SITE atendimento educacional especializado nead 800 x 600 px2

Especialização é gratuita e tem como público-alvo professores, que atuam em salas de aula regulares ou em salas de recursos multifuncionais

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do seu Núcleo de Educação a Distância (Nead-UEM), divulgou o edital para a terceira edição do curso de Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado (AEE). A especialização é gratuita, financiada pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), não havendo taxa de inscrição ou mensalidades.

Estão disponíveis 650 vagas, distribuídas em 28 Polos de Apoio Presencial em diferentes regiões do Paraná. Nos polos, os alunos participarão de encontros presenciais e atividades previstas no projeto, enquanto as aulas serão realizadas on-line.

Segundo a diretora do Nead-UEM, professora Fabiane Freire França, essa é uma oportunidade de ampliar a formação continuada no estado. "A oferta da especialização em AEE na modalidade a distância favorece a democratização e interiorização de uma formação de qualidade. Esta é uma forma dos profissionais da rede pública de ensino aprenderem e promoverem práticas inclusivas".

O curso, oferecido pelo Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM), visa capacitar professores da Educação Básica para atuarem em salas de recursos multifuncionais. A professora Rosângela Célia Faustino, coordenadora do curso, explicou que os professores capacitados atenderão alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, contribuindo para a inclusão e diversidade nas escolas. “O curso visa promover a interlocução entre as situações vivenciadas pelos professores no cotidiano escolar e os conteúdos específicos relacionados ao Atendimento Educacional Especializado”.

A professora Rosângela também destacou que a especialização proporcionará formação de qualidade para o público-alvo. “A oferta deste curso de Especialização contribuirá para que a UEM siga fortalecendo sua atuação na formação de professores da Educação Básica, especialmente na área de Educação Especial. Nesse sentido, o público preferencial são professores que atuam em salas de recursos multifuncionais”.

As inscrições começam no dia 1º de julho e devem ser feitas neste site até o dia 10 de julho. Após o processo de homologação das inscrições, o resultado final será divulgado no dia 5 de agosto, com prazo de matrícula até o dia 14 do mesmo mês.

O curso tem duração de 18 meses, com previsão de início em 26 de agosto, totalizando 360 horas/aula.

Todas as informações sobre prazos, documentação e fases do processo seletivo estão disponíveis no edital.