125A0859

Com a aproximação do inverno e a tendência de aumento do frio, há uma queda na quantidade de doadores e diminuição do estoque de sangue

A Campanha Junho Vermelho é uma iniciativa que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância das doações de sangue, especialmente neste período do ano em que o número de doadores diminui. Neste mês, o Hemocentro de Maringá promove várias iniciativas de conscientização da importância da doação como palestras, coletas externas e visitas guiadas.

Para este mês estão programadas duas coletas com o ônibus do Hemocentro, a primeira será na próxima sexta-feira (7) no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a segunda acontece dia 27 no posto G10. A equipe da instituição também vai realizar duas palestras, uma no Serviço de Obras Sociais e a outra no Colégio Vila Militar. Além disso, a turma do curso técnico em enfermagem do Colégio Estadual Santa Maria Goretti e os alunos do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal estarão no Hemocentro para uma visita guiada.

No dia 14 de junho, que é comemorado o Dia Mundial da Doação de Sangue, e tradicionalmente é um dia de grande movimento no Hemocentro, os alunos e professores do Colégio Adventista de Maringá realizarão a entrega de cartões de agradecimento aos doadores.

“Neste mês de comemoração busca-se aumentar a promoção e conscientização sobre o tema e assim motivar a população para este ato de solidariedade. Ainda, este é um momento particular para agradecer todos aqueles que são doadores ou que promovem a doação de sangue”, ressalta o diretor Gerson Zanusso Junior.

Doação

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos completos (desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos), estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado, além de apresentar um documento original com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.

O Hemocentro fica na Av. Mandacaru, 1600, ao lado do Hospital Universitário. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 18h30 e aos sábados das 7h30 às 12h30. É possível ainda agendar horários para fazer a doação pelo link ou (44) 3011-9151 (Whatsapp).