Notas

Interessados em apresentar trabalho durante o quarto Encontro Maringaense de Análise do Comportamento (Emac) têm até o dia 21 de abril para encaminhar sua proposta pelo seguinte endereço eletrônico: emac4uem@hotmail.com.

O evento será realizado em conjunto com o Encontro Paranaense de Análise do Comportamento (EPAC 2011) nos dia 20 e 21 de maio. O local é o auditório do PDE, Bloco B-33.

A realização é do Departamento de Psicologia, por meio do projeto de extensão Teorias e Técnicas em Análise do Comportamento. O site do evento será atualizado em breve e o endereço é www.emac-uem.webs.com.

Na próxima segunda-feira (28) serão divulgados os critérios de seleção à Bolsa Extensão/2011. Os interessados deverão estar atentos às regras e as inscrições deverão ser feitas de 18 a 29 de abril.

Os candidatos devem apresentar Curriculum Lattes (comprovado), com a autenticação de comprovantes na DEX, Histórico Resumido e ter ingressado num projeto de extensão até 15 de abril; isto é, a inclusão dever ser formalizada pelo coordenador até esta data.

A lista dos aprovados será divulgada até 13 de maio e a assinatura do Termo de Compromisso dos bolsistas irá do dia 18 a 24 do mesmo mês. As bolsas serão concedidas aos alunos com melhor pontuação até a quantidade limite fixada pelo Conselho de Administração (CAD). Não há limite de inscrições de alunos por projeto. Se o número de bolsas for inferior à quantidade de projetos inscritos, a concessão será realizada de acordo com a classificação geral dos alunos, não excedendo uma bolsa por projeto.  Caso não haja projetos para o número de bolsas, as bolsas excedentes serão concedidas de acordo com a classificação geral dos alunos com o limite de até dois bolsistas por projeto.

O local para entrega das solicitações de Bolsa Extensão/2011 será na Diretoria de Extensão (DEX) do campus sede, no Bloco A-34, das 14h às 17h.

O Projeto Educação Financeira Sustentável, da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários/Diretoria de Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Maringá, promove a quarta turma do curso Educação Financeira: base para a prosperidade, de 25 de abril a 11 de maio. As aulas serão ministradas às segundas e quartas-feiras, das 19 às 22 horas, no Auditório 1 do bloco C-34. O curso é voltado prioritariamente para servidores e acadêmicos da UEM. As inscrições devem ser feitas na DCT, bloco 104, sala 2, até 22 de abril ou até o fim das 40 vagas. O curso é gratuito. Outras informações pelos fones 3011-4264, 3011-4443 e 3011-4038, com Clisalva ou Marcos.

A Empresa Júnior em Consultoria Farmacêutica – Teófilos está promovendo o evento Farmácia do Desenvolvimento Pessoal ao Científico. O objetivo é aprimorar o conhecimento dos futuros farmacêuticos e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade de um melhor desenvolvimento pessoal.

As atividades serão desenvolvidas nos dias 11 e 12 de abril, às 19 horas, no anfiteatro Adelbar Sampaio, no Bloco F-67. Os temas a serem debatidos são: Câncer e Novos Agentes Quimioterápicos; Liberação Controlada de Fármacos; e Treinamento Comportamental para Entrevistas de Emprego.

Inscrições e mais informações no endereço  EJRTEOFILOS.BLOGSPOT.COM.

O programa Ponto & Contraponto, da UEM FM 106,9, realiza, nesta sexta-feira (25), às 11 horas, debate sobre o tema Educação e Orientação Sexual. O programa é apresentado por Paulino Júnior e participam deste debate a professora Eliane Rose Maio, do Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM; o monsenhor Orivaldo Robles, da Arquidiocese de Maringá; e o pastor Robson Brito, da Igreja Assembléia de Deus.

Cinco acadêmicos de Letras da UEM foram aprovados em exames da Universidade de Cambridge, Inglaterra. Aline Kiminami, Cidalli Lenzi de Oliveira e Gabriella Jachetto foram aprovadas no exame Certificate in Advanced English (CAE). O exame é reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil e comprova alto domínio da língua inglesa. Diego Gimenez e Simone Burguês passaram no First Certificate in English (FCE). O FCE é um exame tradicional da Universidade de Cambridge aplicado a estudantes de inglês como língua estrangeira no mundo todo. Os candidatos foram submetidos a provas de interpretação e produção de texto, gramática e vocabulário e compreensão e produção da linguagem oral. Os alunos foram orientados pela professora Helliane Christine Oliveira do Projeto O Ensino da Língua Inglesa (Peli), do Departamento de Letras.

O Auditório do Dacese será palco de uma reunião que vai discutir a criação da Comissão Ambiental da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O grupo terá a incumbência de debater estratégias para a elaboração da Política Ambiental da Universidade e o encaminhamento da Carta Ambiental. O objetivo é viabilizar ações concretas para a gestão ambiental dos câmpus, alicerçada em princípios e práticas de sustentabilidade. O encontro está marcado para as 14 horas, desta sexta-feira (25), e contará com a presença do reitor Julio Santiago Prates Filho.

A UEM é de fundamental importância para o cenário de desenvolvimento sócio-econômico e científico do Paraná e da região Sul, no entanto, apresenta ainda uma deficiência no que diz respeito ao seu passivo ambiental, oriundo das diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A Instituição possui atualmente mais de 300 laboratórios entre ensino, pesquisa e prestação de serviços gerando uma média de 3 mil toneladas/ano de efluentes químicos e uma quantidade semelhante de resíduos sólidos, nas suas mais diversas atividades.

Esses fatos levaram servidores e acadêmicos a criarem o ProAção Ambiental/UEM, que teve sua primeira ação coordenada em junho de 2010: a I Semana do Ambiente da UEM. O evento apresentou como resultado final a Carta Ambiental da UEM, em que várias sugestões foram formalizadas, principalmente a que se refere à necessidade de se estabelecer e implementar a Política Ambiental da Instituição.

“Essa Carta Ambiental, marco inicial de um amplo processo de transformação em busca da sustentabilidade da Universidade, é um patrimônio que merece ser cuidado e levou à criação de uma comissão ambiental, foco das discussões da reunião desta sexta. A idéia é que se elabore um plano diretor, que terá a função primordial de propor aos Conselhos Superiores da UEM a Política Ambiental da Instituição”, anunciou o coordenador do ProAção Ambiental, o professor Marino Eligio Gonçalves.