Notas

A conselheira sênior Ikue Matrsumoto, da Ritsumeikan Asia Pacific University (APU), localizada na cidade de Beppu-shi, estado de Oita-ken, no sul do Japão, esteve na UEM nessa segunda-feira (21). Ela estabeleceu os primeiros contatos com a UEM para mobilidade acadêmica, intercâmbio cultural e científico entre professores e alunos.

A instituição japonesa busca identificar docentes interessados em celebrar convênios nas áreas de Ciências Sociais, Ambientais, Enfermagem, Economia e Administração, entre outras. A APU desenvolve parcerias com vários países do mundo, inclusive, cursos de dupla diplomação com a Alemanha.

O Programa de Extensão Universitária (ProExt) divulgou o quarto Edital para encaminhamento de propostas extensionistas. Visto que o prazo para inscrição é bastante curto e, considerando que estas devem passar por aprovação em diferentes instâncias, a Pró-Reitoria de Extensão (PEC) criou um calendário.
Até o dia 04 de Abril, a PEC receberá as propostas (já aprovadas pelos departamentos) em cópia impressa e dentro do modelo divulgado pelo ProExt.
As propostas aprovadas pela PEC serão divulgadas e os responsáveis terão até o dia 11 do mesmo mês para encaminhá-las, via internet, na plataforma SIGPROJ do MEC.
O ProExt tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. Criado em 2003, abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social.

Estão abertas até domingo, dia 27, as inscrições do processo seletivo para contratação de 22 tutores a distância para atuarem junto ao curso de graduação em Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (oferta especial para professores inscritos na Plataforma Paulo Freire), na modalidade de Educação a Distância, da Universidade Estadual de Maringá. O curso é desenvolvido em convênio com o Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil/UAB.

Os tutores selecionados serão bolsistas do programa Universidade Aberta do Brasil, cuja remuneração será paga através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educacional (FNDE), para uma carga horária de 20 horas semanais, não representando nenhum vínculo empregatício entre os tutores e a UEM. Outras informações pelo site www.nead.uem.br/tutoria ou fone (44) 3011-5154.

Pessoas jurídicas sem fins lucrativos, como organizações não-governamentais ou fundações e associações privadas, podem concorrer ao Edital Bio&Clima – Lagamar da Fundação Grupo Boticário. O edital destinará R$ 300 mil para pesquisa científica relacionadas ao impacto das mudanças climáticas sobre espécies e ecossistemas na região do Mosaico de Áreas Protegidas do Lagamar. As inscrições devem ser feitas até 31 deste mês. Outras informações pelo site http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/PT-BR/Paginas/o-que-fazemos/editais/como-inscrever/default.aspx .

Nessa segunda-feira (21), o RU ofereceu um almoço vegetariano pelo Dia Mundial sem Carne, que existe desde 1985. No cardápio havia arroz, feijão, creme de milho, repolho chinês, tabule, barra de cereal e frutas.

A diretora de Assuntos Comunitários da UEM, Osana Ferreira, afirmou que iniciativa foi bem aceita pela comunidade acadêmica, que movimentou o restaurante. Foram servidas 2.145 refeições, lembrando que a média diária fica em torno de 1.800, e o máximo já atingido pelo RU foi de 2.200 almoços.

Dentro do evento Diálogos para Além da Academia, o engenheiro agrônomo Alvori Cristo dos Santos, técnico do Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais, profere a palestra Indicadores de Sustentabilidade Econômica para a Produção Camponesa Agroecológica. A palestra será na quinta-feira, dia 24, a partir das 19h30, na UEM, bloco H-12, Sala Paulo Freire. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

A promoção é da Escola Milton Santos de Educação do Campo/MST, Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável/UEM, projeto de ensino Políticas e Gestão no Brasil: educação no e do Campo do Departamento de Teoria e Prática da Educação/UEM, Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional/UEM, Espaço Marx  e Terra, Trabalho e Cidadania. Outras informações pelo e-mail emsdeedoc@gmail.com.

 A Universidade Estadual de Maringá promove, nos dias 18 e 19 de abril, o curso de extensão Redes Sociais e Hegemonia: Apontamentos para Estudos de Política Educacional. O evento será realizado no Anfiteatro 15 do Bloco I-12, das 13h30 às 17h30.

As inscrições poderão ser feitas, no período de 1 a 13 de abril, pelo site www.ppe.uem.br a uma taxa de R$ 10,00. São 150 vagas para o curso com carga horária total de 10 horas.

 A professora doutora Eneida Oto Shiroma ministrará o curso, ela pertence ao Departamento de Estudos Especializados em Educação, na Universidade Federal   de Santa Catarina (UFSC).

 O objetivo do curso é reunir pesquisadores, professores, discentes e outros interessados no aprofundamento sobre as mediações entre o global e o local, sobre como as recomendações dos projetos internacionais chegam às escolas e modificam discursos, práticas e relações em seu interior, influenciando a gestão e a organização do trabalho docente.

 O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, do Departamento de Fundamentos da Educação e do Departamento de Teoria e Prática da Educação. Informações pelo telefone (44) 3261-4839 e no site www.ppe.uem.br.