Evento DEX

Diretoria da PEC vai preparar, nos próximos meses, uma outra edição do curso, porém destinada ao público estudantil; veja fotos

Mais de 80 docentes participaram do curso "Inserção Curricular da Extensão na UEM: diálogos e atualizações", ministrado em quatro dias, em junho, sob a promoção da Diretoria de Extensão (DEX) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

As atividades englobaram os sete centros de ensino da instituição, além dos departamentos de todos os câmpus regionais. O evento contou com a participação de professores e professoras de coordenações de extensão, coordenações de curso, chefias de departamento e direções de centro.

A professora Crishna Mirella de Andrade Correa, diretora de Extensão, junto com a equipe de apoio da extensão curricular, mostrou as novas atualizações nos sistemas da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), à qual a DEX está vinculada. Os participantes abordaram discussões sobre os sistemas e trocaram experiências e propostas a respeito da realização da extensão curricular em seus cursos.

Nos próximos meses, o evento terá uma edição também para estudantes. Informações sobre o curso serão divulgadas assim que o cronograma for definido pela DEX.

Também presente ao curso, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael da Silva, lembrou que o processo de inserção curricular da extensão é recente, uma vez que as diretrizes para tal foram aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) em setembro de 2021. As ações da PEC neste sentido, que mobilizaram também diferentes setores e pró-reitorias da UEM, começaram efetivamente no final de 2022.

“Quando assumimos a gestão, não tínhamos nada em relação à inserção curricular da extensão. Tivemos que criar toda essa infraestrutura, que agora apresentamos ao público e aos coordenadores. Se chegamos a este momento, é porque encontramos uma gestão comprometida com a extensão e sua inserção curricular, assim como um conjunto de atores, vinculados aos diversos setores da Universidade, e coordenadores de extensão curricular que assumiram esta missão complexa e viram, na PEC, um parceiro para trabalharem juntos”, comemorou Silva.

Para outras informações sobre a extensão curricular, acesse o ICEX, o portal curricular da Extensão, que concentra todas as informações sobre extensão curricular na UEM.

Além do ICEX, a Diretoria criou o Divulga PEC, um site para informar os estudantes sobre as atividades que eles podem fazer para integralizar os 10% em inserção curricular.