Notas

A peça teatral O Auto da Barca do Fisco será apresentada nesta quarta-feira, dia 6, a partir das 14 horas, na Oficina de Teatro da Universidade Estadual de Maringá. A peça é educativa e satiriza a corrupção e o mau uso do dinheiro público no Brasil. O texto do professor Marcílio Hübner de Miranda Neto é inspirado no “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente e no “O Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna. O espetáculo faz parte do projeto premiado pela ONU, em 2010, na categoria Inovação Social e é uma parceria entre a SER Maringá, UEM, Receita Federal e Receita Estadual.

Além disso, a vice-presidente de Educação e Cultura da SER, Rosa Fátima dos Santos, profere a palestra Cidadania e Responsabilidade Social. O evento é aberto a toda a comunidade, com entrada franca. Informações pelo fone 3031-5868.

Para quem tem interesse em aprender um novo esporte, chegou a oportunidade de fazer gratuitamente duas modalidades de aventura: skate e escalada. Foram abertas novas turmas na UEM, que atendem tanto a comunidade universitária quanto a externa. O local das duas atividades é o Museu Multidisciplinar (Mudi).

As aulas são ministradas desde o ano de 2010 pelos integrantes do Grupo de Estudos do Lazer do Departamento de Educação Física (GEL/DEF). A escola de skate atende crianças iniciantes com até 12 anos. A turma tem atividades na segunda e na quarta, das 17h15 às 18h15. Também serão oferecidos alguns workshops de skate para alunos avançados durante o ano, ministrados pelo skatista Rafael Gomes.

Já o ensino e treinamento da escalada em parede artificial é destinado a pessoas de qualquer idade, a partir dos 6 anos. Não é preciso ter experiência para participar. Os horários são os seguintes: segunda e quarta, das 18h às 19h; terça e quinta, das 15h30 às 16h30 e das 18h às 19h; quarta e sexta, das 15h30 às 16h30.

Ambas as modalidades são gratuitas e abertas a todas as classes sociais. Mesmo quem não tiver material pode freqüentar as aulas. Outros esclarecimentos aos pais e interessados serão feitos em uma reunião de esclarecimentos nesta quarta-feira (4), às 18h30, no bloco de Educação Física, o M-5.

Interessados em participar das escolinhas, podem fazer contato pelo e-mail geldefuem@gmail.com ou ir diretamente ao MUDI nos horários das novas turmas, que se iniciam no dia 11 deste mês, próxima segunda-feira.

O projeto é uma parceria entre Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR),  o projeto SER Atleta, da Sociedade Eticamente Responsável (SER) e o Grupo de Estudos do Lazer (GEL/DEF).

Na reunião da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), em Colorado, no último dia 10 de abril, ao lado da vice-reitora Neusa Altoé, o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Júlio Santiago Prates Filho, disse que a UEM pode colaborar, com o apoio do governo estadual, na elaboração e execução de políticas sociais que possam contribuir para o desenvolvimento dos municípios.

Segundo Prates Filho, a UEM tem condições de fazer o diagnóstico de cada município e propor soluções dos problemas, para levar o desenvolvimento sustentável às diferentes regiões.

Com destaque nos cenários nacional e internacional, e sem perder seu caráter regional, a UEM, conforme o reitor, vem oferecendo vagas públicas em diversas áreas do conhecimento, zelando pela inclusão e pela qualidade tanto do ensino como da pesquisa e da extensão.

Ao falar em extensão, Prates Filho lembrou que a UEM possui cerca de 340 projetos em execução nesta área, envolvendo mais de 80 municípios paranaenses.

Para o reitor, a instituição representa mais que uma marca; ela representa o desenvolvimento e melhoria de qualidade de vida para as cidades de sua área de abrangência.

Coordenada pelo prefeito de Santa Fé, Fernando Brambila, presidente da Amusep, a reunião teve a participação, ainda, do pró-reitor de Extensão e Cultura da UEM, Gilberto Catunda Sales; dos deputados estaduais Evandro Júnior e Teruo Kato; do deputado federal Luiz Nishimori; do vice-prefeito de Maringá, Carlos Pupin; do presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche; e do presidente da Associação e Arquitetos de Maringá (AEAM), Altair Ferri.

Quem pretende apresentar trabalhos no II Simpósio Internacional de Educação Sexual (Sies) tem até esta terça-feira (5), para inscrever nas sessões de apresentação oral ou pôster. O evento, que acontece de 28 a 30 de abril, prorrogou, atendendo a pedidos dos interessados. O Simpósio será realizado no Teatro Marist e é uma promoção da UEM. O objetivo é dar continuidade às discussões e trocas de experiências dos educadores de diversas áreas relacionadas aos diferentes aspectos da questão da sexualidade no âmbito da educação escolar, com ênfase no tema Gênero, Direitos e Diversidade Sexual: trajetórias escolares.

As manifestações sexuais que aparecem na escola demonstram as dificuldades que as instituições apresentam quando tratam da temática da sexualidade em seu cotidiano. “Uma proposta de educação sexual adequada, consciente e emancipadora poderia contribuir para o objetivo de tornar toda a comunidade educativa apta a discutir assuntos importantes para o discernimento, na área da sexualidade. Esse é o objetivo no evento”, explica uma das coordenadoras do Simpósio Eliane Maio, que organiza o Sies ao lado das professoras Crishna Mirella Rosa e Luciana Grandini Cabreira.

Na programação do Simpósio estão debates sobre Sexualidade e Violência de Gênero, Questões de Gênero no Espaço Educativo, Sexualidade(s) e Deficiência(s): abordagens pedagógicas, A homofobia no Contexto Educativo, Gênero e Sexualidade: a importância do estudo na formação docente.

Na palestra de abertura, a professora da Universidad Alcalá de Henares (Guadalajara-Espanha), Carmen Spirito Alcaide, falará sobre Sexualidade e Arte. E, no dia 29, à noite, haverá a apresentação da peça O Menino que Ganhou uma Boneca, seguida da palestra Direito e Sexualidade, que será ministrada pelo juiz federal Roger Raupp Rios.

As inscrições devem ser feitas no site www.sies.uem.br. Os ouvintes poderão se inscrever até 27 de abril. Outras informações no Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP). O telefone é o (44) 3011-5104 e o e-mail sies@uem.br Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo .

O reitor Júlio Santiago Prates Filho e a pró-reitora de Ensino Ednéia Rossi participaram, no último dia 31, na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília, de uma reunião na qual o governo federal pediu a adesão das universidades estaduais e municipais brasileiras ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), passando a adotar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso, sem vestibular, no ensino superior.

Participaram do encontro os reitores da instituições de ensino superior ligados à Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Durante a reunião, o secretário de Educação Superior (Sesu)/MEC, Luiz Cláudio Costa; e a presidente do Inep, Malvina Tuttman, falaram sobre os benefícios que o sistema traria aos alunos, como por exemplo o fato de terem opções de escolha de ingresso nas instituições de ensino superior brasileiras.

Costa e Malvina também tiraram dúvidas sobre o funcionamento do sistema. O Inep informou que o governo federal prevê, no orçamento da União, verba para que as universidades estaduais e municipais possam investir na assistência estudantil e na melhoria dos cursos de graduação.

O reitor da UEM vai debater a proposta com o Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEP).

No último fim de semana, o MEC lançou, por meio do Inep, um edital para as universidades estaduais e municipais, permitindo que elas se inscrevam e participem da elaboração de itens que poderão compor a prova do Enem.

Foi prorrogado até dia 15 deste mês o prazo para as inscrições de trabalhos a serem apresentados durante a décima edição do Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (Conpe), que será realizado na Universidade Estadual de Maringá, entre 3 e 6 de julho. Serão aceitos trabalhos na forma de minicursos, comunicações científicas, mesas-redondas, simpósios e painéis.

O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), com apoio da UEM. Sob o tema central Psicologia Escolar e Educacional: caminhos trilhados, caminhos a percorrer, esta edição do Conpe irá destacar os vinte anos da ABRAPEE e seu papel na luta pela inserção do psicólogo no campo educacional.

Durante os dias do congresso, serão debatidas questões teóricas e práticas concernentes à psicologia escolar e educacional no Brasil, incluindo o enfrentamento ao fracasso escolar, as dificuldades vividas no processo de escolarização, dentre outros aspectos. Ainda dentro dos objetivos, está o fomento ao desenvolvimento de estratégias políticas a serem implementadas por psicólogos escolares e educadores, visando a melhoria das condições educacionais.

Para inscrições ou outras informações sobre o Congresso acesse www.conpe.com.br/.

  A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras (Abruem) implementou, durante reunião na última quarta-feira, em Brasília, a câmara de assuntos internacionais, da qual a UEM faz parte, junto com outras instituições como a USP, a Unicamp e a Unesp. O reitor Júlio Santiago Prates Filho participou da reunião, que também discutiu os preparativos para o próximo congresso da entidade, de 11 a 14 de maio, na cidade de Belém, no Pará.