Notas

O artigo Antropometria para a Confecção - Dados de Cianorte e Região, apresentado no Simpósio de Engenharia de Produção (Simpep), realizado em Bauru-SP, recebeu menção honrosa por ter sido considerado o melhor artigo na área temática de Ergonomia e Segurança do Trabalho.

O artigo é fruto de estudos teóricos e pesquisas com mais de 100 mulheres de Cianorte e região. Um grupo de pesquisadores coletou dados métricos do corpo (cabeça, mãos e pés direitos, circunferências e medidas gerais), além de informações da percepção das voluntárias quanto ao uso de acessórios e peças do vestuário. Esses dados deram subsídio para a publicação de alguns eventos científicos, entre eles, o artigo premiado.

Esta pesquisa envolveu a participação de três docentes do Departamento de Design e Moda: Cristina do Carmo Lucio e Bruno Montanari Razza, do curso de Design de Produto, e Carla Hidalgo Capelassi, do curso de Moda. Também contribuíram duas discentes do curso de Design de Produto: Aline Aristides Bazán e Alessandra Sumiko Tanabe. As alunas participam da pesquisa desde o primeiro ano de faculdade e estarão apresentando seus Trabalhos de Conclusão de Curso neste fim de ano.

Além desta homenagem recebida no dia 8 de novembro, pela professora Alessandra, em Bauru, o este artigo, juntamente com os melhores de cada área, fará parte de uma edição especial da revista científica Gepros, com qualis B nacional.

No último dia 12,  acadêmicos do terceiro ano de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e colaboradores promoveram a Bacana Gincana, no Lar Escola de Maringá.

O evento, de caráter pedagógico, teve a participação de 145 crianças, com idades entre 7 e 11 anos, atendidas pela entidade beneficente Lar Escola de Maringá. As atividades recreativas tiveram o objetivo de estimular os valores culturais, éticos e sociais, visando contribuir para a formação das crianças.

Partindo do entendimento de que o brincar associado à cultura faz parte do desenvolvimento dos indivíduos, os acadêmicos, amparados pelas instituições Lar Escola, Solomar e o site Maringá.Com, direcionaram a gincana a partir do tema Brincadeiras antigas, com o objetivo de oportunizar a vivência de brincadeiras que faziam parte do repertório de seus pais e avós.

Ainda de acordo com os acadêmicos, tão importante quanto os benefícios gerados pela prática da atividade física, foi a oportunidade de participar e contribuir no processo de desenvolvimento físico, mental e cultural das crianças.

O IEJ promoveu semana passada, no anfiteatro Dacese, a Tarde Cultural: Cultura e Língua Japonesa. O evento marcou o dia da cultura, comemorado no Japão no dia 3 de novembro, e foi realizado com o objetivo de divulgar a cultura nipônica.

A programação contou com oficinas de shodo (caligrafia japonesa), furoshiki (embalagem tradicional japonesa), origami (decorando o natal com origami), shogi (xadrez japonês) e karaokê de música japonesa.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UEM aceita inscrição para os cursos de mestrado e doutorado até o dia 26 deste mês.

Os candidatos inscritos no curso de mestrado serão selecionados por uma Comissão de Seleção composta por professores do PEQ,  que analisará todos os documentos apresentados e classificará os candidatos de acordo com o desempenho acadêmico, técnico e científico.

Para se inscrever no Doutorado os interessados deverão escolher primeiramente o orientador da tese e linha de pesquisa desejada para elaborar, com o endosso do orientador, o Plano de Pesquisa com a proposta de trabalho a ser desenvolvida no curso.

A seleção será feita em dezembro e o resultado divulgado em janeiro. Outras informações no site www.deq.uem.br/peq ou pelo telefone (44) 3011-4787 ou 4745.

O Departamento de Engenharia Química da UEM aceita inscrição para o curso de especialização em Gestão Ambiental até o dia 17 de dezembro. O objetivo geral do curso é a formação de recursos humanos capacitados a adaptar as empresas ao gerenciamento ambiental e às normas da série ISO 14000.

Os candidatos serão selecionados pela análise de currículo. As aulas terão início em 18 de março e serão ministradas sempre às sextas-feiras, das 19h30 às 23h30 e  sábados das 7h30 às 13h30.

A mensalidade do curso foi estipulada em 20 parcelas de R$ 290,00. Também será cobrada a taxa de inscrição no valor de R$ 50,00. Para outras informações acesse www.deq.uem.br ou ligue para (44) 3261-4778.

No dia 24 deste mês, a partir das 19h30, o Proação Ambiental UEM realiza o Ciclo de Debates Gestão e Educação Ambiental Nas Universidades.

As professoras Célia Regina Granhen Tavares e Ana Obara apresentam o tema no auditório do Dacese, no CâMPUS da UEM. O evento é aberto à comunidade universitária e externa.

Informações pelo e-mail proacaoambientaluem@googlegroups.com.