ranking

Pesquisa, que coloca a universidade como primeira estadual do Paraná, faz parte do ranking divulgado pelo CWUR

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) se destaca novamente entre as melhores instituições internacionais, de acordo com o novo ranking divulgado pelo Center for World University Rankings (CWUR). A pesquisa, que selecionou as melhores instituições em nível global, faz parte do ranking anual elaborado pela organização de pesquisa e consultoria dos Emirados Árabes Unidos.

A UEM é a 2ª colocada no estado, ficando atrás apenas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e, entre as universidades estaduais do Paraná, a UEM é a primeira colocada.

De acordo com a organização, a pesquisa não coleta informações diretamente das instituições de ensino. A metodologia aplicada segue quatro critérios: qualidade da educação, empregabilidade dos alunos, qualidade da universidade e desempenho na pesquisa.

Os indicadores de qualidade da educação e da instituição são calculados pela quantidade de alunos e professores que receberam prêmios de destaque internacional, respectivamente. Para a empregabilidade dos alunos, o levantamento estatístico refere-se à quantidade de alunos e ex-alunos em funções de direção nas maiores empresas do mundo, de acordo com o ranking da revista Forbes. O critério de desempenho na pesquisa avalia a quantidade de artigos científicos publicados pela instituição e suas citações por outros pesquisadores.

O reitor Leandro Vanalli exprimiu sua satisfação: “Nós recebemos mais esse expressivo resultado da nossa UEM, fruto do trabalho da nossa gestão em apoiar a pesquisa a extensão, e dos investimentos que estão sendo feitos em inovação tecnológica e no desenvolvimento de projetos para as pessoas do nosso estado. A UEM está fazendo a diferença na região noroeste do Paraná, e esses bons resultados nos diversos rankings nos incentiva a melhorar, cada vez mais, e produzir desenvolvimento na sociedade e apoiar as populações que tanto precisam do trabalho das nossas universidades”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Mauro Antonio da Silva Sá Ravagnani, comenta que “a participação da UEM nesses rankings demonstra que houve um investimento significativo na capacitação do corpo docente e na criação de programas de pós-graduação, o que refletiu na qualidade do desenvolvimento da pesquisa e na formação de recursos humanos. Por isso, aparecem os artigos, os trabalhos, os livros e os capítulos de livro que fazem a universidade ser bem ranqueada. Gostaríamos de enfatizar que o papel da universidade pública é transformar a realidade das pessoas que estão próximas a ela, e certamente essa produção científica está associada à transformação dessa realidade, esse é o papel das instituições”.

A lista completa do ranking CWUR pode ser consultada no link.

Sobre o CWUR: O Center for World University Rankings (CWUR) é uma organização de consultoria líder que fornece aconselhamento político, insights estratégicos e serviços de consultoria a governos e universidades para melhorar os resultados educacionais e de pesquisa. A CWUR publica classificações universitárias globais confiáveis, conhecidas pela objetividade, transparência e consistência, nas quais estudantes, acadêmicos, administradores universitários e governos de todo o mundo confiam.