semana de museus abertura

Mais de 100 pessoas estão envolvidas nas atividades que estão sendo oferecidas até domingo, dia 19

O Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), é uma das atrações da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá – Expoingá. A exposição do MUDI na Expoingá também faz parte de programação da 22ª Semana Nacional de Museus (SNM), que ocorre de 13 a 20 de maio. Em 2024, o tema do evento é "Museus, Educação e Pesquisa", com foco na valorização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas.

A Semana Nacional de Museus é uma temporada de eventos em celebração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. É uma das iniciativas da Política Nacional, do Instituto Brasileiro de Museus.

A ação itinerante do MUDI na Expoingá 2024 ainda comemora aos 50 anos da feira agropecuária. Grande parte do acervo do Museu da UEM está no Parque de Exposições para ser visitado por todos e todas. O evento, que completa 50 edições e ocorre até 19 de maio, próximo domingo.

Mudi em 2024 – Durante os 11 dias da Expoingá, os visitantes poderão curtir algumas das atrações mais populares do Mudi. A temática deste ano é “Com Ciência, Tradição, Inovação e Sustentabilidade”.

SEMANA DE MUSEUS 2

“A gente vai contar um pouco da nossa história, a história do Mudi junto com a Sociedade Rural, considerando que a Feira completa 50 anos de existência. A nossa expectativa é que a gente contribua para levar para a população, de uma forma geral, um pouco dessa trajetória”, promete o coordenador do Museu, Celso Conegero.

As atrações coordenadas pelo Mudi ocupam uma área de aproximadamente 500 m², no Pavilhão Branco, do Parque de exposições Francisco Feio Ribeiro. Por lá, está o giroscópio, por exemplo, um equipamento da física que simula um ambiente sem gravidade. Além disso, há a equipe de robótica, brincando com visitantes por meio do projeto TruUEM.

A área dos Jogos e Experimentos Matemáticos está propondo sessões de interatividade com a população. O caleidoscópio, um equipamento em que imagens são refletidas por jogos de espelho, dá um aspecto visual muito bacana e permite que os visitantes entendam aspectos científicos.

O pessoal do projeto de Logística Reversa apresenta obras de artes produzidas com material que seria descartado. E a Tecpar, que é um órgão do governo do Paraná, está demonstrando os serviços que disponibiliza para a população.

geemea 2

Um espaço inteiro é dedicado a conhecer melhor os morcegos, por meio do Projeto GEEMEA, que faz parte do acervo permanente do Mudi.

No ambiente do tabagismo, além da demonstração de material anatômico com patologias relacionadas ao tabaco, a equipe vem cadastrando pessoas que querem parar de fumar e que serão atendidas pela universidade, no futuro.

Há, ainda, o ambiente da Amazônia, que é coordenado pelo Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia). O espaço conta um pouco sobre as comunidades ribeirinhas, inclusive, com acervo museológico.

Visitantes - O público vai encontrar no Pavilhão, também, uma caixa interativa de foto, outro ambiente com jogo de espelhos e imagens coloridas para as pessoas documentarem a passagem pela Feira.

SEMANA DE MUSEUS 3

“O Casulo Feliz, outro parceiro, conta um pouquinho da história da seda desde a produção até a confecção de utensílios que serão mostrados por lá. A Amudi, a Associação dos Amigos do Mudi, fala um pouco da sua história e sua relação com o Museu, explicando porque ela existe. O Museu da Bacia do Paraná, sempre em parceria com o Mudi, mostra o acervo histórico de Maringá e da região, que faz parte da história da própria Sociedade Rural. E nós contamos também, é claro, com a equipe de comunicação fazendo a documentação e a divulgação de tudo isso, na Expoingá”, anunciou Celso Conegero.

De 2019 para cá, a estimativa é que cerca de 300 mil pessoas passaram pelos espaços do da Expoingá, a cada edição. Em 2023, mais de 500 mil pessoas foram a Feira e viram, também, a exposição do Museu. A expectativa em 2024 é que a média de público supere o ano passado.

Para saber mais sobre a programação completa do Mudi na Expoingá 2024, siga o Instagram do Mudi e acesse nosso site. Assim você ficará por dentro da cobertura do evento.

Texto produzido em colaboração com a bolsista do Mudi, Luiza da Costa, aluna do curso de Comunicação e Multimeios da UEM