Notas

O Programa de Preparação para Aposentadoria da UEM é um projeto de extensão da PRH/DCT que pretende criar um ambiente agradável aos pré-aposentados e pós-aposentado dentro da Instituição. O objetivo é trabalhar o desligamento dos servidores oferecendo o acolhimento necessário para essa fase e desenvolver suas potencialidades por meio de atividades voluntárias. Segundo a coordenadora, Clisalva Gomes da Silva, a população-alvo são os mais de 300 servidores que estão próximos da aposentadoria, os que já têm direito à isenção previdenciária. Eles passarão por uma entrevista em breve. O projeto contará com a colaboração de integrantes da Psique Consultoria em Psicologia – Empresa Júnior. Os agendamentos podem ser feitos pelos e-mails debora.psiqueej@gmail.com, jaqueline.psiqueej@gmail.com, mariana.psiqueej@gmail.com, mayara.psiqueej@gmail.com e natália.psiqueej@gmail.com. Outras informações com Clisalva Gomes da Silva, no Bloco 104, sala 2, fone 3011-4264 ou e-mail cgsilva@uem.br.

A Fundação Bill & Melinda Gates está com inscrições abertas para o programa Grand Challenges Explorations (GCE), aberto a pesquisadores de todo o mundo que queiram desenvolver projetos para melhorar a qualidade de vida nos países em desenvolvimento. Cada proposta selecionada receberá US$ 100 mil. O prazo para o envio dos projetos é 19 de maio.

As linhas de pesquisa incluídas nesta seleção são “A erradicação da pólio”, “Nova geração de tecnologias de saneamento”, “Novas abordagens para curar a infecção pelo HIV”, “Soluções de baixo custo para uso do telefone celular para as condições de saúde global” e “Novas tecnologias para melhorar a saúde das mães e recém-nascidos”.

Mais informações: www.grandchallenges.org.

O Maringá Open de HCR – Handebol em cadeira de rodas será realizado neste sábado (14), na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O objetivo é divulgar e despertar o interesse de pessoas com deficiência para a prática do esporte adaptado. A inscrição para o evento é individual e todos os participantes devem estar presentes no Ginásio da UEM, pontualmente às 13h30, para a divisão das equipes. Os jogos iniciam às 14h e terminam às 18h.

O evento é organizado pelo - Programa de Educação Física Adaptada (Profea), do Curso de Educação Física da UEM. Podem participar pessoas com deficiência física de qualquer natureza, que terão à disposição cadeiras de rodas, caso não possuam.

Arbitragem – E a Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas (ABRHACAR) está promovendo, também neste sábado (14), das 8h às 18h, o curso de Formação de árbitros em HCR, destinado a professores e acadêmicos de Educação Física. As aulas teóricas serão realizadas no Auditório da Associação dos Docentes da UEM e a prática será realizada durante o Maringá Open de HCR.

Informações e inscrições no endereço www.hcrbrasil.com.br ou pelo e-mail abrhacar@gmail.com. Dúvidas também poderão ser sanadas com o professor Décio Roberto Calegari pelos celulares (44) 9973-1234 e 9143-1797.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com inscrições abertas para a participação em três editais. O primeiro é o Edital DRI/CAPES nº 012/2011. Trata-se do Programa Capes/STIC-AmSud, de Cooperação em Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação França-América do Sul. O foco é promover e fortalecer a colaboração e a criação de redes de pesquisa-desenvolvimento no âmbito das Ciências e Tecnologias. É uma iniciativa da cooperação francesa com contrapartes da Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai.

O outro edital é DRI/Capes nº 011/2011, que trata do Programa Capes/MATH-AmSud. A iniciativa tem como foco fortalecer a colaboração e a criação de redes de pesquisa-desenvolvimento no âmbito da Matemática, também com recursos franceses e contrapartes da Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai. Os dois projetos acima têm prazo de inscrição de propostas até 22 de junho.

Já o Programa de Consórcios em Educação Superior entre Brasil e Estados Unidos (Capes/Fipse) está com o Edital nº 010/2011 aberto. O programa consiste de parcerias universitárias em todas as áreas do conhecimento para auxiliar a inserção dos cursos de graduação das instituições de ensino superior brasileiras no cenário internacional, mediante a modernização curricular, o reconhecimento mútuo de créditos, o intercâmbio de docentes/pesquisadores e a mobilidade acadêmica na modalidade de graduação-sanduíche. O prazo para a submissão de propostas é até 31 deste mês.

Os editais completos estão na página http://www.capes.gov.br.

A Diretoria de Extensão (DEX) informa que as inscrições de trabalhos para o 5° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), já estão abertas. O evento será realizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e vem sendo organizado pela UFRGS, PUC/RS, UFCS/PA e Uniritter. O tema é As Fronteiras da Extensão. Mais informações no endereço http://www6.ufrgs.br/5cbeu/.

O professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Marcus Vinicius Fonseca, ministra, no final deste mês, o minicurso Escravidão e Educação: trajetória de uma pesquisa.

Entre os dias 30 e 31, Fonseca vai discutir os temas: A Educação dos Negros: uma nova face do processo de abolição da escravatura no Brasil; e População Negra e Educação: perfil racial das escolas mineiras no século XIX.

A coordenação é da professora Marcília Rosa Periotto, do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). As inscrições devem ser feitas no endereço www.dfe.uem.br. A taxa é de R$ 15,00.

Outras informações pelos telefones (44) 3011-4839 ou 3011-4853.