2023 12 10 Vestibular de Verao 2023 8767

Provas dos concursos de Inverno e EaD ocorrem em 14 de julho; participação nas reuniões de instrução é obrigatória

A Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou, nesta terça-feira (2), a lista dos fiscais convocados para os vestibulares de Inverno e EaD 2024. As provas de ambos os concursos serão realizadas no dia 14 de julho, durante o período da tarde.

O edital de convocação dos fiscais e mais informações sobre a aplicação das provas podem ser consultados neste site. A lista designa os convocados para a função de fiscal de sala e corredor. Já os selecionados para fiscal de biometria, fiscal de bloco e coordenador de sede serão contatados pela CVU via telefone.

Ao todo, 840 pessoas foram convocadas para a fiscalização das provas. Dessas, 470 atuarão na aplicação das provas em Maringá, enquanto 370 participarão da fiscalização nas outras cidades paranaenses que receberão os vestibulares de Inverno e EaD da UEM - Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

O processo de seleção dos fiscais foi aberto aos membros da comunidade acadêmica da UEM - estudantes, docentes, agentes universitários e servidores aposentados, que se inscreveram até o dia 21 de junho, de forma on-line. Pela primeira vez, como alternativa ao pagamento financeiro, os servidores ativos da Universidade puderam optar pela licença remunerada - nesta modalidade, a contrapartida é de dois dias de licença para cada dia trabalhado no vestibular.

Reuniões de instrução

Conforme a CVU, os fiscais convocados devem se atentar às datas das reuniões de instrução, uma vez que a participação nos treinamentos é obrigatória para a atuação na prova.

A primeira reunião de instrução, para os fiscais com experiência, ocorre na quinta-feira (4), no Restaurante Universitário (RU) da UEM. São considerados experientes os inscritos que atuaram como fiscal de sala em um ou mais processos seletivos da UEM desde 2019, de acordo com os registros da CVU.

Na sexta-feira (5), deverão comparecer ao RU os fiscais sem experiência prévia. Os fiscais de biometria reúnem-se no Auditório do Diretório Acadêmico do Centro de Estudos Socioeconômicos (Dacese), também no câmpus sede da UEM, na próxima segunda-feira (8).

A segunda convocação para os fiscais está prevista para sábado (6). Selecionados em segunda chamada participam de reunião de instrução na próxima terça-feira (9), também no Auditório do Dacese. Já para os fiscais das demais cidades onde haverá aplicação de provas, as reuniões ocorrem no dia anterior ao vestibular, 13 de julho. Confira, ao fim da matéria, o cronograma completo das reuniões de instrução.

Conforme a coordenadora da CVU, Márcia do Nascimento Brito, que conduzirá os treinamentos junto aos fiscais, as reuniões de instrução são essenciais para a garantia do bom andamento dos vestibulares. “Os fiscais de sala devem conhecer o processo para poder dar tranquilidade aos candidatos durante a realização da prova. Quando o fiscal conhece todos os passos do processo, atua de forma serena e mantém os candidatos atentos apenas à prova. Assim, não é motivo de distração”, enfatizou.

Os treinamentos têm duração estimada de 1h30. Serão abordados tópicos como o formato do vestibular e os horários de chegada e saída ao local de aplicação, bem como procedimentos a serem adotados pelos fiscais durante a aplicação da prova.

Mais informações sobre o processo de fiscalização dos vestibulares podem ser consultadas neste site. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CVU/UEM pelo WhatsApp (44) 3011-5705 ou pelo e-mail vestibular@uem.br.

Cronograma

• Reunião de instrução para fiscais com experiência: quinta-feira (4), às 15h30, no RU.

• Reunião de instrução para fiscais sem experiência: sexta-feira (5), às 15h30, no RU.

• Reunião de instrução para fiscais de biometria: segunda-feira (8), às 14h, no Auditório do Dacese.

• Reunião de instrução para fiscais convocados em segunda chamada: terça-feira (9), às 15h30, no RU.

• Reunião de instrução para fiscais das demais cidades onde haverá aplicação de provas (Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama): 13 de julho, às 14h.