Notas

Termina nesta terça-feira (18), o prazo de inscrição para o Processo Seletivo Simplificado com vista à contração temporária de um enfermeiro para a Universidade Estadual de Maringá (UEM). O candidato deve ter experiência comprovada de, no mínimo, um ano atuando na função. O salário base é de R$ 2.237,34. O edital de chamada é o nº 568/2010-PRH. Ele pode ser visto no site www.uem.br/concurso.

 

 

 

Foto: Fernando Augusto
O reitor Júlio Santiago Prates Filho e a vice-reitora Neusa Altoé compareceram à solenidade de posse de Fernando Augusto Mello Guimarães na presidência do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, ocorrida, ontem (13), em Curitiba.

Além de desejar um bom trabalho ao novo presidente, os dirigentes da UEM colocaram a instituição à disposição do TCE. Guimarães (na foto, ao centro) prometeu investir na criação e fortalecimento de uma rede de controle do uso do dinheiro público, formada pelas diversas instâncias de governo, e estimular o controle social, exercido pela sociedade civil organizada. Eleito para o biênio 2011-2012, Guimarães disse que vai incentivar a participação popular, a realização de audiências públicas e promover a transparência são princípios que vão orientar a sua administração. Aprovado em concurso público em 1994 para o cargo de procurador, Guimarães é, em 63 anos de existência do órgão, o primeiro servidor de carreira a dirigi-lo.
A solenidade de posse da nova diretoria do TCE reuniu cerca de 500 pessoas na sede do órgão, no Centro Cívico. A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Federal, deputado Marco Aurélio Maia (PT-RS), do presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Benjamin Zymler, do governador Beto Richa (PSDB), do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Nelson Justus (DEM), do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Celso Macedo, e do prefeito de Curitiba, Lucia(PSB), entre outras autoridades. No evento, o conselheiro Artagão de Mattos Leão assumiu a vice-presidência da Corte e o conselheiro Nestor Baptista, a corregedoria-geral da Casa.


 

O reitor Júlio Santiago Prates Filho e a vice-reitora Neusa Altoé prestigiaram, na última terça-feira (11), em Curitiba, a posse do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Alípio Santos Leal Neto. Na solenidade conduzida pelo professor Nildo José Lübke, que deixou o cargo, o novo secretário disse que a expectativa em coordenar a pasta é muito grande, porém há muitas avaliações a serem feitas.
Alípio destacou a importância que a Seti tem no desenvolvimento e na produção científica do Estado. E salientou que as instituições vinculadas à Secretaria exercem papel determinante no desenvolvimento social do Paraná.
O reitor da UEM já havia visitado o novo secretário, no dia 5 deste mês, assim que ele foi confirmado no cargo. Naquela ocasião, Júlio Santiago declarou apoio e parabenizou Leal pela indicação. O reitor ainda colocou a UEM à disposição da Seti e destacou a importância do sistema de ensino superior para o desenvolvimento do Estado.
 

Foto: Leandro Taques

O reitor e a vice-reitora da UEM, Júlio Santiago Prates Filho e Neusa Altoé, prestigiaram a cerimônia de posse de uma parte dos conselheiros do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA)/Paraná, ocorrida na última segunda-feira (10). Na foto, o reitor e a vice aparecem ao lado dos professores Paulo Tadeu Romani (Arquitetura e Urbanismo), Antonio Belincanta (Engenharia Civil) e Telmo Tonin (Agronomia). Tonin já é conselheiro (terceiro mandato), mas Romani e Belincanta assumiram no dia 10 como conselheiros, tendo como suplentes, respectivamente, Anibal Verri Júnior e Osni Pereira. O suplente de Tonin é Alessandro De Lucca Braccini.


A solenidade, com a presença de mais de 300 pessoas, marcou a Renovação do Terço do Colegiado 2011, promovida pelo Conselho. No evento foram empossados os novos conselheiros com mandatos de 2011 a 2013, que passam a integrar as Câmaras Especializadas de Agronomia, Arquitetura, Geologia e Engenharia de Minas e Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica e Metalúrgica e Química, representantes de cinco entidades de ensino e 15 entidades de classe paranaenses. O engenheiro Álvaro Cabrini Jr, que é de Maringá, preside o órgão. Júlio e Neusa parabenizaram Cabrini e os novos conselheiros, desejando-lhes uma boa atuação à frente do CREA. O Conselho faz a fiscalização, o controle, a orientação e o aprimoramento do exercício das atividades profissionais da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia.

Com 76 anos de atuação, promove ações para o crescimento do Estado, melhoria do ambiente de trabalho e garantia dos direitos de mais de 55 mil profissionais registrados.

O CREA está presente nas principais cidades do Estado, onde estão as Regionais de Apucarana, Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa, e em 36 Inspetorias.
 

Os premiados com o ministro Orlando Silva e a orientadora Larissa LaraDos 51 trabalhos vencedores do 2º Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social, três são da UEM. A entrega da premiação ocorreu em 16 de dezembro em Brasília, com a presença do ministro Esporte, Orlando Silva, e a secretária nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer, Rejane Penna Rodrigues. O ministro agradeceu aos pesquisadores, professores, universitários e gestores participantes pela brilhante contribuição que deram ao esporte nacional.

Os premiados da UEM foram Renato Rangel, pós-graduando do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL, segundo lugar Região Sul na categoria Relato de Experiência; Thaís Godoi de Souza, primeiro lugar Região Sul na categoria Trabalho de Conclusão de Curso; e Cléia Renata Teixeira Souza, docente colaboradora do DEF/UEM, segundo lugar Região Sul Dissertação de Mestrado.

Os premiados com o ministro Orlando Silva e os professores Lara e PimentelOs professores Larissa Lara (orientadora de dois dos três trabalhos da UEM premiados) e Giuliano de Assis Pimentel, do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL, participaram da solenidade de premiação e também da Reunião da Rede Cedes - Rede de Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer - da Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer (SNDEL).

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá aceita aluno não-regular. Os interessados devem se inscrever de 24 a 26 deste mês, a uma taxa de R$ 150, no bloco C-34, sala 5. Há vagas nas disciplinas de Economia Quantitativa (1), Agricultura e Desenvolvimento Econômico (até 10 na turma), Economia do Setor Público (até 10), Economia Institucional (até 10), Teoria Microeconômica II (até 3) e Tópicos Avançados em Macroeconomia: Keynes (até 28). A previsão é que as aulas comecem em 1º de fevereiro. Outras informações pelo fone 3011-4987, e-mail sec-pce@uem.br ou site www.pce.uem.br.