Notas

As universidades estaduais de Londrina (UEL) e de Maringá (UEM) comemoram o Ano Internacional da Química debatendo as Contribuições da Química para o Uso de Nanopartículas na Sociedade Moderna, de 9 a 12 deste mês. As atividades serão desenvolvidas no Teatro Ouro Verde, na UEL e nos colégios José Aloísio Aragão, Marcelino Champagnat, Maria do Rosário Castaldi, todos em Londrina. A solenidade de abertura será às 20 horas, no Teatro Ouro Verde. Logo após, o pesquisador Yves Petroff, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, profere a palestra The Uses of Hard and Soft X-Rays Sources in Chemistry.

Além de palestras e cursos, estão previstos Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia com os Show da Física e Show da Química; Atividades do Planetário; conversa com cientista. As inscrições podem ser feitas pelo site www.uel.br/eventos/anointernacionaldaquimica/programacao.html. A promoção é do Departamento de Química da UEL e do Departamento de Agronomia da UEM.

A Universidade Estadual de Maringá promove o minicurso Escravidão e Educação – trajetória de uma pesquisa, nos dias 30 e 31 deste mês. As atividades serão desenvolvidas pelo professor Marcus Vinícius Fonseca, da Universidade Federal de Ouro Preto, no anfiteatro do Bloco I-12. Serão enfocadas a Educação dos Negros: uma nova face do processo de abolição da escravidão no Brasil e População Negra e Educação: perfil racial das escolas mineiras no século XIX. As inscrições, a R$ 15, devem ser feitas no site www.dfe.uem.br. Outras informações no Departamento de Fundamentos da Educação, fone 3011-4839, ou no Programa de Pós-Graduação em Educação, fone 3011-4853, ou ainda pelo e-mail mrperiotto@uem.br.

A Questão Social em Tela é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que utiliza filmes como ferramenta didático-pedagógica em análises sociais e da condição humana.

Desenvolvido no Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV), em Ivaiporã, é coordenado pelo professor João dos Santos Filho, com orientação da professora Elizete Conceição Silva. Está em andamento desde 2010 e conta com a participação de acadêmicos do curso de Serviço Social.

A primeira atividade externa promovida pelo grupo acontece no próximo sábado (7), a partir das 14 horas, nas dependências do CRV, com a exibição do filme “O corte”, de Costa Gravas, seguido de debate.

As inscrições podem ser feitas antecipadamente ou no local onde acontece o evento. Lembrando que haverá expedição de certificado equivalente a 4 horas/ aula. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (43) 3472-2139.

A Gênesis Agroscience, empresa da Incubadora Tecnológica da UEM, está promovendo a 12ª turma do Curso Prático de Oratória, ministrado pelo professor Henrique Lacerda Nieddermeyer, no próximo dia 29, das 8h às 18h, no Auditório da Incubadora Tecnológica, no Bloco 14.
O curso abordará como perder o medo de falar em público, desinibição, eliminação de vícios de linguagem e como realizar apresentações claras e objetivas.
O evento é aberto à comunidade interna e externa da UEM. O convite custa R$ 100,00. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (44) 3029-9161, ramal 226, e 9969-1562, com Henrique.
 

Questão Social, Ética e Transdisciplinaridade é o tema da I Semana do Serviço Social, que acontece nos próximos dias 18, 19 e 20. A promoção é do curso de Serviço Social, da Universidade Estadual de Maringá – Campus Regional do Vale do Ivaí (CRV). As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Informações e inscrições podem ser feitas entre os dias 9 e 17 na secretaria do câmpus (Praça Independência, 385, Colégio Barão Cerro Azul). O telefone para informações é o (43) 3472-2139. Haverá expedição de certificados equivalente a 12 horas/aula.

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) recebe, até dia 31 de julho, pedidos de bolsas de estudos dentro do programa Public Policy and Good Governance (PPGG).
O programa oferece bolsas para cursos de pós-graduação na Alemanha, com titulação master, que visam capacitar alunos a formular e gerir políticas públicas e de boa governança. Os títulos master obtidos na conclusão de cursos com dois anos de duração, focados em pesquisa e concluídos através de dissertação, podem ser reconhecidos no Brasil como mestrado.
Nove renomadas instituições alemãs participam do programa, destinado a jovens profissionais graduados em ciências sociais e políticas, economia, direito, administração pública e áreas afins. Entre as instituições, estão a Hertie School of Governance, em Berlim; a Escola de Políticas Públicas Willy Brandt, da Universidade de Erfurt; e a Universidade de Ciências Aplicadas de Osnabrück.
O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com orçamento superior a 300 milhões de euros e mais de 57 mil fomentados (alemães e estrangeiros) anualmente. Em estudo divulgado em março de 2011 pelo British Council, as universidades alemãs foram consideradas as mais internacionalizadas do mundo.
Informações adicionais e o roteiro completo sobre como inscrever-se, assim como a lista de cursos e suas instituições, pode ser acessado no site http://rio.daad.de/shared/pos_graduacao.htm ou pelo telefone (11) 3083-3345.

Os alunos do curso de Música vão realizar uma Roda de Choro, no Departamento de Música (DMU). Os encontros ocorrerão todas as sextas-feiras, a partir das 19h30, na sala 10, do Bloco 8 (em frente à Cantina Central), na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A roda é aberta a todos os interessados no ritmo, das comunidades interna e externa da Universidade, seja para tocar instrumentos ou apenas apreciar a música.

Outras informações pelos telefones (44) 3011-4092.