Notas

A Universidade Estadual de Maringá sediou, hoje (10), o 1o Encontro Presencial do Processo de Capacitação do Ensino a Distância. O evento reuniu tutores, coordenadores e professores de todos os polos do Ensino a Distância (EAD) da Universidade Estadual de Maringá, tanto da graduação quanto da pós-graduação.

Nos períodos da manhã e da tarde, os assuntos tratados foram políticas públicas de EAD, sistemas de tutoria, e produção de material didático.

A programação contou com palestras ministradas pelos professores Maria Luisa Furlan Costa e João Batista Pereira, além da colaboração dos coordenadores dos cursos a distância.

A capacitação tem duração total de 32 horas, dividida em quatro encontros: o de hoje e outros três que serão realizados em 2011.

 

 

 

O público lotou a Oficina de Teatro para ouvir a apresentação da violonista croata Ana Vidovic ontem (9) à noite. Considerada uma das melhores violonistas do mundo, ela também ministrou um masterclass a convite do Departamento de Música da UEM, realizado ontem pela manhã.

Hoje (10), Vidovic foi recebida em audiência pelo reitor da UEM, Júlio Prates Santiago Filho, e pela vice-reitora, Neusa Altoé.

A violonista está no Brasil para uma turnê até o dia 13, com apresentações em diversas cidades.

O Coro Feminino do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UEM comemora seus cinco anos de atividades com um concerto especial na terça-feira, dia 14. O grupo contará um pouco de sua história e apresentará todo o repertório musical trabalhado durante este ano. O concerto começa às 20 horas, na Casa de Cultura do Jardim Alvorada, à Av. Sophia Rasgulaeff, nº 693, com entrada franca.

Esse Coro faz parte do projeto de extensão Corais do Departamento de Música da UEM e é formado por funcionárias, professoras e alunas da UEM, além de pessoas da comunidade externa. Tem como objetivos a formação técnico-vocal das participantes, a vivência artística e integrativa através da atividade do canto coral e o aprimoramento musical das coralistas e dos monitores estagiários através de um repertório musical diversificado. A direção musical é da professora Andréia Anhezini.

Na primeira parte do concerto, professores e alunos do Departamento de Música homenageiam os 80 anos de vida do compositor brasileiro Edmundo Villani-Côrtes. Serão executadas obras para coro, piano solo, piano a quatro mãos, duos de piano e flauta e também piano e canto.

Villani é mineiro e desde muito cedo começou a desenvolver seus trabalhos musicais como intérprete e compositor. Excelente pianista, percorre com talento e beleza diferentes estilos musicais, compondo tocando e criando arranjos de música erudita, popular ou jazz para as mais variadas formações instrumentais e vocais.

A Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá (EMU/UEM) está com inscrições abertas para os cursos Básico em Música e Técnico em Instrumento Musical. Para cursar o Básico, o candidato deve possuir conhecimento musical elementar, teórico e instrumental, e estar cursando, no mínimo, a 5ª série do ensino fundamental. São ofertadas aulas em flauta doce, flauta transversal, piano, violão e violino.

As inscrições vão até o dia 22 deste mês, fecham para o recesso de fim de ano e reabrem de 1º a 7 de fevereiro de 2011. Os candidatos deverão realizar teste de Escrita e Percepção, no dia 15 de fevereiro, das 19 horas às 21h30; e prova prática, no dia 16. Os selecionados devem fazer matrícula de 21 a 23 de fevereiro.

Os candidatos ao curso Técnico em Instrumento Musical já devem ter concluído ou estar cursando o Ensino médio ou equivalente. Podem também concorrer às vagas alunos já concluintes do Curso Técnico em Música, desde que realizado nos últimos cinco anos. São ofertadas aulas de flauta transversal, piano e violão. Os selecionados vão cursar módulos de Formação Musical, Música em Conjunto e Práticas Profissionais.

As inscrições vão até o dia 22 deste mês, também fecham para o recesso de fim de ano e reabrem de 1º a 14 de fevereiro de 2011. Os inscritos serão selecionados por uma prova, que será realizada entre 14 e 17 de fevereiro.

O horário de atendimento da EMU é das 8 horas às 11h30; das 14 horas às 17h30; e 19 às 22 horas. Outras informações pelo e-mail sec-meu@uem.br ou pelo telefone 3011-4383.

Ana Lúcia Rodrigues, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá e coordenadora do núcleo local do Observatório das Metrópoles, participou da 11ª Conferência das Cidades realizada nesta terça (7) e quarta-feira (8), em Brasília.

A sustentabilidade das cidades foi o tema desta edição do evento, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara sob o tema O Futuro das Cidades no Novo Contexto Socioambiental. A proposta foi identificar os problemas e propor soluções para que cidade e o meio ambiente coexistam de forma harmônica.

Segundo a pesquisadora da UEM, além dos riscos ambientais, o adensamento das grandes cidades está gerando metrópoles sem coesão e planejamento. “Os próprios cidadãos resolvem os problemas de mobilidade e de moradia. Daí surgem favelas e ocupações irregulares”, explicou.

Ana Lúcia defendeu a adoção urgente de políticas capazes de solucionar o problema da ocupação das cidades e destacou que o Brasil passa por um momento bastante oportuno para o planejamento urbano. “Estamos passando por uma transição demográfica, em que a demanda por serviços e moradias nas cidades tende a se estabilizar”, comentou.

O Departamento de Química está com vaga de bolsa trabalho para acadêmicos dos cursos de graduação da UEM. Podem se candidatar acadêmicos do curso de Química ou áreas afins, com conhecimento em criação e manutenção de homepages. Horário preferencial de trabalho, durante o período letivo, das 19 às 23h, de segunda a sexta-feira. Interessados devem entrar em contato com o DEQ, no bloco 22, sala 12 ou pelo telefone 3011-4334.