Notas

José Roberto Lima Garcia

O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, e a vice-reitora, Neusa Altoé, acompanhados da chefe de Gabinete da Reitoria, Magda Lúcia Félix de Oliveira, deram, hoje (1º), as boas-vindas aos novos chefes de divisão e encarregados de setores do hospital universitário. Prates Filho disse que era possível fazer muito, com muito pouco, e com eficiência. Graduado em matemática, o reitor usa de sua formação para comparar os problemas enfrentados pelo HUM com um “problema bem posto”, ou seja, que tem solução.

O Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL desenvolve atividades de recepção a seus alunos de mestrado e doutorado em ambas instituições. Hoje de manhã (1º), na UEM, houve uma mesa-redonda sobre as políticas de gestão, formação e perspectivas do PEF. Na UEL, no anfiteatro da Morfologia, a solenidade será na quinta-feira (3), a partir das 9 horas. Estão previstas as mesas-redondas Produção de Conhecimento e Processo de Formação no PEF: relatos de egressos; Processo de Internacionalização do PEF: experiências de pesquisa no exterior; a palestra Pós-Graduação e Produtivismo Acadêmico. Além disso, serão apresentados os professores do programa e feito o registro fotográfico dos alunos da primeira turma de doutorado.

Os interessados em participar das atividades em Londrina devem entrar em contato com a secretária do PEF e reservar lugar no veículo que fará o transporte para a UEL. Fone 3011-4470 ou e-mail sec-def@uem.br.

A Genesis Agroscience, vinculada à Incubadora Tecnológica de Maringá, oferece curso prático de Oratória, no dia 19 deste mês, das 8 às 18 horas, na UEM, no bloco 14. Henrique Nieddermeyer enfocará temas como perda da inibição, técnicas para falar em público, tom de voz, uso do microfone e apresentação de trabalhos, congressos e de TCC em bancas. As inscrições devem ser feitas, a um custo de R$ 100,00, na Genesis. Fone 3029-9161, ramal 226, ou 9969-1562, e-mail gênesis.ambiental@gmail.com.

A Universidade Estadual de Maringá, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação, promove a Conferência Trabalho e Subjetividade com o professor Giovanni Alves, da Unesp de Marília, na sexta-feira (4), às 19h30, no auditório do bloco I-12. Na ocasião será lançado o livro do conferencista, intitulado Trabalho e Subjetividade: ensaio sobre o metabolismo social da reestruturação produtiva do capital, publicado pela Boitempo Editorial. A obra apresenta um estudo sobre a natureza da morfologia social da reestruturação produtiva do capital, a partir de pesquisas desenvolvidas como bolsista-produtividade do CNPq. (2004-2007). Além disso, será lançado o documentário Alfaiates de Marília, de Giovanni Alves e de Rodrigo Gobbi, que faz parte do projeto Cine Trabalho.

Também promovem o evento o Grupo de Estudos e Pesquisas de Políticas Públicas e Gestão da Educação na América Latina e Caribe (UEL/UEM) e a Rede de Estudos do Trabalho, que envolve pesquisadores de diversas instituições e universidades brasileiras. As inscrições devem ser feitas até quarta-feira (2) pelo site www.ppe.uem.br. A taxa é de R$ 10,00. Outras informações pelo fone 3011-4853.

A empresa Gênesis Agroscience Desenvolvimento Sustentável, vinculada à Incubadora Tecnológica, oferece nova turma de Sisleg (Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Legal). O curso teórico-prático será ministrado no dia 19 de março, das 8 às 18 horas, na UEM, no bloco 14. As inscrições devem ser feitas na Gênesis, no bloco 14, fones 3029-9161, ramal 226, e 9969-1562 ou e-mail gênesis.ambiental@gmail.com.

Dentro do projeto de extensão Atenção Integral a Saúde do Trabalhador: práticas e alternativas, está sendo oferecido o curso de Tai Chi Chuan. Podem participar servidores e alunos da UEM. Não é necessário fazer inscrição, basta comparecer às aulas às quartas-feiras, a partir das 17h30, na quadra da Anpacin. Elas são ministradas pelo professor Nagano e sua esposa, que atuam como voluntários. Outras informações com o coordenador do projeto Ailton Santos, fone 3011-4312.

O reitor Júlio Santiago Prates Filho participou da reunião mensal da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), realizada na última quarta-feira (23), em Brasília, quando foram discutidas, entre outras questões, a participação das instituições no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), realizado em 2010. O processo seletivo do Sisu a ser realizado no primeiro semestre de 2011 selecionará candidatos a vagas para ingresso em cursos no primeiro semestre e, em algumas instituições, também para o segundo semestre de 2011.

Também no encontro da Abruem, os reitores debateram a criação de câmeras técnicas de suporte à entidade, como as de graduação, pós-graduação, extensão e de internacionalização. Esta última foi uma sugestão apresentada pelo reitor da UEM e que foi acatada por unanimidade pelos integrantes da Abruem.