crop hand man chalking graph blackboard

Início das aulas ocorre no segundo semestre do ano letivo; interessados devem se inscrever até 30 de junho

O Programa de Pós-Graduação em Matemática (PMA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem inscrições abertas para alunos não regulares do curso de mestrado. O processo seletivo oferece, ao todo, 12 vagas, com início das aulas previsto para o segundo semestre do ano letivo de 2024.

Os interessados devem se inscrever de forma on-line, até o dia 30 de junho. Conforme o edital n° 003/2024-PMA, as inscrições serão realizadas exclusivamente via e-mail.

Os candidatos deverão enviar ao endereço eletrônico sec-pma@uem.br a seguinte documentação preenchida: formulário de inscrição, obtido por meio do Sistema de Gestão de Inscrições da Pós-Graduação (Sgipos); complemento da ficha de inscrição, disponível no site do PMA; foto digital para documento oficial; carta de intenção em relação ao curso; currículo Lattes atualizado; cópia do histórico escolar do curso de graduação; cópia do diploma de graduação ou documento que comprove a condição de provável conclusão do curso; além de duas cartas de recomendação preenchidas, preferencialmente, por professores doutores, conforme modelo disponível no site do PMA.

As cartas de recomendação também devem ser enviadas pelos professores para o mesmo endereço de e-mail. Serão aceitos, exclusivamente, documentos em formato PDF.

Programa de Pós-Graduação em Matemática

O PMA/UEM é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e avaliado com nota 5. Ofertado na modalidade acadêmica, o mestrado do PMA destina-se à formação de profissionais qualificados para o magistério no ensino superior e para o desenvolvimento de pesquisas em Matemática, nas áreas de álgebra, análise, geometria e topologia e matemática aplicada.

A seleção dos candidatos às vagas do curso de mestrado levará em conta o histórico escolar, o currículo Lattes e as cartas de recomendação enviadas no momento da inscrição. Ainda segundo o edital, o resultado do processo seletivo será publicado pelo PMA a partir de 15 de julho.

Entende-se por aluno não regular o candidato que manifeste interesse em cursar disciplinas isoladas do programa de pós-graduação, sem cumprir requisitos indispensáveis para a obtenção do título de mestre ou doutor. De acordo com o desempenho nas disciplinas selecionadas, o aluno não-regular poderá ser, posteriormente, regularizado.

Mais informações devem ser obtidas no edital de abertura do processo seletivo e no site do PMA. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a secretaria do PMA por meio do endereço de e-mail sec-pma@uem.br ou do telefone (44) 3011-4504.