Notas

O Departamento de Música e a Escola de Música da UEM abrem inscrições para seleção de pessoas com idade mínima de 16 anos para ingressar no Coral da Escola de Música. As vagas são para todos os naipes de vozes. Não é necessário ter experiência musical e/ou em canto coral. O Coro vem atuando desde 2005, levando seus coralistas a ingressar no universo do canto coral, da educação musical, técnica vocal, repertório de variados estilos, contato com diversos idiomas através das músicas e apresentações em eventos.

Os ensaios ocorrem às terças-feiras  das 18h30 às 21 horas. O grupo tem a direção musical e coordenação geral da professora Andréia Anhezini. Os interessados em ingressar no Coral devem gostar de cantar, ter vontade de aprender músicas de diversos estilos e idiomas, disponibilidade para participar dos ensaios e apresentações.

As inscrições poderão ser feitas no período de 15 a 30 deste mês  na secretaria da Escola de Música, no bloco 117, ou pelo telefone 3011-4383.

O Instituto de Línguas (ILG), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizou, nesta sexta-feira (8), uma tarde cultural em parceria com o Escritório de Cooperação Internacional da UEM (ECI), a Aiesec e o Rotary.

Cerca de 30 pessoas participaram do evento, que contou com palestras sobre intercâmbio e a maneira como cada organização promove esta atividade, junto à comunidade acadêmica e externa.

A aluna de Direito da UEM, Giovanna Rosa Perin, contou um pouco sobre sua experiência de intercambio nos anos de 2008 e 2009, pelo GRSP (Georgia Rotary Student Program). A estudante destacou a importância de conhecer e se integrar na cultura do país escolhido para viajar.

Durante o evento, ainda foram disseminadas informações sobre bolsas de estudos, processos seletivos, os critérios exigidos por cada entidade e os preços dos intercâmbios.

A Gênesis Agroscience, empresa da Incubadora Tecnológica da UEM, oferece as últimas vagas para o Curso Básico de Licitação, ministrado pela professora Delfina Lima. As atividades serão realizadas no dia 16 de abril, das 8 às 18 horas, no bloco 14. O curso abordará a Lei 8666/93 e temas relacionados, como aspectos básicos e suas aplicações, fases e procedimentos de licitação, tipos e modalidades, edital, classificação de propostas, impugnação e recursos.

O evento é aberto à comunidade interna e externa da UEM. O convite custa R$ 150,00. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (44) 3029-9161, ramal 226, e 9969-1562, com Henrique.

Nesta sexta-feira (8), no Auditório do Núcleo de Ensino à Distância (Nead), no campus-sede, foi realizada uma reunião entre a Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e autoridades das cidades que mantém polos dos cursos a distância oferecidos pela UEM.

Estiveram presentes o reitor Júlio Santiago Prates Filho; a vice-reitora Neusa Altoé; a diretora do Nead, Maria Luiza Furlan Costa; prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores e coordenadores de 19 das 20 cidades.

O encontro teve como objetivo estreitar o vínculo entre os gestores das Instituições e prefeituras, para auxílio mútuo na busca de apoio e verbas para esta metodologia de ensino.

A primeira graduação à distância da UEM foi o curso Normal Superior, em 2001, para capacitação de professores. Posteriormente, o governo federal aumentou a demanda por essa modalidade para incrementar o número de vagas de graduação no interior dos Estados e oportunizar a jovens de 18 a 24 anos o acesso ao ensino superior, conforme apresentado na reunião. Atualmente, o Nead oferece 6 cursos de graduação e 3 de pós-graduação distribuídos em 20 cidades.

O Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (Mudi) recebe a exposição Jardim Lúdico, da artista italiana Sara Massoco. A abertura oficial será neste domingo, dia 10, às 15 horas, com entrada franca. A mostra poderá ser vista até junho.

São 16 peças produzidas durante suas viagens no Brasil e retratam temas como a maternidade, a loucura, a metamorfose e o amor, tudo em terracota. Alguns trabalhos foram produzidos em parceria com Mario Bargero, nascido na Itália.

Massoco nasceu em Torino, na Itália, onde se graduou na Escola de Arte e Escultura. Atualmente reside na província de Lucca, na região da Toscana.  Suas obras podem ser encontradas em locais públicos e privados na Itália e em outros países. Dentre os locais onde suas obras podem ser apreciadas, está o Mudi.

Bargero fez numerosas exposições na Itália e no exterior. Também possui obras em diversas instituições públicas e privadas. Em 1996, fez seus primeiros contatos com a UEM. Em 2009, produziu, em parceria com o artista plástico maringaense Tonon, a obra Sinfonia, que se encontra instalada no jardim do Mudi. Em 2010, produziu para o Museu da UEM três obras em madeira: O Vôo, Totem e Encontro.

O Coro Feminino do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de Maringá (CCH) seleciona novas participantes. As interessadas com idade a partir de 16 anos devem se inscrever de 15 deste mês até 2 de maio, na secretaria do Bloco 8. Não é necessário ter experiência musical e/ou em canto coral. As vagas são limitadas.

As atividades envolvem canto coral, técnica vocal, repertório de variados estilos, contato com diversos idiomas através das músicas e apresentações em diversos eventos. Os ensaios acontecem às segundas-feiras das 13h30 às 15 horas. O grupo tem a direção musical e coordenação geral da professora Andréia Anhezini. As interessadas em ingressar no coral devem gostar de cantar, ter vontade de aprender músicas de diversos estilos e idiomas, disponibilidade para participar dos ensaios e apresentações. Outras informações pelo telefone 3011-4092.

O Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho (CAHRF), do Curso de Direito da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove a exibição do documentário 23/11/67: Documentos do Caso Clodimar Pedrosa Lô. O evento será neste sábado (9), às 16h30, no auditório PDE, Bloco B-33.

Depois da exibição os professores José Hermenegildo Raccanello, do Direito, e Reginaldo Dias, do Departamento de História, vão debater sobre o filme, junto com o idealizador da obra, o maringaense Miguel Fernando.

Esta iniciativa do CAHRF visa promover o conhecimento interdisciplinar entre os alunos, incentivando uma maneira diferente de adquirir conhecimentos jurídicos e também de assistir bons filmes. O evento tem o custo de R$ 5,00.