Ageuni logo CAPA

Instituição que mais captou recursos para projetos que resultarão em desenvolvimento regional por meio de pesquisa

Nesta quarta-feira (29), celebrou-se o primeiro aniversário da instalação e posse do Comitê Gestor Regional do Programa Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A cerimônia realizada no ano passado contou com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona.

A Ageuni é um programa da Seti que visa permitir que a universidade receba demandas de prefeituras da região para elaborar projetos em diversos segmentos. As áreas prioritárias incluem agricultura, biotecnologia, saúde, educação e economia.

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/UEM) é responsável pelo programa na universidade. Os professores da instituição contribuem para o desenvolvimento de Maringá e outras cidades do estado, impactando cooperativas, municípios e empresas de diversos portes.

O programa tem como objetivo proporcionar suporte financeiro às propostas institucionais, oferecendo infraestrutura para a constituição de espaços físicos da Ageuni em cada universidade pública estadual. A ação envolve a criação de espaços físicos com identidade visual específica nas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES). Esses pontos promovem a conexão entre a comunidade acadêmica e o público externo, atendendo às demandas através das competências existentes nas universidades.

A Ageuni UEM foi a instituição que mais captou recursos para projetos que resultaram em desenvolvimento regional por meio de pesquisa no estado, totalizando aproximadamente 7 milhões de reais em 16 projetos. Os recursos vieram do Fundo Paraná e da Secretaria Estadual da Fazenda.

Para o reitor Leandro Vanalli, a UEM mostrou seu potencial de desenvolvimento: “Estamos completando um ano da presença da Ageuni na nossa universidade. Os 16 projetos que a UEM conseguiu captar representam a maior captação no âmbito das universidades estaduais. São projetos demandados pelos municípios e por empresas que precisam de soluções que venham da nossa capacidade de pesquisa e de produzir ciência de qualidade, com excelência. É isso que a UEM tem feito. Esses projetos, há um ano organizados e agora iniciando a execução, mostram o potencial de desenvolvimento que a UEM tem para todo o nosso território, sobretudo na nossa região. Da nossa parte como gestão, como reitoria, apoiamos esses projetos e incentivamos que, nos próximos capítulos da presença da Ageuni no Estado, a UEM possa promover mais e mais projetos em prol do desenvolvimento da nossa região. Parabéns a todos os coordenadores e ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) por estarem à frente desse projeto”.

Segundo a professora Keila, "essa quantidade de propostas foi resultado de várias reuniões de apresentação do edital e da mobilização de professores, Sebrae, atores do ecossistema de inovação, ambientes de inovação e outros parceiros da região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar), Associação dos Municípios do Médio Noroeste (Amenorte) e Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios). Os pesquisadores da UEM e os parceiros de outras universidades não mediram esforços para escrever o plano de trabalho e fazer os ajustes necessários dentro do prazo estipulado em edital. A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec) trabalhou dia e noite para enviar todos os planos de trabalho, dentro do prazo, para a avaliação do comitê estadual. Foi um movimento gigante de pessoas, de dentro e fora da academia, que queriam contribuir com a inovação e o desenvolvimento regional sustentável."

O comitê regional é formado por representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomercio/PR), Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), e o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá. O comitê é coordenado pela professora Keila de Souza Silva e presidido pelo reitor da UEM, Leandro Vanalli.