2024 05 14 Calourada 20249888 1

Primeiro dia do ano letivo de 2024 contou com atividades de integração aos calouros da Universidade

Galeria de fotos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) recepcionou, nesta terça-feira (14), seus mais novos estudantes. A abertura oficial da Calourada, em café da manhã no Restaurante Universitário (RU), promoveu a integração dos calouros e marcou o início do ano letivo de 2024.

O RU abriu suas portas aos ingressantes às 8h30 da manhã, conforme programação organizada pela Diretoria de Ensino de Graduação (DEG), a Diretoria de Cultura (DCU) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), em parceria com as coordenações dos cursos de graduação da UEM.

Segundo estimativa da direção do RU, mais de mil estudantes prestigiaram o evento pela manhã, entre calouros e veteranos da Universidade. A oferta de café se repetiu, com cardápios variados, nos períodos da tarde e da noite, recebendo cerca de três mil pessoas ao longo do dia.

No local, os ingressantes conheceram professores e colegas, assistiram a vídeos institucionais e foram apresentados à gestão da Universidade.

O reitor, Leandro Vanalli, colocou a Reitoria à disposição dos estudantes e parabenizou-os pelo ingresso na UEM. “Tenho certeza de que cada um enfrentou diferentes desafios para estar aqui hoje e iniciar essa bela e importante fase da vida. Quero dizer que, caso a evasão passe pela mente de vocês, não deixem de nos procurar. Falem conosco, porque é muito importante a permanência de cada um em nossa Universidade. Que vocês tenham uma formação abençoada, porque, de excelência, ela certamente será”, declarou.

A vice-reitora, Gisele Mendes, apresentou os sete centros de ensino da UEM e destacou, também, a importância da inclusão social na Universidade. “A UEM tem cotas raciais, cotas sociais, e todos e todas são muito bem-vindos e bem-vindas. Absolutamente todas as pessoas são merecedoras do nosso acolhimento e do nosso afeto. Sintam-se incluídos e incluídas, porque a nossa Universidade é pública, gratuita, de qualidade e inclusiva”.

Também discursaram aos estudantes o pró-reitor de Ensino, Marcos Vinicius Francisco, a diretora de Ensino de Graduação, Mariana Moran Barroso, o diretor de Cultura, André Luís Rosa, e o presidente do DCE, Gabriel Ramos, que compuseram a mesa de honra da cerimônia.

Integração e oportunidades

A abertura da Calourada 2024 foi uma oportunidade de integração para os novos estudantes da UEM. Veteranos e calouros lotaram as mesas do RU para um momento de convivência e compartilhamento de expectativas sobre o início da graduação.

Caloura do curso de Artes Visuais, Rayka Grosskopf Chaise, de 17 anos, se disse empolgada com o primeiro dia na UEM. “Minha expectativa para a faculdade é conhecer novas pessoas e mais diversidades. Estou sendo muito bem recebida, nós (calouros) já estamos nos juntando e fazendo amizade. Está sendo muito legal”, afirmou.

2024 05 14 Calourada 20240095 1

Rayka Grosskopf Chaise (de preto, ao centro da foto), teve seu primeiro dia letivo como estudante de Artes Visuais na UEM

A escolha da graduanda pela instituição não foi por acaso. “No ensino médio, sempre falávamos sobre várias universidades, e a UEM era citada como uma das melhores do Paraná e do país. Tenho a expectativa de me especializar na área que eu gosto e poder me dedicar integralmente às artes visuais”, completou

Já Bruno Nora Pinto, também de 17 anos, seguiu os passos do pai, graduado pela UEM, e ingressou em Estatística. “Estou ansioso, é um curso que eu sempre quis fazer, desde criança, e que meu pai fez também. A UEM é bem prestigiada no curso de Estatística e não é paga, então fiz o vestibular e vim estudar aqui”, relatou.

2024 05 14 Calourada 20240097 1

Bruno Nora Pinto, de 17 anos, é calouro do curso de Estatística da UEM

Para o estudante, a graduação será o ponto de partida de sua carreira profissional. “Tenho vontade de concluir o curso, me especializar na área de computação ligada à estatística e me mudar para fora do Brasil”, projetou.

Durante o evento, uma das atrações exibidas aos ingressantes foi um vídeo de apresentação do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da UEM, que promove ações de mobilidade e internacionalização aos estudantes da Universidade que têm o desejo de estudar fora do país.

Após a abertura oficial e o café da manhã no RU, os ingressantes também participaram de um encontro com as atléticas e baterias da UEM, além da Feira de Economia Solidária no estacionamento do RU.

O primeiro dia do ano letivo marcou, ainda, o lançamento da campanha UEM Solidária, que visa à arrecadação de doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Estudantes de diferentes cursos têm aproveitado a recepção de calouros para promover trotes solidários em apoio a essa e a outras causas.

Calourada 2024

A programação da Calourada 2024 segue com atrações até sexta-feira (17). O cronograma conta com feiras, rodas de samba, atividades culturais e exibição de cinema, entre outros eventos.

Entre quarta (15) e quinta-feira (16), estão previstas atividades específicas de cada curso de graduação. Na manhã de sexta-feira (17), um fórum temático no Auditório da Biblioteca Central (BCE) promove a discussão “como estão nossos equipamentos culturais?”.

O encerramento, também na sexta-feira, fica por conta da Feira de Boas-Vindas promovida pelo DCE, a partir das 17h. O evento cultural terá a presença de artistas, bandas, food trucks, organizações estudantis e vendas de produtos.

Mais informações e a programação completa da Calourada 2024 podem ser consultadas no site do evento. Em caso de dúvidas ou sugestões, é possível contatar a DEG pelos telefones (44) 3011-4139 e (44) 3011-5816.