Notas

A Prefeitura do Campus informa que dia 21 (sábado), das 8h às 11h30 haverá interrupção no fornecimento de energia elétrica nos blocos: 03, 04, 07, 08, 35 (PPG), 103 (Cantina), 118, 119. Das 8 às 15 horas, os blocos atingidos serão: 06, 36 (Fadec), 39, QE-3 (Ceaf), Q-4 (Farmácia).

Dois ex-alunos da UEM estão atuando em um caso polêmico: o novo julgamento de Beatriz Abagge, acusada de ter matado, em 1992, com a cumplicidade de sua mãe Celina, o menino Evandro Ramos Caetano, de 6 anos. Adel El Tasse, o advogado de defesa, cursou o mestrado em Direito na UEM em 2000/2003, tendo como orientador o professor Luiz Regis Prado, e Alecsandro de Andrade Cavalcante, o perito assistente técnico, formou-se em Medicina na UEM em 2005. Ambos entraram no caso no início deste mês. Em 1998, Beatriz e Celina Abagge foram a júri popular e foram absolvidas. Segundo Cavalcante, os jurados entenderam que o cadáver apresentado como de Evandro não era dele. O Ministério Público entrou com recurso solicitando novo julgamento e o Supremo Tribunal Federal deferiu neste momento. Como Celina Abagge já tem mais de 70 anos, somente Beatriz enfrentará o júri no dia 27 deste mês, em Curitiba.

Na época, houve uma comoção não só em Guaratuba, onde moravam a criança e os acusados. Beatriz e Celina ficaram conhecidas como bruxas de Guaratuba, numa alusão ao envolvimento de ambas com rituais satânicos onde teriam sacrificado o menino. Cavalcante é perito judicial do Tribunal de Justiça do Paraná e de Minas Gerais e, neste caso, atua como perito assistente técnico, que é perito contratado pela parte interessada. Com base nos autos, está elaborando um parecer técnico para subsidiar a defesa.  A expectativa da defesa é que Beatriz Abagge seja novamente absolvida.

Representantes do segmento cultural de Maringá apresentaram propostas para o anteprojeto de lei do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) durante a audiência pública com a Secretaria de Estado da Cultura, no dia 14, no Teatro Reviver. Como o anteprojeto não contempla a possibilidade de as universidades concorrerem aos editais de financiamento de projetos culturais, a UEM sugeriu que houvesse uma alteração nesse sentido.

Outra preocupação do segmento cultural é que os editais contemplem projetos do interior do Estado e não privilegiem apenas os da capital.

A primeira temporada do Projeto MusiCâmpus começa no dia 31 deste mês. Os recitais ocorrerão quinzenalmente em diferentes anfiteatros no câmpus sede sempre a partir das 21 horas. O acadêmico Belquior Marques apresentará o repertório violonístico, desenvolvido no curso, nas seguintes datas e locais: 31 deste mês, no anfiteatro do bloco H-90; 14 de junho, bloco 8; e 24 de junho, Oficina de Teatro. Outras informações no site www.dmu.uem.br.

Alunos da Universidade Estadual de Maringá pretendem criar a Associação de Pós-Graduandos. A assembleia para sua fundação será nesta terça-feira, dia 17, às 16 horas, na Fadec. O objetivo é instituir uma entidade representativa dos estudantes de pós-graduação que lute pelos seus direitos, garanta o direito de voz e voto nos conselhos deliberativos, entre outros. O público-alvo são os 4.653 alunos de especialização, 2.506 de mestrado e 886 de doutorado.

O diretor de Tecnologias de Informação e Comunicação da Associação Nacional de Pós-Graduandos, Thiago Oliveira Custódio, fará uma palestra antes sobre a ANPG: conquistas e desafios. Outras informações com Maycon Seleghim, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEM, pelo fone 8801-9447.

A Aiesec, organização global formada por jovens universitários e recém-graduados que visa o desenvolvimento do potencial de liderança, promove o intercâmbio social EduAction em parceria com a Gerdau. Lançado no Brasil em 2009, o programa permite que estudantes de diferentes países venham ao Brasil dar aulas em escolas públicas. O objetivo do projeto é que os voluntários complementem o estudo das crianças brasileiras com workshops na área de cidadania, inovação e diversidade.

Para 2011, a projeção é trazer 60 estrangeiros para abordar assuntos de interesse social e cultural. Os temas abordados em salas de aula são: diversidade cultural, globalização, empreendedorismo, sustentabilidade, meio ambiente, motivação pessoal, e responsabilidade social e corporativa. Atualmente o programa está com vagas abertas em Fortaleza, São José dos Campos, Porto Alegre, Recife, Sorocaba, São Paulo, Belo Horizonte, Maringá e Salvador.

A partir do segundo semestre de 2011, os brasileiros poderão participar também do projeto, depois que for ampliado para outros países da América Latina e Europa. Os primeiros a receber este programa serão Chile, Colômbia, Uruguai, Peru, México e Espanha. Todos apoiados pela Gerdau. A meta da empresa é que o projeto cause um impacto positivo em todos os lugares onde está presente. Mais informações no site www.aiesec.org.