Notas

Nesta quarta-feira (23), autoridades da cidade visitaram o Museu da Bacia do Paraná para prestigiar a exposição Cenas do Mundo Flutuante. O grupo foi guiado pelo reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho.

Estiveram presentes o diretor-geral da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e representante do prefeito em exercício Carlos Roberto Pupin, Shudo Yasunaga; o presidente da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (ACEMA), Miguel Iwamoto; e o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, José Gilberto Catunda Sales.

A exposição é uma promoção do Instituto de Estudos Japoneses (IEJ) e da Fundação Japão em conjunto com o próprio Museu e fica em cartaz até sexta-feira (25). O Museu da Bacia do Paraná funciona no câmpus-sede da UEM e está aberto de segunda a sexta, das 8 às 11 e das 13 às 17 horas. Outras informações pelos telefones (44) 3011-4294 e 3011-4554.

A Gênesis Agroscience, empresa da Incubadora Tecnológica da UEM, está promovendo o Curso Básico de Licitação, ministrado pela professora Delfina Lima. As atividades serão realizadas no dia 16 de abril, das 8h às 18h, no bloco 14.

O curso abordará a Lei 8666/93 e temas relacionados, como aspectos básicos e suas aplicações, fases e procedimentos de licitação, tipos e modalidades, edital, classificação de propostas, impugnação e recursos.

O evento é aberto a comunidade interna e externa da UEM. O convite custa R$ 150,00. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (44) 3029-9161, ramal 226, e 9969-1562, com Henrique.

Eduardo Montagnari, professor aposentado da Universidade Estadual de Maringá, ministra a aula magna da primeira turma do curso de Artes Cênicas da UEM, na próxima segunda-feira, dia 28, às 19h30, na Oficina de Teatro, bloco O-8. Logo após, o grupo Teatro Universitário de Maringá (TUM) apresenta o espetáculo Auto dos 99%.

Montagnari foi diretor de Cultura na UEM e secretário da Cultura de Maringá, o que lhe permitiu algumas realizações, entre as quais, aquela da qual mais se orgulha: criação da Oficina de Teatro da UEM. “Nesse espaço por mais duas décadas, trabalhei com colegas profissionais da área, estudantes e jovens atores, pesquisando, e dirigindo peças teatrais e também peças radiofônicas (com alguns prêmios em festivais nacionais). Foram experimentos e montagens enriquecidas para as quais escrevi canções, criando trilhas sonoras e sonoplastias. Nesse período, participei de festivais de teatro com meus trabalhos que renderam convites para participar de muitos outros, ora como selecionador de espetáculos ou comissão julgadora, ora como palestrante. Esse foi um trabalho que ajudou a escrever a história do teatro em Maringá, do Paraná e da Região Sul, do qual muito me orgulho, não apenas pelos prêmios recebidos, mas pelo reconhecimento de colegas, amigos e amigas de arte e ofício. Parte dessa história eu registrei no livro Teatro Universitário em Cenas: referências e experiências, que a Eduem publicou em 1997”.

Foi no rastro desse trabalho, contando com a colaboração de músicos amigos, em especial do maestro e professor Rael Gimenes, que nasceu em 2007, o projeto Dajabuticaba. Um trabalho que registra canções que escreveu e guardou por quase quatro décadas. “Um trabalho feito de versos e de melodias que gosto de alinhavar quando passeio pela memória do meu velho namoro com a canção popular brasileira”.

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da UEM, promove, nesta quinta-feira (24), uma palestra com o professor Charles Dalcanale Tesser, da Universidade Federal de Santa Catarina. O tema em debate será o cuidado na atenção primária à saúde. O evento foi agendado para às 17 horas, no auditório do Bloco C-67, no câmpus sede da Universidade. As inscrições devem ser feitas no local, a partir das 16h30, a uma taxa de R$ 5,00.

Tesser é médico, com residência em Medicina Preventiva e Social e especialização em Homeopatia. Possui doutorado em Saúde Coletiva e seus trabalhos de pesquisa e ensino figuram nas áreas de epistemologia e saúde, modelos assistenciais e acolhimento na atenção primária, além de práticas de medicinas alternativas e complementares na atenção primária.

Sua experiência profissional engloba ainda organização de serviços de atenção primária à saúde, em gestão do trabalho de equipes de saúde da família e em medicinas alternativas e complementares.

Informações na secretaria do Programa, Bloco 10, sala 10, fone 44 3011-3871.

A Pró-Reitoria de Administração alerta sobre os prazos para confecção das carteiras de identificação dos alunos de graduação e pós-graduação, docentes e agentes universitários da UEM. De 29 deste mês a 1º de abril, das 8 às 12, das 14 às 18 e das 19 às 22 horas, no Dacese, serão atendidos os docentes, os agentes universitários e alunos de graduação e pós-graduação, que devem levar um documento com foto. O atendimento para os calouros de graduação e novos alunos de pós-graduação será de 4 a 15 de abril. Já os cursos de especialização devem encaminhar à PAD a relação de seus alunos, juntamente com foto e formulário preenchido.

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada (PGO) da UEM promove a aula inaugural da sua terceira turma do mestrado na próxima segunda-feira, dia 28, às 9 horas, no Anfiteatro Adelbar Antonio Sampaio, bloco F-67. A aula será ministrada pela professora Linda Wang, da Faculdade de Odontologia de Bauru/USP, com o tema Pesquisas Clínicas.

Wang faz revisão de artigos para periódicos indexados como European Journal of Oral Science, Photomedicine and Laser Surgery, Journal of Applied Oral Science, Brazilian Dental Journal. Realiza orientações de pesquisas com alunos de graduação e mestrado. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Dentística, atuando principalmente nos seguintes temas: adesão, erosão, cimento de ionômero de vidro e propriedades físico-mecânicas.

A aula contará com a participação do corpo docente e acadêmicos dos Programas de Pós-Graduação em Odontologia, nível mestrado, da UEM, UEL E Unopar (Londrina/PR), além do corpo docente do Departamento de Odontologia da UEM e demais convidados.

A Adecon Empresa Júnior de Consultoria da Universidade Estadual de Maringá divulgou em seu site, nesta terça-feira (22), a lista de aprovados na 1ª fase de seleção de novos integrantes, que ocorreu no último sábado (19). Segundo a Consultoria, 102 pessoas participaram desta etapa e 66 foram selecionadas para continuar na seleção.

A segunda fase, referente às dinâmicas em grupo e individuais, ocorrerá no próximo sábado (26), das 8h às 17h, no Bloco E-34, com intervalo para almoço das 11h às 13h 30min. Não será permitido atraso. Para a realização da primeira atividade do dia é necessário trazer uma caneta azul ou preta, não sendo permitida a utilização de lápis ou canetas de outras cores.

A Empresa Júnior presta consultorias na área de Gestão Estratégica, utilizando em sua metodologia ferramentas modernas e avançadas com base no instituto norte-americano PMI (Instituto de Gerenciamento de Projetos), para gerenciar os projetos internos e externos realizados na empresa. A estrutura conta com o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento. Todas as consultorias são acompanhadas qualitativamente por um Gerente de Projetos e conta com a orientação de professores da UEM.

A lista completa dos aprovados na 1ª fase pode ser conferida no site www.adecon.uem.br. A Adecon funciona das 8h45 às 11 e das 13h30 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, no bloco E-34, sala 11 B. Outras informações pelo fone 3011-4361 ou pelo site.