2024 07 14 Vestibular Inverno 2024 42 de 48

Quase 10 mil candidatos realizaram provas neste domingo (14) para os concursos de Inverno e EaD da UEM

Galeria de fotos

O Vestibular de Inverno 2024 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) teve o menor índice de abstenção da série histórica do concurso, registrada desde 2009. Mais de 90% dos 10.705 vestibulandos inscritos compareceram à prova aplicada neste domingo (14), em 12 cidades do Paraná. Outros 981 candidatos, ou 9,16% do total, faltaram à prova.

O índice de desistência é inferior ao do Vestibular de Inverno 2023, que registrou 9,62% de abstenção e detinha o recorde da série histórica entre todos os concursos da UEM, incluindo as provas de Inverno e Verão. Também neste domingo (14), foram realizadas as provas do Vestibular EaD 2024, que anotou 28,57% de desistência.

Ao todo, 9.959 vestibulandos prestaram um dos dois concursos em Maringá e mais 11 cidades paranaenses - Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama. Conforme a Comissão do Vestibular Unificado (CVU), as provas transcorreram com tranquilidade em todos os locais de aplicação.

Os candidatos presentes foram distribuídos em 286 salas de prova. Para a organização dos concursos, a CVU mobilizou 840 fiscais. Em cinco horas, os vestibulandos tiveram de responder a 50 questões objetivas, no estilo somatória, além de uma redação argumentativa com o tema “violência política de gênero”.

O caderno de provas está disponível desde a noite deste domingo (14), e o gabarito provisório será disponibilizado a partir das 15h desta segunda-feira (15). Já o resultado final dos vestibulares será publicado no dia 9 de agosto. Essas e outras informações sobre os concursos podem ser consultadas no site da CVU ou no App Vestibular UEM.

O Vestibular de Inverno 2024 oferta 1.108 vagas para os mais de 70 cursos da UEM. As graduações estão distribuídas entre seis câmpus da instituição - Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Todas as oportunidades reservam vagas para cotas sociais, para negros, ou para Pessoas com Deficiência (PcD).

Devido à eliminação da prova de conhecimentos específicos, promovida pela CVU no ano passado, cada candidato pôde selecionar até três opções de cursos, não necessariamente da mesma área. Desde os últimos concursos, a novidade tem impactado positivamente no aproveitamento das vagas oferecidas - no Vestibular de Verão 2023, por exemplo, 94,8% das vagas foram preenchidas.

O curso mais procurado como primeira escolha dos vestibulandos foi Medicina, que soma 578,62 inscritos por vaga na concorrência universal. Entre as opções mais concorridas, também destacam-se Ciência da Computação (42,62 candidatos por vaga), Odontologia (40,37) e Psicologia (39,26).

Já o Vestibular EaD 2024 permite ingresso nos cursos de Ciências Biológicas, Física, História, Letras Português/Inglês e Pedagogia, distribuídos entre os 21 polos de Educação a Distância (EaD) da UEM. São ofertadas 755 vagas.

Mais informações podem ser obtidas nos sites do Vestibular de Inverno 2024 e do Vestibular EaD 2024. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CVU/UEM pelo WhatsApp (44) 3011-5705 ou pelo e-mail vestibular@uem.br.