Notas

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da UEM abre 36 novas vagas para o mestrado. Com área de concentração em Infraestrutura e Sistemas Urbanos, o curso é voltado para graduados em Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e áreas afins. O PEU é estruturado para que o aluno tenha não só o necessário domínio conceitual e prática de projetos em sua linha de pesquisa escolhida, ou seja,  Infra-estrura e Tecnologia Urbana ou Planejamento e Gestão de Sistemas Urbanos, mas também conhecimentos básicos em outras linhas de pesquisa correlatas à sua esfera de atuação, bem como exercitar a prática integrada da intervenção urbana.

As inscrições serão aceitas até 15 de fevereiro. As provas serão realizadas no dia 1º de março. As aulas começam em 21 de março. Outras informações na secretaria do PEU, bloco C-67, fone 3011-4052, site www.peu.uem.br ou e-mail sec-peu@uem.br.

Nesta quinta feira (2), no Auditório Ney Marques, às 18h30, o Cinuem encerra as atividades da temporada 2010, exibindo o clássico A Felicidade não se Compra. Filme de 1946, em P&B, de 130 min., dirigido pelo italiano, naturalizado norte-americano, Frank Capra (1897-1991).

Amparado no conto natalino de Philip Van Doren Stern (1900-1984), Capra realizou um dos filmes mais otimista da história do cinema, posteriormente, popularizado pela TV. Dirigindo James Stewart (1908-1997), Donna Reed (1921-1986), Lionel Barrymore (1878-1954) e Henry Travers (1874-1965), Capra construiu um filme antológico, imperdível. Sua crença na espécie humana, nos embates enfrentados pelos indivíduos idealistas frente às instituições corruptas, é a referência, a marca deixada por sua extensa filmografia.

Os comentários estarão sob a responsabilidade da coordenadora do Cinuem, Fátima M. Neves.

O time masculino Hawks Maringá Rugby conquistou o Campeonato Paranaense de Rugby no dia 27 de novembro, vencendo o jogo final contra o Curitiba Rugby Club, no Câmpus da Paraná Esporte, em Curitiba - PR por 30 x 20. A UEM e a CDR apóiam os treinamentos do time que conta com a participação de acadêmicos de diversos cursos da UEM. Além de ceder o campo semanalmente para treinos, a preparação física dos atletas também ocorre na UEM, na Academia de Musculação do DEF/CDR/CEAF.

O time de Rugby foi tema do trabalho de monografia da acadêmica Camila de Fátima Trindade, do curso de Educação Física, que pesquisou os “Efeitos do treinamento de resistência e força explosiva na execução do tackle em jogadores de Rugby.” Outras informações do site: www.maringarugby.com.

A UEM aceita inscrições para o curso de especialização em Fisiologia Humana, no qual serão abordados diversos aspectos do funcionamento do organismo humano no contexto interdisciplinar. Os interessados devem se inscrever até 11 de fevereiro, no Departamento de Ciências Fisiológicas da UEM, bloco H-79, sala 112, com a entrega da documentação exigida.

Destinado a biólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, médicos, psicólogos, enfermeiros, professores e outros profissionais das áreas biológicas e da saúde, o curso começa em 26 de fevereiro. Será ministrado aos sábados de manhã e à tarde.

Outras informações pelo fone 3011-1379, site www.dfs.uem.br.

O Grupo TAP UEM faz uma participação especial no Musical Love, que conta a história de Lucy e Jude. Ele será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, a partir das 20h30, no Teatro Calil Haddad, numa promoção da Academia Daisa Poltronieri. A trilha sonora, em sua maioria, será com músicas dos Beatles, nas versões jazz, chorinho, pop e rock. O espetáculo comemora os 50 anos da mais famosa banda musical de todos os tempos. Serão apresentadas coreografias de jazz, sapateado americano, contemporâneo e ballet. Outras informações pelo fone 3269-2847.

A partir desta quarta-feira (1º) até 15 de janeiro, a UEM fará parte do roteiro da Locomotiva do Provopar, que circula pelos principais pontos turísticos. A Locomotiva parte da Praça Napoleão Moreira da Silva. O trecho na UEM compreende a Reitoria, Museu da Bacia do Paraná, Biblioteca Central, Jardim Japonês do IEJ. A partir de 20 de dezembro, os horários serão ampliados na UEM.