Notas

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) participou da Inovatec Paraná, uma feira de negócios que reuniu, na primeira semana de maio, em Curitiba, as principais universidades e centros de pesquisa do Brasil. As instituições puderam expor as produções científicas e novas tecnologias para empresas interessadas em novos processos, produtos e serviços.

Durante o evento foram realizadas rodadas de negócios e os centros de pesquisa puderam estabelecer contato com possíveis compradores para seus produtos.

O professor do Departamento de Economia da UEM, Marcelo Farid Pereira, apresentou as patentes e laboratórios da Universidade e empresas da Incubadora Tecnológica de Maringá. Segundo o professor, os encontros foram produtivos. Porém, há dificuldades para a realização dos negócios, como a falta de uma lei específica que fomente o intercâmbio entre instituição de pesquisa e empresa.

“A cultura de produção científica com foco na comunidade interna que ainda existe nessas instituições também se mostra um empecilho para maior produção e negociação de novas tecnologias”, destaca Pereira.

Um case de sucesso dentre as pesquisas da UEM é de um clareador dentário desenvolvido na Universidade e vendido nacionalmente.

A Diretoria de Extensão da UEM informa que o período para inscrição dos trabalhos para o 29º Seurs (Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – 2011) será de 25 deste mês a 10 de junho. Os trabalhos deverão ser entregues na Diretoria de Extensão em CD (formato doc.) e uma cópia impressa. O 29º Seurs será realizado pela Unioeste, em Foz do Iguaçu, de 22 a 24 de agosto.

A Universidade Estadual de Maringá promove o III Simpósio sobre Ensino de Filosofia, de 31 deste mês a 3 de junho, no Anfiteatro Ney Marques. Na parte da manhã, serão debatidos os Pibid/Filosofia e PIC. A partir das 14 horas, serão realizadas as conferências sobre os seguintes temas: Peripathetikos: extensão e ensino de filosofia; Filosofia e Ensino; A Filosofia em Sala de Aula: a distinção de Kant entre filosofia e filosofar; e Historiografia e Ensino de Filosofia: a Academia de Atenas de Rafael. Esta última será proferida pelo professor Gregório Piaia, da Universidade de Padova, Itália.

As inscrições devem ser feitas no site www.dfl.uem.br, a R$ 20. Outras informações também pelo fone 3011-8925 ou e-mail sec-dfl@uem.br.

A Psique Consultoria e Projetos em Psicologia da UEM realiza, no dia 11 de junho, um coquetel para apresentar a empresa júnior, que oferece serviços na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com qualidade, preços acessíveis e de forma personalizada a cada cliente. Seus integrantes destacam que o trabalho apresenta um diferencial e permite aos alunos membros uma experiência prática do mercado de trabalho.

O coquetel será realizado a partir das 19h45, no salão de festas Della Rè, em Maringá. Outras informações pelo e-mail aline_antonechen@hotmail.com.

Foi debatida, durante o 8º Congresso Catarinense e Paranaense de Educação Médica, em Maringá, uma proposta de avaliação formativa para os cursos de medicina, como uma alternativa ao exame de egresso, como o Exame da OAB para os bacharéis em Direito, para avaliar a formação dos futuros médicos em todos os anos do curso. Em outubro será aplicado um Teste de Progresso em 8 das 18 instituições da regional (inclusive em Maringá), sendo a mesma prova para os estudantes de todas as séries, visando avaliar o ensino médico oferecido e permitindo ao acadêmico sanar possíveis deficiências ao longo do curso.

O evento foi recebido pelo curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sob a coordenação do professor Roberto Esteves, e ocorreu nos últimos dias 6 e 7. O encontro regional acontece a cada dois anos e reúne as escolas médicas de Paraná e Santa Catarina, servindo como fórum para debate do desenvolvimento da educação médica e melhorias de ensino, pesquisa e estrutura das instituições de ensino.

No 8º Congresso, a temática foi a formação de recursos humanos para atenção primária em saúde. Durante o encontro ocorreram três oficinas: Educação Médica para a Comunidade; Integração de Ensino e Serviço de Saúde; e Formação de Preceptores para Atenção Primária à Saúde. A partir das discussões suscitadas, estão sendo redigidos três documentos a serem encaminhados até o final deste mês para a Associação Brasileira de Educação Médica.

Saiu a lista de filmes selecionados para participarem da Mostra Competitiva do 8º Festival de Cinema de Maringá. Dos 293 filmes inscritos, foram escolhidos 63, que serão exibidos de 20 a 27 deste mês. Dos selecionados, seis são longas metragens de ficção, sete longas documentários, 29 curtas metragens ficção, 12 curtas documentários, oito curtas animação e um curta experimental. Dois filmes são de produtores maringaenses.

No ano passado, aproximadamente 15 mil pessoas participaram das atividades do festival. Neste ano, a expectativa é aumentar esse número. Os locais de exibição de filmes foram ampliados. Além da tenda principal no câmpus da Universidade Estadual de Maringá, outras duas serão montadas. Uma no Jardim Alvorada e outra no Jardim Santo Antonio. Também haverá exibição dos filmes no cinema do Shopping Catuaí.

Este ano dois filmes curtas metragens serão produzidos durante a realização do festival. Essa atividade faz parte das oficinas de cinema que estão programadas para acontecer entre os dias 19 e 24. Para as oficinas, as inscrições podem ser feitas pelo site www.festcinemaringa.com.br.

O Festival tem como tema Cinema e Educação, conta com o patrocínio da Viapar, apoios culturais Rádio UEM, apoios institucionais da UEM, entre outras entidades. A lista dos selecionados pode ser vista no site oficial do evento.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Mauro Ravagnani, que atualmente é o coordenador do Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Sul, participou, nos dias 4 e 5 de maio, de uma reunião na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para tratar dos avanços estimados e esperados para a pós-graduação brasileira nos próximos anos. 

Dentre os assuntos abordados, Ravagnani destaca as novas cotas de bolsas do Programa de Demanda Social para o ano de 2011, atribuídas aos programas de pós-graduação stricto sensu das IES.  As discussões a respeito da distribuição das cotas foram realizadas por Instituição e a UEM, no geral, alcançou bons resultados: obteve um incremento de 25% no número de bolsas de doutorado, passando de 156 bolsas em 2010 para 195 bolsas em 2011; e de aproximadamente 16% no número de bolsas de mestrado, passando de 366, em 2010, para 426 bolsas em 2011. Já a cota de bolsas concedida pela PPG será mantida no ano de 2011, sendo 4 bolsas de doutorado e 22 de mestrado.