Notas

A Pró-Reitoria de Administração (PAD) solicita que o Inventário Físico de Bens Patrimoniais de todas as Unidades e Subunidade da UEM seja finalizado, impreterivelmente, até o dia 3 de junho, contendo todas as inclusões e/ou exclusões de bens ocorridas até o dia 30 de abril deste ano, sejam elas por doação, aquisição, transferência ou baixa por inservibilidade.

Após a finalização do inventário, deverão ser impressos os relatórios, que servirão para controle e custódia do responsável, em que constará o Termo de Responsabilidade, referente aos Bens relacionados localizados, Bens relacionados não localizados, Bens não relacionados e localizados e Bens não identificados, para que se possa certificar e, posteriormente, servir para orientação da Reitoria, Auditoria e/ou Tribunal de Contas, bem como, para o Controle Interno do Estado do Paraná e demais órgãos competentes.

Solicitamos, igualmente, que seja enviada uma segunda via dos relatórios por meio de CI à PAD, até o dia 06 de junho.

Em casos de dúvidas e esclarecimentos, entrar em contato com Regina (auditora Interna), no ramal 5261 ou Geraldo e Paulo (PAT), nos ramais 4229 e 1341.

Agricultura Moderna: limites entre o papel do estado e das empresas é tema de palestra na UEM. O tema será abordado pelo professor Decio Zylbersztajn, da Universidade de São Paulo, no dia 27, a partir das 10 horas, no bloco C-34, sala 13, no auditório. A atividade é voltada para alunos e professores da graduação e pós-graduação dos cursos de Administração e Economia. Os órgãos promotores do evento são o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PCE) da UEM. Inscrições até dia 26. Outras informações no PPA, fone 3011-4976, no PCE, 3011-4987, ou com o professor José Paulo de Souza, fone 3011-5976.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PBC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), convida para a palestra “A levedura Saccharomyces cerevisiae como veículo vacinal contra a paracoccidioidomicose”, ministrada pelo professor Paulo Sérgio Rodrigues Coelho.

O palestrante é do Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), e a promoção é da área de concentração Biologia Celular e Molecular do PBC.

O encontro acontece nesta quinta-feira (19), a partir das 14h, no Anfiteatro do Bloco F-67 (Matemática), no câmpus sede. A entrada é gratuita.

A UEM recebeu, no último dia 15, Sensei Tasuke Watanabe – faixa preta 8º Dan, Técnico da Seleção Brasileira de Karatê-Dô Tradicional. Ele veio a Maringá para ministrar curso teórico/prático de Karatê Tradicional.

Watanabe, que é uma lenda viva do Karatê Tradicional, impressionou os participantes do curso com seu currículo: Campeão Mundial de Karatê em 1972, como atleta, vencendo o primeiro campeonato mundial de karatê organizado pela WUKO (World Union of Karate-do Organizations) e Campeão Mundial 18 vezes, como técnico, conquistando o último título no 15º Mundial de Karatê Tradicional organizado pela ITKF (International Traditional Karate Federation) onde seus atletas conquistaram o título de Campeões de Kumite (combate) por equipe, em novembro de 2010, na cidade de Curitiba.

Alunos de todas as graduações, de faixa branca à preta, prestigiaram o curso. Watanabe destacou que os ensinamentos do Karatê Tradicional vão muito além da arte marcial, devem ter o objetivo de preparar as pessoas para a vida, ensinando práticas e valores como companheirismo, educação, saúde, disciplina, respeito e autocontrole. Desta maneira, devem contribuir para a formação do caráter dos praticantes.

Além de Maringá, Sensei Watanabe passou por mais cinco cidades do Estado (Curitiba, Guarapuava, Campo Mourão, Umuarama e Apucarana), num tour de cursos e palestras, demonstrando sua preocupação com a formação dos professores que trabalham com o Karatê Tradicional.

Mais informações sobre o Projeto de Karatê da UEM podem ser obtidas na Secretaria da CDR, bloco M06 sala 20 ou pelo fone 3011-4314.

A perda de conexão da Internet na UEM, ocorrida no período de 14 a 16 deste mês, foi devido a falha no equipamento "conversor de mídia", de responsabilidade da operadora Copel, empresa responsável pelo link de Internet da UEM. No dia 15, foi detectado que o problema não estava nos equipamentos de responsabilidade da Universidade e às 15 horas, procedeu-se a abertura de chamado no plantão da Celepar, sob nº 28.05.15, relatando o problema para que fosse sanado.

O Edital Conjunto nº 001/2011-PPG/PEC/PEN, referente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Extensão nas Ações Afirmativas e Inclusão Social (Pibic-AF-IS), já está disponível no endereço www.sgp.uem.br.

A adesão dos alunos COTISTAS e dos docentes, mestres ou doutores  ao Programa deverá ser realizadas exclusivamente por meio do site, até o dia 31 deste mês, não sendo necessário enviar à PPG ou PEC, neste momento,  qualquer documento impresso.

Nos sites www.sgp.uem.br ou www.ppg.uem.br está disponível o modelo do Plano de Trabalho das atividades de pesquisa ou extensão que os alunos irão desenvolver. Esse Plano de Trabalho somente será anexado ao processo pelos orientadores contemplados com bolsistas, no período de 18 a 22 de julho.

O resultado da seleção está previsto para ser divulgado a partir de 4 de julho. Outros esclarecimentos podem ser obtidos por meio dos ramais 4102 ou 5084, na PPG/PES, ou 3797, na PEC/DEX.

O Campeonato Paranaense de Handebol em Cadeira de Rodas será realizado neste domingo, dia 22, a partir das 9h30, na Universidade Estadual de Maringá, no Ginásio M-7. Participam da competição 5 equipes: UEM/Proefa (Programa de Educação Física Adaptada), de Maringá, Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/OI, de Toledo, Unipar/Cianorte, de Cianorte, Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão e Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu. A equipe UEM/Proefa iniciou seus treinamentos em abril e conta com o apoio do projeto Aprendizagem em Basquetebol sobre Rodas, do professor Marcelo Villas Boas. A entrada é franca.