Notas

O Instituto Paranaense de Estudos Geográficos, Econômicos, Sociais e Políticos (Ipegesp) promove, nesta sexta-feira, dia 29, um debate para marcar o Dia do Trabalho. O encontro, que começa às 19h30, no auditório do Bloco I-12, irá discutir o movimento sindical hoje. Para isso, foram convidados representantes das diferentes centrais sindicais de Maringá. A entrada é aberta ao público.

O Ipegesp é uma entidade sem fins lucrativos, que conta com a participação de diversos professores da UEM. A entidade busca fomentar debates sobre temas sócio-políticos, focados em diferentes áreas. Outras informações sobre esse encontro podem ser obtidas pelos fones 44  9114-2840 (com Luciano) e 44 9133-4436 (com Manoel).

 

O Museu da Bacia do Paraná (MBP) organiza uma exposição, entre os dias 2 e 30 de maio, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus. A iniciativa faz parte, também, da programação da 9ª Semana Nacional de Museus, que tem como tema Museu e Memória.

A mostra conta com 100 fotografias inéditas de Maringá das décadas 40, 50, 60, 70 e 80, cedidas pela Companhia Melhoramento Norte do Paraná, do acervo produzido para o Projeto veja Com as Mãos, que atendeu à deficientes visuais de toda a região.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. E a 9ª Semana Nacional de Museus, ocorre entre os dias 16 e 22 de maio. O Brasil possui mais de três mil museus e, em 2011, participam do evento 1.006 instituições e mais de 3.080 eventos.

O Museu funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 17 horas. Outras informações pelos telefones (44) 3011-4294 e 3011-4554.

Estudantes do ensino médio de Maringá realizaram uma manifestação em frente à UEM na manhã desta segunda-feira, dia 25, solicitando a criação de mais vagas nos cursos de graduação da Instituição. Argumentaram que já consideravam o número de vagas baixo e, com a destinação de parte para o sistema de cotas e para o Processo de Avaliação Seriada (PAS), sentiram-se prejudicados. Reivindicaram que fossem criadas vagas adicionais e se colocaram junto com a UEM para lutar por mais verbas para a Universidade.

Durante a manifestação, o reitor Júlio Santiago Prates Filho disse que a UEM, ao longo de seus 40 anos de existência, tem buscado não só ensino de qualidade mas também expansão das vagas públicas. Para ele, não é admissível que somente 13% dos jovens entre 18 e 24 anos estejam nas universidades e, desses, apenas 4% em vagas públicas. Informou que, na gestão da vice-reitora Neusa Altoé como reitora, foram criados 20 cursos e que nos últimos anos foram criados outros 15. Justificou que a criação de cursos e a ampliação de vagas têm que ser feitas com cautela, observando as condições para seu bom funcionamento.

A vice-reitora, ao responder sobre a ampliação de vagas citou o exemplo dos cursos na área de Saúde, dizendo não há como ter nova ampliação sem o término do Hospital Universitário. Explicou que o HU é um hospital-escola e não apenas uma unidade assistencialista. Disse que o apoio dos estudantes era importante para sensibilizar o governo para o aumento de vagas nos cursos da UEM. A manifestação foi organizada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) e o movimento “Mais Vagas UEM!”, organizado pela União Maringaense dos Estudantes Secundaristas (UMES).

A pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, confirmou que a UEM tem aumentado o número de vagas em vários cursos e oferecido vagas em cursos vespertinos porque não há salas disponíveis nos períodos matutino e noturno. Ressaltou que, além das salas, são necessários mais professores, laboratórios e recursos.

Como resultado da reunião, os estudantes irão elaborar uma carta e colher mais assinaturas em abaixo-assinado para o aumento das vagas a ser entregue ao governador Beto Richa. O reitor se disponibilizou a dar o apoio necessário ao movimento.

A Adecon vai participar do Encontro Sul Brasileiro das Empresas Juniores – Esej, que acontece em Florianópolis. O evento começa na quinta-feira (28) a 1º de maio. Com o tema Geração de Resultados, o Esej pretende proporcionar aos empresários juniores uma visão baseada na importância de se atingir resultados claros e desafiadores. Mais do que isso, tem como desafio fazer com que este pensamento acompanhe os participantes em toda sua vida profissional.

Por meio de palestras, minicursos, apresentação de cases e oficinas, o evento pretende abordar o tema com inovação e interatividade, de forma que os participantes possam consolidar os conhecimentos e aplicá-los em sua realidade profissional.
Além disso, a empresa aprovou um case na categoria Modelo de Gestão com tema Como gerar valor e alavancar resultados por meio do Modelo de Excelência em Gestão voltado para o mercado, sendo esse o segundo case aprovado no ano.
Visto que todos os membros efetivos da empresa estarão no evento, a Adecon não funcionará nesta quinta e sexta-feira. As atividades serão retomadas no dia 2 de maio. Outras informações pelos telefones (44) 3011-4361 ou 8804-5188.

O I Simpósio de Integração das Disciplinas Básicas Clínicas: unindo o conhecimento científico ao dia a dia do profissional da saúde será realizado de 13 e 14 de maio, no auditório da Sociedade Médica de Maringá (Rua Imburana, nº 176 – Zona 5). A promoção é do Departamento de Farmacologia e Terapêutica da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A abertura do evento está marcada para as 8 horas do dia 13. Em seguida, será debatido o tema Integração das disciplinas Básicas e Clínicas em Anestesiologia e Inflamação. O professor Wilson do Prado (DFT/UEM) fala sobre Bloqueadores Neuromusculares Não Despolarizantes: estudos farmacológicos com implicações na anestesiologia.

Às 10h15, a palestra Ensaios Básicos e Clínicos de Compostos de Origem Natural ou Sintética com Propriedades Anti-inflamatórias reúne quatro professores Ciomar Bersani Amado (UEM); Roberto Cuman (UEM); e Fausto Rodrigo Victorino (Cesumar); e Lívia Bracht (UTFPr/Campo-Mourão).

Depois do almoço, o tema em debate é Integração das disciplinas básica e Clínica em Neurologia e Psiquiatria. Às 14 horas será realizada a palestra Interação básico clínica e outros ingredientes de relevância científica, com o professor Frederico Graeff, lotado no Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP).

Às 16 horas, serão apresentadas as Linhas de pesquisa e projetos desenvolvidos nas áreas básica e clínica em Neurologia e Psicofarmacologia, do Departamento de Farmacologia e Terapêutica (DFT-UEM).  Se apresentam mais quatro professores da Universidade: Elisabeth Audi; Rúbia de Oliveira; Humberto Milani; e Cármine Porcelli Salvarani.

À noite, o objeto de discussão é a Integração das disciplinas básicas e clínicas em Diabetes. Serão realizadas três palestras: Mecanismos de Regulação da Glicemia e o Diabetes Mellitus, com professor Roberto B. Bazotte (UEM); Aspectos Clínicos das Hipoglicemias, com a professora Miriam Takahashi (UEM); e Tratamento Clínico das Hipoglicemias, com o professor Wilson Eik Filho (UEM).

No sábado (14), pela manhã, o tema é Urgências da Cardiologia. Rogério Toshiro Passos Okawa (UEM) fala sobre Infarto Agudo do Miocárdio; Manoel Fernandes Canesin (UEL) discute Drogas cardiovasculares importantes, mas nem sempre necessárias e, em seguida, Reanimação cardiovascular. A solenidade de encerramento está marcada para 11h45.

Os interessados em participar deve se inscrever no Departamento de Farmacologia e Terapêutica, Bloco K-68, sala 216, no câmpus da UEM, até 6 de maio. Docentes, acadêmicos e servidores da UEM não pagam. Docente, acadêmicos de outras IES e profissionais da área da saúde devem investir R$ 50,00. O telefone para mais informações é o (44) 3011-5249 e o e-mail: sec-dft@uem.br.

Populações, ideias e movimentos sociais na História serão destaques do V Congresso Internacional de História e XVII Semana de História, que serão realizados de 21 a 23 de setembro, na Universidade Estadual de Maringá. Especialistas da França, México, Portugal e do Brasil debaterão assuntos relativos ao tema central. A promoção dos eventos é do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UEM. Os interessados em apresentar trabalhos nos eventos devem inscrevê-los até 20 de julho. A inscrição como ouvinte com direito ao material pode ser feita até 10 de setembro pelo site www.cih.uem.br. Outras informações também pelo fone 3011-4895 ou e-mail cih@uem.br.

A Comissão Eleitoral das Eleições para o Conselho Universitário (COU) e Conselho Administrativo (CAD) divulgou os locais para a votação, que acontece na próxima quarta (27), a partir das 8h e segue até às 22h. Para votar, o funcionário deve comparecer a um dos locais de votação munido de um documento oficial ou institucional, com foto.

A apuração ocorrerá na Sala de Treinamentos da Divisão de Treinamento e Desenvolvimento (TDE), no Bloco 104, a partir das 8h30 da quinta-feira (28). A lista completa dos locais de votação pode ser conferida no site http://www.asc.uem.br/eleicoes-cou-cad/.