Notas

O I Festival de Música da UEM-FM/Arpub seleciona músicas inéditas. Os interessados devem inscrevê-las até de 3 junho na rádio UEM-FM ou pelo e-mail uemfm-festarpub@uem.br. Todo músico natural ou residente no Paraná poderá participar. O regulamento estará disponível em breve na página da UEM. Serão selecionadas de 20 a 50 músicas, que serão veiculadas na UEM-FM. Os ouvintes poderão votar nas músicas de sua preferência. Duas delas entrarão em outra avaliação e poderão participar do Festival de Música da Arpub em nível nacional.

Com características diferentes da maioria dos festivais de música, o objetivo principal deste projeto é abrir espaço na programação das rádios públicas brasileiras para a nova produção musical das cinco regiões do País. O Festival visa revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas.

A promoção é da Rádio UEM-FM e da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub). Informações adicionais também pelos telefones (44) 3011-4393 e 3011- 4356.

A UEM/Propae está participando mais uma vez da realização do Exame Nacional de Certificação na Língua Brasileira de Sinais (Prolibras – edição 2010). A prova objetiva foi realizada em todas as capitais dos diferentes estados brasileiros e em sete cidades do interior do Brasil, no último domingo (1). No Paraná, além de Curitiba, apenas Maringá, por meio da UEM/Propae, foi incluída no rol de cidades participantes. Foram 281 inscritos em Prolibras/Maringá e, destes, 88 foram classificados para a segunda etapa do exame (prova prática), que está sendo realizada hoje e amanhã (3 e 4), durante todo o dia, no Bloco 04, do câmpus-sede.

A Universidade Federal de Santa Catarina, responsável nacional pelo exame, enviou dois coordenadores do Prolibras para conduzirem, em parceria com a coordenação local, os trabalhos na UEM. O Prolibras foi criado para cumprir a determinação do Decreto Federal 5.626/2005 que prevê a certificação de pessoas fluentes em Libras no período compreendido entre os anos 2006 e 2015, para suprir a carência desses profissionais no mercado de trabalho. A partir de 2015, apenas profissionais que cursarem o curso de Letras com habilitação em Libras poderão exercer as funções de professor e/ou tradutor intérprete da Língua Brasileira de Sinais.

Estão abertas até o próximo dia 11 as inscrições para o Desafio Sebrae, um jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa de pequeno e médio porte. Podem participar universitários de todo o país, organizados em equipes de 3 a 5 pessoas.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o objetivo principal é disseminar a cultura empreendedora para os universitários que buscam caminhos para o começo de sua vida profissional. O jogo difunde conceitos de competitividade, ética e associativismo e utiliza um software de gerenciamento. Durante a competição, são avaliadas as decisões das equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado. A competição inicia em maio e segue até novembro deste ano. Os participantes, na data da inscrição, devem estar com a matrícula ativa no 1º semestre de 2011 em instituições de ensino superior credenciados pelo Ministério da Educação (MEC)

As etapas estaduais serão jogadas via internet. As fases semifinal nacional e final nacional são presenciais, em Brasilia. Os membros da equipe vencedora ganham uma viagem de 10 dias de duração a um centro de referência mundial em empreendedorismo, e ainda, serão concedidas bolsas de estudo integrais na Fundação Getúlio Vargas (FGV). O jogo é promovido pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

Em 2008, a UEM foi a instituição que mais inscreveu estudantes no Desafio e, uma dessas equipes, do curso de Engenharia de Produção, foi a vencedora da etapa Estadual, participando da semifinal nacional.

Para participar, basta inscrever a equipe com o preenchimento e envio da ficha de inscrição, disponível no site http://www.desafio.sebrae.com.br, e pagar a taxa de R$ 50,00.

Outras informações pelo site ou pelo telefone (44) 3220-3400.

A Universidade Estadual de Maringá oferece o curso de extensão Repertório de Música Sacra – apreciação e análise. O curso baseia-se na audição e na compreensão do desenvolvimento histórico dos diversos gêneros de música sacra como: canto gregoriano, moteto, missa, réquiem, corais luteranos, paixões, cantatas, entre outros.

As aulas serão ministradas no Departamento de Música (DMU) aos sábados, das 14h30 às 17 horas, com carga horária total de 25 horas, de 7 deste mês a 9 de julho. O curso é coordenado pelo professor Adriano Gado e contará com a monitoria do estudante de composição Rodrigo Flamarion Godinho Miranda. O investimento é de três parcelas de R$ 40,00. As inscrições devem ser feitas até dia 10, das 8 às 11h30 e das 14 às 22 horas, na secretaria do DMU. Outras informações também pelo fone (44) 3011-4092 ou e-mail sec-dmu@uem.br.

  O médico José Carlos Amador, superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá, foi eleito um dos vice-presidentes da Abrahue (Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino) para assumir a coordenação do segmento estadual da entidade no Paraná. Na avaliação dele, a Abrahue é uma associação muito importante porque, entre outras coisas, é um fórum onde se discute os problemas em nível de ensino. Conforme Amador, o que se decide na Abrahue acaba sendo aplicado em todo o País. Uma das questões que mais preocupa o médico frente ao novo cargo é o decreto-lei federal que criou uma empresa que vai dirigir os hospitais universitários federais. De acordo com Amador, o decreto prevê a contratação de servidores via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e a opção de o gestor reservar, nos hospitais administrados, leitos também para a iniciativa privada. É o que acontece, hoje, por exemplo, com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde dos 700 leitos existentes 25% são destinados para a iniciativa privada. Segundo Amador, a preocupação dos diretores da Abrahue é de que este modelo de gestão se estenda para os demais hospitais universitários. E, neste quadro, as universidades perderiam a autonomia sobre seus hospitais. Amador foi eleito na última quinta-feira (28), em Brasília, e tomou posse na mesma data. 

Na próxima sexta-feira (6), a Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT) vai promover a comemoração do Dia das Mães. Às 9 horas, a festa começa com um culto evangélico, que terá a participação de uma banda mirim gospel.

Às 10h30, é a vez da celebração católica, que também contará com cânticos. A programação será fechada com o sorteio de prêmios, doados pelo Boticário, Farmácia São Paulo, Mahogany, Adicos, Akaki e Santander.