Notas

O PróResíduos, preocupado com a disposição inadequada de óleos de cozinha (usados), está lançando uma campanha de Coleta de Óleo Vegetal Usado, na qual passará a recolher esse material através de parceria com a empresa Ita Resíduos.

O óleo será reutilizado pela empresa e vai gerar benefícios para a UEM e para a comunidade maringaense, trazendo mais uma alternativa para a destinação do óleo de cozinha usado - um dos grandes vilões do meio ambiente. Além disso, a Ita deverá destinar uma pequena parte da quantidade coletada e transformada em materiais de limpeza, contribuindo com a diminuição dos custos de manutenção da Universidade.

Para participar do processo é necessário entregar o óleo usado em um dos onze pontos de coleta que estão espalhados pela UEM, que vão contar com bombas de 50 e 100 litros. Há bombas na Afuem, Cantina Central, Cantina do Bloco G-56, Creche, DSM, Copa I e II, Cantina do CAP, Garagem, Serralheria, Restaurante do HU e no Restaurante Universitário (RU).

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da UEM, promove uma palestra com o professor Charles Dalcanale Tesser, da Universidade Federal de Santa Catarina. O tema em debate será o cuidado na atenção primária à saúde. O evento foi agendado para o dia 24 deste mês, das 17 às 19h30, no auditório do Bloco C-67, no câmpus sede da Universidade. As inscrições devem ser feitas no local, a partir das 16h30, a uma taxa de R$ 5,00.

Tesser é médico, com residência em Medicina Preventiva e Social e especialização em Homeopatia. Possui doutorado em Saúde Coletiva e seus trabalhos de pesquisa e ensino figuram nas áreas de epistemologia e saúde, modelos assistenciais e acolhimento na atenção primária, além de práticas de medicinas alternativas e complementares na atenção primária.

Sua experiência profissional engloba ainda organização de serviços de atenção primária à saúde, em gestão do trabalho de equipes de saúde da família e em medicinas alternativas e complementares.

Informações na secretaria do Programa, sala 10 Bloco 10, fone 44 3011-3871.

 

Paulinho Schoffen & Cottonet-Clube fazem, no sábado, dia 26, um Tributo a Chico Buarque, no Teatro Oficina da UEM.

Segundo os integrantes do Cottonet-Clube, o show reverencia o artista contemporâneo mais significativo do Brasil. “Chico Buarque é um artista completo”, afirma o grupo. Compositor, intérprete, músico, dramaturgo e escritor, o carioca é hoje uma referência obrigatória em qualquer citação à cultura e à música popular brasileira. Sua influência é decisiva em praticamente tudo que aconteceu musicalmente no Brasil nos últimos 35 anos.

A única apresentação do Tributo a Chico Buarque começa às 20h30. O preço do ingresso promocional é de R$10,00. À venda na Cantina Central da UEM.

Inscrições para o curso de Especialização em Biotecnologia terminam no dia 15/03. Os interessados podem se inscrever pelo site www.dbc.uem.br. O curso promovido pelo Departamento de Biologia Celular e Genética, com aulas teóricas e práticas, é uma oportunidade para que biólogos, biomédicos, médicos, zootecnistas, agrônomos, veterinários, engenheiros de alimentos, farmacêuticos e outros profissionais que atuam direta ou indiretamente com a biotecnologia possam se atualizar em ferramentas da biologia molecular aplicadas na agroindústria, saúde e meio ambiente.

Informações também no Departamento, Bloco H-67, ou pelo fone (44) 3011-4680.

 

O grupo PET Economia da UEM realiza, em Maringá, no próximo sábado (19), o Circuito FIC INI - Formação do Investidor Consciente, em parceria com o Instituto Nacional de Investidores (INI) e o Departamento de Economia. O evento tem como objetivo mostrar o que é investimento consciente em ações e desmistificar certas idéias amplamente difundidas sobre este setor, mostrando que o mercado de ações pode ser usado para uma poupança de longo prazo.

Está confirmada a presença de renomados palestrantes na área, como por exemplo, Paulo Portinho, gerente geral do INI e autor dos livros Quanto Custa Ficar Rico e O mercado de ações em 25 episódios.

O evento começa às 8h30, no auditório do PDE, bloco B-33, no câmpus da UEM, com o credenciamento dos participantes. A abertura será feita por Paulo Portinho e João Paulo Fortunato, que vão apresentar o INI e os objetivos do evento. Em seguida, começa o minicurso sobre o Método e Ferramentas de Análise Fundamentalista do INI, com Paulo Portinho.

Depois de um pequeno coffee-break o chefe do Centro de Estudos do Mercado de Capitais, Félix Arthur Garcia, faz a palestra A CVM e o Mercado de Capitais – o papel do regulador. Em seguida, o coordenador de Suporte ao Acionista Eduardo Curvello fala sobre a Visão Geral da Petrobras.

Às 15h30 está programado o Workshop sobre Aposentadoria com Ações, com Paulo Portinho e, às 17 horas, o consultor da Futura Corretora Ltda, Walter R. Coutinho Junior, palestra sobre Estratégias no Mercado de Ações - seja um investidor disciplinado. E o evento será encerrado às 18h30, com sorteio de brindes.

Outras informações no site www.ini.org.br/circuito/site_maringa/index.html.

Será aberta, nesta sexta-feira (11), na UEM, mais uma turma do curso de especialização Enfermagem em Viabilidade Tecidual e Tratamento de Feridas. A solenidade será às 19h30, no auditório do mestrado em Enfermagem (bloco 2), com uma aula inaugural ministrada pela enfermeira e professora Marli Balan, da UEM, sobre o tema “Cenário atual e tendências no tratamento de feridas”. Ainda dentro das atividades iniciais do curso, neste sábado (12) a enfermeira Rita de Cássia Domanski, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), ministrará o curso “A prática clínica da prevenção e tratamento de úlceras por pressão”. Será das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, também no auditório do bloco 2. O curso de especialização, sob a coordenação da professora Magda Lúcia Félix de Oliveira, é oferecido pelo Departamento de Enfermagem da UEM, em conjunto com a Diretoria de Enfermagem do Hospital Universitário. Dirigido basicamente a enfermeiros, essa turma tem 40 alunos. Considerando que os cuidados e materiais específicos empregados na assistência a pacientes portadores de feridas são múltiplos e complexos, há, nesse caso, uma demanda por conhecimentos específicos, a fim de melhorar a qualidade de vida desse paciente. Por isso, o curso foi pensado para desenvolver competências humanas e técnico-cientifícas na avaliação, intervenção e investigação em prevenção e tratamento de feridas. Bem como discutir e implementar ações e que resultem em melhores práticas no tratamento do problema. Mais informações pelo telefone (44) 3011-9175.