Amamentação

Iniciativa busca reforçar a importância do aleitamento materno e oferece conforto para as mães que visitarem a feira

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), disponibilizou em seu estande na Expoingá 2024, um espaço de amamentação para as lactantes que estão visitando a feira. Além de poderem amamentar seus filhos com mais conforto, as mães também recebem orientações e tiram dúvidas com a equipe de enfermagem materno-infantil.

Segundo a coordenada do Banco de Leite Humano do HUM, Christyna Beatriz Tavares, essa iniciativa é importante porque incentiva e estimula o aleitamento materno e ao mesmo tempo promove a amamentação num local de grande alcance. “Todos os anos a gente coloca um estande para divulgar nosso trabalho. Dessa vez resolvemos trabalhar em conjunto com a maternidade. Com isso conseguimos um espaço mais organizado”, destaca.

No espaço materno-infantil do HUM são oferecidas orientações sobre o parto natural, plano de parto, hora ouro no nascimento, visitas guiadas à maternidade, cuidados na UTI Neonatal, além da importância da amamentação para a mãe, bebê e comunidade.

Serviços que serão oferecidos à população durante a Feira

O Hemocentro está presente sanando dúvidas e incentivando a doação de sangue e medula óssea. A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante mostra seu trabalho no incentivando a doação de órgãos. Já o Centro de Controle de Intoxicações esclarece sobre cuidados para evitar a presença de animais peçonhentos, acidentes que possam levar a intoxicações seja por medicamentos, domissanitarios e outros.

O Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar divulga o trabalho realizado em educar as crianças hospitalizadas. Além disso, em parceria com o Departamento de Odontologia (DOD) são apresentados importantes projetos na área de saúde bucal, que incluem pacientes de todas as idades. São eles: Clínica do Bebê; Sorrir com Saúde; Renais – pacientes renais crônicos; Vida - pacientes oncológicos; Pequenos Gestos Grandes Sorrisos; Diagnóstico, tratamento e epidemiologia das doenças da cavidade bucal - (Lebu); Sorriso na Terceira Idade; Centro Especializado Maringaense de Traumatismo (CemTrau); Reabilitação Bucal e Sorriso Odonto. Também estão presentes a Liga Acadêmica de Dentística e Estética (Lade); a Liga Acadêmica de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (Laopne); o Centro Acadêmico e a empresa júnior Insight.

A Expoingá 2024 ocorre no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro até dia 19 de maio.