadora de Textos em Contexto. Outras informações no site: www.dtp.uem.br, no link eventos.

O programa Ponto & Contraponto, da UEM FM 106,9, realiza, nesta sexta-feira (27), às 11 horas, um debate sobre Realidade Sindical nas Instituições de Ensino Superior no Brasil.
O programa é apresentado por Paulino Júnior e participarão da discussão os professores da UEM Washington Luiz Félix Santos, presidente do Sesduem/Andes – Seção Sindical dos Docentes da UEM;  Itamar Flávio da Silveira; e Evandir Codato 

O Campeonato Paranaense de Handebol em Cadeira de Rodas, realizado no último domingo (22), na Universidade Estadual de Maringá, reuniu cinco equipes, entre elas o time Unimed/UEM/Proefa (Programa de Educação Física Adaptada), que ficou com a medalha de bronze na competição.

Excelente resultado para uma equipe que iniciou seus treinamentos em abril deste ano. Ainda mais que nas duas primeiras colocações, ficaram dois times tradicionais, que venceram os dois últimos campeonatos brasileiros.

Os atletas da UEM contam com o apoio do projeto Aprendizagem em Basquetebol sobre Rodas, coordenado pelo professor Marcelo da Silva Villas Boas, do Departamento de Educação Física.

Os demais resultados do campeonato: em primeiro lugar ficou com a equipe Unipar/Cianorte, em segundo a Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/OI, de Toledo, em quarto a da Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão e em quinto o time da Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu.

A Empresa Júnior de Consultoria Adecon, da Universidade Estadual de Maringá, está organizando a terceira edição do evento Top of Mind Maringá. Com o objetivo de garantir a qualidade e credibilidade já reconhecidas do projeto, a equipe iniciou suas atividades em novembro de 2010. O Top of Mind Maringá acontece bienalmente com a proposta de identificar as empresas mais lembradas e mais consumidas pela população da cidade. A finalidade do projeto é evidenciar as empresas responsáveis pelas ações de marketing mais efetivas do período.

Com a pesquisa também são obtidos dados técnicos como o perfil detalhado do mercado consumidor e a efetividade das ações da empresa e de seus concorrentes, auxiliando em um plano de ação futuro dos próprios empresários e dos profissionais de áreas como o marketing. Segundo a Adecon, o projeto beneficia diretamente a população consumidora, incentivando a contínua concorrência entre empresas, e assim, a melhoria dos produtos e serviços ofertados por esta. Outras informações pelo fone (44) 3011-4361 ou 8444-3824, sites www.adecon.uem.br e www.topofmindmaringa.com.br.

Nihonjin, livro vencedor da primeira edição do Prêmio Benvirá de Literatura, promovido pela Editora Saraiva, em 2010, chegou às livrarias e pode ser adquirido pela internet. Escrito pelo professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Oscar Nakasato, narra a história de Hideo Inabata. Segundo a sinopse, Inabata é um japonês orgulhoso de sua nacionalidade, que chega ao Brasil na segunda década do século 20 com o objetivo de enriquecer e cumprir a missão sagrada de levar recursos ao Japão, conforme orientação do imperador. O trabalho no campo, a adaptação ao Brasil, a morte da primeira esposa e os conflitos com os filhos Haruo e Sumie são um teste para a proverbial inflexibilidade do nihonjin (japonês). O narrador, neto do protagonista e filho de Sumie, empresta voz e visão contemporânea à transformação do avô e do seu sonho de voltar rico para casa.

Na segunda-feira, dia 23, em São Paulo, Nakasato, que cursou Letras na UEM e foi professor colaborador na Instituição, recebeu o prêmio em dinheiro e em troféu. Nakasato concorreu com outros 1.932 escritores que apresentaram obras inéditas. Segundo os juízes do concurso, Ana Maria Martins, Nelson de Oliveira e José Luis Goldfarb, "esse romance é, antes de tudo, uma competente reconstrução histórica da imigração japonesa, tema pouco presente em nossa literatura. Sua força literária está não apenas na linguagem direta e sem firulas, nos personagens e nos conflitos marcantes, mas também no poder de comover o leitor. Independente de nossa origem étnica, o romance de Oscar Nakasato emocionou a todos, que se identificaram intensamente com os personagens e os conflitos narrados" .

Foi realizada, entre os dias 18 e 20 deste mês, no anfiteatro da Fadec, a I Jornada de Psicologia Hospitalar do HUM, com a presença de 72 acadêmicos de psicologia da UEM, Cesumar e Uningá. Nos três dias de evento, foram ministradas palestras sobre temas diversos, todos relacionados ao cotidiano hospitalar. A antropóloga Liana Reis dos Santos falou sobre Saúde e Doença; a psicóloga Renata Heller de Moura discorreu sobre Documentos Psicológicos; a psicóloga Ana Maria Benevides Pereira apresentou conceitos sobre Resiliência e Saúde; o médico e psicanalista Esmeraldo Ribeiro da Costa Filho teceu considerações a respeito de Psicanálise, Desenvolvimento e Saúde; a psicóloga Jane Biscaia Hartmann falou sobre Intervenções Psicológicas na Saúde; e a psicóloga Karolina Reis dos Santos sobre Promoção da Saúde.

Projeto seleciona bolsista recém-doutor para atuar no Laboratório de Fisiologia Celular da UFRGS, Porto Alegre, em regime de dedicação exclusiva, com remuneração de R$ 4 mil pelo CNPq, por dois anos. Denominado Glutamina e hsp70 como Marcadores para o Equilíbrio na Secreção de Insulina: desenvolvimento de um sistema de liberação modificada de glutamina dipeptídeo com propriedades anti-hipoglicemiantes imunomoduladoras e sua aplicação em pacientes diabéticos, o projeto é desenvolvido pela Rede Nacional de Pesquisa em Metabolismo nas Obesidades e Diabetes. A rede é composta pelas universidades de São Paulo (USP), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Federal do Paraná (UFPR), Estadual de Maringá (UEM), Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (Santa Rosa/RS).

Os interessados devem se inscrever até 20 de junho por e-mail, dirigido ao professor Paulo Ivo Homem de Bittencourt Jr. (fisiologia.celular@ufrgs.br, assunto: Edital Recém-Doutor, anexando o currículo, carta de encaminhamento e duas cartas de recomendação). A seleção será composta de três partes (todas eliminatórias): habilitação, conferida após a entrega dos documentos e currículo (até 20 de junho); prova de conhecimentos técnicos (30 de junho); e entrevista seguida de um seminário para o grupo com defesa de sua produção científica e intelectual (1º de julho). As entrevistas e o seminário serão realizados no Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fone (51) 3308-3151 ou fax (51) 3308-4555. O edital pode ser acessado no site http://chasqueweb.ufrgs.br/~pauloivo/arqs/noticias/Edital%20para%20preenchimento%20de%20vaga%20-%20Bolsa%20CNPq%20DTI-A.pdf.