Notas

A SER, Sociedade Eticamente Responsável de Maringá, vai premiar os ganhadores do 3º Concurso de Monografias Aplicadas à Cidadania Fiscal. Concorrem alunos da rede pública ou particular de ensino superior de Maringá e região metropolitana. A cerimônia será realizada quinta-feira (12), às 19 horas, no auditório da Fadec, Bloco 36, do câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Serão premiados os três melhores trabalhos em três categorias: Graduação, Pós-graduação Latu Sensu (especialização) e Strictu Sensu (mestrado e doutorado). Os primeiros colocados receberão um notebook e os orientadores desses trabalhos receberão um DVD. Os segundos e terceiros colocados receberão um DVD para o participante e um DVD para o orientador.

O concurso de Monografias da SER tem por finalidade estimular estudos voltados à cidadania fiscal, como forma de promover  a participação do cidadão acadêmico no controle dos gastos públicos, no combate à corrupção, na efetiva aplicação dos tributos e na identificação das iniciativas bem-sucedidas. Os organizadores têm como foco, também, colher propostas de políticas e ações que possam ser adotadas por governos e sociedade em qualquer entidade pública.

 

APM – 6/5/11

Na próxima terça-feira (10), na sala 5, do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), estarão reunidas as entidades de apoio a deficiência, que desenvolvem projetos em esportes adaptados e esportes paraolímpicos. O intuito é criar a Associação Metropolitana de Desporto para Deficientes.

A iniciativa foi gestada no âmbito do Profea - Programa de Educação Física Adaptada, criado pela professora Sonia Toyoshima, e que passou a ser coordenado, em 2011, pelo professor Decio Roberto Calegari. "Estamos desenvolvendo uma série de ações com o intuito de tornar a UEM uma referência no desenvolvimento do paradesporto e do esporte paraolímpico regional e nacional. Para isso, passamos a dar apoio e suporte técnico e científico para o treinamento de várias modalidades - atletismo, natação, goalball, bocha paraolímpica, basquete e handebol em cadeira de rodas – , e isso tem permitido contato com todas as associações que desenvolvem esporte para deficiente na região de Maringá", informa Calegari.

Ainda segundo o professor, a UEM está fazendo um trabalho em conjunto com o professor Marcelo da Silva Villas Boas nos projetos de basquete e o handebol em cadeira de rodas, que já está produzindo resultados operacionais e científicos. “Acredito que isso tenha sido um sinal de que o trabalho em equipe é mais eficiente do que cada um fazendo o seu", acrescenta o coordenador.

Já confirmaram presença a - Associação Maringaense de Deficientes Físicos (AMDF), ASACEC de Sarandi e ASSAMA de Maringá, além do PROEFA da UEM, que é responsável pela organização do encontro. Cabe ressaltar que o convite para a reunião é aberto a todos que tiverem interesse de se envolver. Também estão sendo convidados os professores de Educação Física Adaptada do Cesumar, da Uningá e da UniFAmma para que a ação possa ser compartilhada entre as Instituições de Ensino Superior Particulares de Maringá e região.

“A idéia da União das Entidades que desenvolvem paradesporto é criar uma sinergia, organizando eventos regionais e articulando a participação conjunta em eventos nacionais. Além disso, o trabalho conjunto vai melhorar as condições de infraestrutura para treinamentos, ampliar as condições de captação de recursos e desenvolver um corpo técnico de alta qualificação”, completa o professor Decio, que pode ser contatado pelo email drcalegari@uem.br ou pelo telefone 3011-4315.

A Universidade Estadual de Maringá recebe, de 21 a 29 deste mês, as professoras Adriana Upegui Velásquez e Ana Maria Bolívar Noreña, da Faculdade de Artes da Universidade de Antioquia, de Medellín, Colômbia. Durante esse período, as visitantes mantêm contato com professores da UEM, participam de eventos e proferem palestras.

No dia 22, pela manhã, fazem um passeio pela cidade; à tarde e à noite, assistem às atividades do Festival Maio no Palco, promovido pela UEM. No dia 23, às 10 horas, têm um encontro com o reitor Júlio Santiago Prates Filho; às 14 horas, com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Mauro Ravagnani; ainda à tarde, dão entrevista para a TV UEM; às 20 horas, na Oficina de Teatro, Velásquez profere a palestra A Formação do Ator nos Programas de Teatro da Faculdade de Artes da Universidade de Antioquia; logo após, assistem à apresentação do espetáculo Medidas contra a Violência.

No dia 24, estão programados encontros com professores do Departamento de Música; com o pró-reitor de Extensão e Cultura, José Gilberto Catunda Sales; com professores da área de Educação. À noite, as visitantes assistem à apresentação dos grupos de Dança TAP e Oficina de Jazz. No dia 25, encontros com professores da Escola de Música; com a pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi; com professores de Artes Cênicas, Artes Visuais, Música e Curso Técnico em Música. À noite, assistem à apresentação do Fogança.

No dia 25, Velásquez deve proferir uma palestra no Conali (Congresso Nacional de Linguagens em Interação). À tarde, está previsto um encontro de Velásquez e Noreña com professores de Artes Visuais. Nos dias 27 e 28, as visitantes participam do XIV Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical, promovido pela UEM e pela Abem. No dia 27, à noite, assistem à estreia do espetáculo A Visita da Velha Senhora, pelo TUM, na Oficina de Teatro; e no dia 28, à noite, assistem à apresentação do espetáculo da Trupe do Trapo, no Teatro Barracão. No dia 29, retornam à Bolívia.

O 1º Encontro para Análises e Debate sobre a Estrutura e Funcionamento do Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá (CAP/UEM) ocorre na terça-feira (10), das 8h às 17h30, no anfiteatro do Colégio.

O evento busca soluções para problemas do Colégio como contratação e fixação de professores, autorização do funcionamento dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de debater o CAP dentro da instituição UEM.

O CAP/UEM é uma escola implantada dentro do câmpus sede da Universidade e mantida pelo Governo do Paraná. Foi criada em 1974 com finalidade de servir como laboratório de investigação, testagem e experimentação de técnicas e inovação pedagógicas; prestar serviços à comunidade; e servir como campo de estágios preferencialmente para os cursos de licenciatura da UEM.

Outras informações pelo telefone (44) 3011-4245.

A RMV Brazil e a Inmarket Comunicação promovem o Workshop de Bateria na Oficina de Teatro da Universidade Estadual de Maringá, no dia 12, a partir das 19h30. A entrada é um quilo de alimento não-perecível. Os trabalhos estarão a cargo de Maurício Leite, com participação de Marcelo Arado. Outras informações do evento, que conta com apoio da UEM, pelos fones (44) 3041-6812 e 9963-7662.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá oferece o Curso de Inverno em Biologia Celular e Molecular de 4 a 8 de julho. Os interessados devem ter cursado as disciplinas de Biologia Celular, Bioquímica, Genética ou com conteúdos equivalentes. As inscrições devem ser feitas até 31 deste mês pelo site www.pbc.uem.br/cursodeinverno. Na programação, estão as palestras O Genoma da Herbaspirilum seropedicae; Imunidade e Vacinas; e Adesão Celular e Progressão Tumoral: vias de sinalização envolvidas; e palestras técnicas Aplicações do Sequenciamento 454 Life Sciences (Roche) em Sequenciamento de Genomas, Metagenomas e Amplicons; e PCR em Tempo Real.

Os onze minicursos são: Variabilidade Genômica; Expressão Heteróloga de Proteínas de Eucariotos e Análise Estrutural in silico; Desafios da Bioenergia: ‘desconstruindo’ a parede celular; Método Cromatográfico para Diferenciar Soja Convencional de Soja Transgênica; Alelopatia: parâmetros fisiológicos e bioquímicos; Modelos Animais Experimentais de Obesidade; O Envolvimento do Sistema Nervoso Autonômico no Desenvolvimento da Obesidade; Ensaio de Atividade Biológica de Produtos Naturais e Sintéticos em Trypanosoma cruzi; Técnicas para Estudo de Estresse Oxidativo e Alterações Metabólicas Provocadas por Etanol e Outras Drogas; Técnicas de Biologia Celular e Molecular para Estudos de Controle Químico e Biológico em Insetos Pragas; e Métodos Experimentais para o Estudo da Resposta Inflamatória.

Os alunos do curso de Educação Física do Câmpus Regional do Vale do Ivaí, Câmpus da UEM em Ivaiporã, que cursam a disciplina de primeiros socorros, ministrada pela professora Ráy Beserra, tiveram a oportunidade de colocar em prática alguns dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. O Corpo de Bombeiros de Ivaiporã abriu, recentemente, espaço para que os estudantes pudessem vivenciar a rotina e os procedimentos de profissionais que prestam os primeiros socorros à sociedade.