IMG 8678 site

Lançada nesta quinta-feira (9), iniciativa interdisciplinar é coordenada pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA)

Galeria de fotos, por Mileny Melo e ASC/UEM

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) lançou, nesta quinta-feira (9), o projeto Horta do Saber, em parceria com o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) e com o Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), vinculado à UEM.

Em uma horta criada dentro do CAP, alunos dos anos iniciais do ensino fundamental poderão realizar atividades com orientação de estudantes e docentes da UEM. Os acadêmicos do CCA lideram a parte agronômica, enquanto os discentes do CCH oferecem suporte pedagógico às crianças.

Inicialmente, as atividades envolvem duas turmas de 1º ano e duas de 2º ano do ensino fundamental. São, ao todo, 100 alunos participantes, que se revezarão para a manutenção dos cultivos de tomate, alface, couve, salsinha, cebolinha e demais hortaliças. 

A parceria entre os departamentos de Agronomia (DAG) e Teoria e Prática da Educação (DTP) também possibilitou a confecção de apostilas com orientações sobre sustentabilidade e alimentação saudável, além de kits, distribuídos aos estudantes e convidados, para a criação de hortas caseiras.

Conforme a diretora do CCA e responsável pela iniciativa, Adriana Aparecida Pinto, a Horta do Saber é um exemplo inspirador para toda a região. “Esperamos que esse seja um projeto piloto, para que possamos levar para outras instituições como modelo dentro das Ciências Agrárias. Onde tiver um curso de Agronomia, de Zootecnia ou de Medicina Veterinária, que eles possam cumprir esse papel de integração e contribuir efetivamente com a comunidade”, projetou.

A cerimônia de lançamento do projeto ocorreu no Bloco J-45 do câmpus sede da UEM, ao lado do CAP, onde se localiza o DAG. O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona, compareceu ao evento e destacou a importância de projetos que envolvem diferentes áreas do conhecimento, como a Horta do Saber.

“É a segunda vez que venho à UEM a convite do CCA e, nas duas vezes, celebramos projetos interdisciplinares. Parabéns por essa visão e por essa articulação, porque a atuação interdisciplinar é fundamental. É muito fácil discursar sobre ela, mas é um desafio praticá-la, e eu vejo isso na direção do CCA”, parabenizou.

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, também enfatizou a participação de diferentes centros e departamentos na execução do projeto. “É um momento muito especial, o lançamento de mais um projeto da nossa Universidade, uma ação envolvente com professores e estudantes de diferentes departamentos e do nosso CAP. Temos quase todos os centros de ensino da UEM aqui representados, e isso mostra a força que esse projeto tem e sua capacidade de liderar e influenciar”, ressaltou.

Segundo a vice-reitora, Gisele Mendes, a ação com as crianças ajuda a espalhar conhecimentos para fora dos muros da Universidade. “Todos estão convidados a se envolverem nessa atividade, que é didática: ensinar as nossas crianças a levarem a sustentabilidade para dentro de casa, para dentro de suas cozinhas, de seus pratos e de seus alimentos, e até para educarem os pais, que pertencem a outras gerações”, afirmou.

 

Integração entre Universidade e Colégio

Conforme os organizadores, a horta não será apenas um espaço físico, mas também um instrumento didático para os professores. Um dos objetivos é transformar as crianças em agentes disseminadores de conhecimentos sobre compostagem, meio ambiente e cultivos saudáveis, incentivando práticas sustentáveis em suas casas.

Para a vice-diretora do CAP, Sandra Regina Andrade Stipp, a felicidade das crianças participantes resume o sucesso da ação. “Temos o sonho desse projeto desde que assumimos a direção, há dois anos. E era também o sonho dos nossos alunos. Quem passa por ali pode ver a alegria deles pela horta estar vingando. Esse ato de integrar as crianças, fazê-las mexer na terra, faz uma diferença para elas que nós não temos ideia. O CAP está sempre aberto a esse e a novos projetos”, frisou.

Estudante do 1º ano A do ensino fundamental, João Ozano de Oliveira Fernandes não se importou em sujar as mãos na terra. “Eu amei tudo. Eu achei a horta diferente, o máximo, e quero estar aqui de novo. Agora vai demorar alguns dias e a gente vai vir aqui de novo quando estiver tudo grande”, explicou o aluno, de 6 anos de idade.

A ação também contribui para a formação profissional dos estudantes de Agronomia e Pedagogia, que participam como extensionistas. Segundo a acadêmica do 4º ano de Pedagogia, Lorena Ramirez Ramos, as duas partes se beneficiam com a integração. “É muito enriquecedor para nós, como futuras professoras, e também para as crianças, para o desenvolvimento delas, por tantas coisas que elas podem aprender. Nós acreditamos muito no projeto e estamos muito felizes por fazer parte disso. É muito gostoso estar aqui”, relatou.

Já a mestre em Educação pela UEM Maria Luiza Evangelista Gil destacou a empolgação das crianças com a iniciativa. “Nós aprendemos muito, por exemplo as nomenclaturas da horta, para poder ensinar as crianças. E vendo, hoje, como eles ficaram animados com a horta, mexendo com o substrato, percebemos que é um projeto muito importante para a sustentabilidade, a alimentação saudável e a aprendizagem dos alunos”, reforçou.

IMG 3698 1
Estudantes Lorena Ramirez Ramos e Maria Luiza Evangelista Gil fazem parte do projeto Horta do Saber

 

Apoio e presenças

A efetivação da Horta do Saber contou com apoio do Escritório de Projetos e Processos (EPP) da UEM, bem como da Fundação Araucária (FA) e de empresas parceiras.

Além de Aldo Nelson Bona, Leandro Vanalli, Gisele Mendes, Adriana Aparecida Pinto e Sandra Regina Andrade Stipp, a mesa de honra da cerimônia de lançamento do projeto contou ainda com as presenças da assessora de relações institucionais e inovação da FA, Cristiane Cordeiro Nascimento, da chefe de gabinete da Seti, Paula Turra Grechinski, do diretor-adjunto do CCA, Carlos Alberto de Bastos Andrade, e do chefe de gabinete da Prefeitura de Goioerê, Marcio Luiz Bonesi.

O deputado federal Luiz Nishimori (PSD) foi representado por sua esposa, Akemi Nishimori, e por seu assessor, Lucas Canassa. Ainda compareceram ao evento o pró-reitor de Administração (PAD) da UEM, Ademir Massahiro Moribe, e o pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), José Maria de Oliveira Marques.

O diretor do Centro de Tecnologia (CTC), Romel Dias Vanderlei, o diretor-adjunto do CTC, Edwin Vladimir Cardoza Galdamez, o diretor do Centro de Ciências Aplicadas (CSA), Gilberto Joaquim Fraga, a diretora-adjunta do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Ana Paula Vidotti, a diretora-adjunta do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Érica Fernandes Alves e o diretor-adjunto do Centro de Ciências Exatas (CCE), Diogo Francisco Rossoni, também prestigiaram a cerimônia.

A solenidade ainda contou com a presença de chefes de departamento, coordenadores de cursos e demais professores, diretores e assessores da Universidade, além de representantes de entidades como o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

IMG 8709

Cerimônia de lançamento do projeto contou com a presença de professores, alunos e autoridades universitárias