Notas

A noite de quarta-feira (24) será musical na Oficina de Teatro da UEM. Está programada a apresentação da Camerata Luzamor, com o repertório de Bach, Vivaldi, Mozart, Grieg, Delibes e Ernani Aguiar, e também do Duo de Flauta e Piano, a partir das 20h30, com entrada franca. O flautista Diogo Wasilinski interpreta peças do repertório para flauta, acompanhado pelo pianista Geraldo Majela Ribas. A Camerata será regida pelo maestro e pianista Hideraldo Grosso. O evento faz parte dos Recitais de Formatura do Curso Técnico em Instrumento – Formação Profissional e é promovido pela Escola de Música da UEM.

 

A professora Larissa Michelle Lara representou a UEM na Reunião Científica da Rede de Cooperação Acadêmica (Cooperac Dança), de 11 a 13 deste mês, na Unesp. A rede é formada por quatro Programas de Pós-Graduação (Educação Física-UEM-UEL; Instituto de Artes-UNESP-SP; História-UFG; e Escola de Teatro-UNIRIO) e um curso de graduação em Dança (UFV). Os objetivos da rede são: realizar intercâmbio institucional; contribuir para a produção do conhecimento e de materiais de conteúdo científico cultural; interagir com a comunidade artística para que aspectos reforçadores da ruptura teoria/prática sejam discutidos, refletidos e minimizados para proporcionar ao profissional da área oportunidades de expor e vivenciar novas possibilidades nas faces e interfaces da Dança; colaborar na articulação e diálogo entre os pesquisadores e grupos de pesquisas que atuam no campo de estudos da Dança e afins; realizar intercâmbio de conhecimentos na comunidade acadêmica brasileira e internacional, com o estabelecimento de uma rede de pesquisadores, artistas, estudantes e profissionais, entre outros.

Durante o evento, foi lançado o livro do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade DEF/UEM/CNPq, organizado por Lara, intitulado Abordagens Socioculturais em Educação Física. A obra é financiada pela Fundação Araucária, editada pela Eduem (2010), e conta com a participação de oito professores do DEF/UEM, uma professora da UFV e um professor da Faculdade de Motricidade Humana – FMH-Portugal. Tempo livre, lazer, infância, lúdico, capoeira, dança, ginástica, estigma, deficiência, formação e avaliação são os temas constituintes da obra, os quais representam campos de interesse dos autores a partir do reconhecimento de estudos que fazem sua interlocução com as ciências humanas e sociais, retornando à Educação Física de forma a ampliar seu alcance interpretativo.

A Diretoria de Ensino de Graduação informa que os professores que coordenam Projetos de Ensino devem encaminhar relatório com as horas atividades desenvolvidas pelos alunos nos projetos, referente ao ano letivo de 2010, até 10 de dezembro, para a DEG. As informações são necessárias para a implantação das Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos.

A Diretoria de Ensino de Graduação informa que os professores que coordenam Projetos de Ensino devem encaminhar relatório com as horas atividades desenvolvidas pelos alunos nos projetos, referente ao ano letivo de 2010, até 10 de dezembro, para a DEG. As informações são necessárias para a implantação das Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos.

A Orquestra de Flautas da Universidade Estadual de Maringá, que iniciou suas atividades em setembro de 2009, realiza um concerto na Oficina de Teatro da UEM, no dia 26 deste mês, a partir das 20h30, com entrada franca. Sob coordenação do professor Bernhard Fuchs e regência da professora Andréia Anhezini e do acadêmico Natanael Calefi Pereira, a Orquestra de Flautas é integrada por acadêmicos do Bacharelado e da Licenciatura da classe de flauta transversal do curso de Música, alunos da Escola de Música da UEM e participantes da comunidade externa. Segundo Fuchs, a Orquestra tem objetivos didáticos e artísticos, possibilitando o acesso a um ambiente de desenvolvimento profissional para seus integrantes, ampliando sua formação musical e preparando-os para o mercado de trabalho na área musical. 

Serão apresentadas obras de compositores nacionais e estrangeiros. Destacam-se o Concerto III Opus 1, de Joseph Bodin Boismortier (1689-1755); O Andante em dó maior para flauta e orquestra de Wolfgang Amadeus Mozart;  Galway Fantasie, escrita para a comemoração do aniversário de 70 anos do grande flautista irlandês James Galway; Quadrilha, de Ronaldo Miranda; Apanhei-te Cavaquinho, de Ernesto Nazareth, arranjado para flautas por Murilo Barquette, e a estréia do Divertimento n.º 1 para Orquestra de Flautas e Tuba, de Wellington Eleutério Alves, acadêmico do curso de Música e integrante da Orquestra desde a sua criação.  

Os flautistas são Karen Guimarães, Paulo Cezar Camargo, Wellington Eleutério Alves; Antonio Dimas e Carolina Cardoso; Marcelo Bastos, Douglas Cadete Lopes; Aline Ferreira e Renato S. de Moraes; na Flauta Contralto:  Diogo Wasilinski; e na Flauta Baixo: Bernhard Fuchs.

Os cursos de extensão do Departamento de Engenharia Civil da UEM serão divulgados no Orkut. Eles poderão ser acompanhados pelo perfil Cursos Extensão DEC/UEM, no endereço www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=7319415881192406570.

No início de 2011, será disponibilizado o calendário dos cursos para o primeiro semestre. Os interessados poderão entrar em contato com o professor Hugo Sefrian Peinado, organizador dos cursos, pelo Orkut ou pelo e-mail hspeinado@gmail.com. Segundo Peinado, a previsão é que sejam oferecidos os cursos de AutoCAD 2D, Arqui 3D e MS Project, dentre outros softwares.