2024 05 23 Colação de grau CAU CAPA

Foram entregues 73 diplomas de conclusão de curso aos formandos de sete cursos de graduação

Galeria de Imagens, Mileny Melo

O Câmpus Regional de Umuarama (CAU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) celebrou, na noite de quinta-feira (23), a colação de grau dos formandos do ano letivo de 2023. A cerimônia, realizada no Centro Cultural Vera Schubert de Umuarama, foi a penúltima do ciclo de cerimônias de colação de grau nos câmpus regionais da UEM.

Ao todo, foram graduados 73 estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Tecnologia em Construção Civil, Tecnologia em Meio Ambiente e Tecnologia em Alimentos. Eles agora integram o rol de 83.267 profissionais formados pela UEM.

SESSÃO SOLENE

A sessão solene foi presidida pelo reitor da Universidade, Leandro Vanalli, que recebeu autoridades, professores, convidados, amigos e familiares dos formandos. Integraram a mesa de honra da solenidade: o diretor do CAU, Andrei Felipe Gomes; representando o Prefeito de Umuarama, Claudio Pozzobom, a secretária de Educação, Mauriza Lima; a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Adriana Aparecida Pinto; o diretor do Centro de Tecnologia (CTC), Romel Dias Vanderlei; o paraninfo geral dos formandos, Felippe Martins Damaceno; e os coordenadores dos cursos de Agronomia, João Paulo Francisco; Engenharia Ambiental, José Adauto da Cruz; Engenharia Civil, Rodrigo Mazia Enami; Engenharia de Alimentos, Flávio Augusto Vicente Seixas; Tecnologia em Alimentos, Cristiane Mengue Feniman Moritz; Tecnologia em Construção Civil, José Cândido de Souza Filho; e Tecnologia em Meio Ambiente, Vanessa Daneluz Gonçalves.

Em seu discurso, o reitor Leandro Vanalli cumprimentou os recém-formados, destacando sua importância: “Cada um de vocês é um protagonista da nossa universidade e da história. Parabéns, em nome da UEM, por essa grande conquista. Parabenizo também seus familiares, por esse sonho alcançado, que é um sonho coletivo de cada família, de cada pessoa querida e amada próxima a cada um de vocês nesta bela noite”.

2024 05 23 Colação de grau CAU REITOR

Vanalli também ofereceu conselhos aos novos graduados: “Movimentem-se, expressem-se. Vocês são muito importantes onde quer que estejam. Vocês são valiosos para suas famílias, pessoas amadas e para a sociedade. Levem o nome da UEM com vocês, pois vocês são abençoados e fortes. Com toda a técnica e ciência que a UEM lhes proporcionou, vocês terão todas as condições para ocupar espaços e levar o nome da nossa amada UEM a todos os cantos do mundo. Obrigado por terem escolhido a UEM. Vocês sempre serão orgulhos da nossa universidade, fazendo diferença onde quer que estejam”.

PARANINFO

O paraninfo Felippe Martins Damaceno destacou o significado dessa conquista para os recém-formados: “A colação de grau não marca apenas o fim de uma etapa, mas o início de um novo capítulo em suas vidas. Os desafios não acabam por aqui; vocês encontrarão muitos outros, mas agora vocês estão mais maduros e preparados para enfrentá-los. O título que vocês recebem é mais do que um diploma, é a prova de que estão preparados para o mercado profissional e uma ferramenta poderosa para traçar seu próprio caminho rumo ao sucesso”.

Estiveram presentes na cerimônia: a chefe de gabinete (GRE), Maria Luisa Furlan Costa; o pró-reitor de Administração (PAD), Ademir Massahiro Moribe; a diretora de Ensino de Graduação, Mariana Moran Barroso; o diretor de Assuntos Acadêmicos (DAA), Hugo Alex da Silva; a diretora do Centro de Ciências Exatas (CCE), Lilian Akemi Kato; o diretor adjunto do CCA, Carlos Alberto de Bastos Andrade; a diretora adjunta do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Érica Fernandes Alves; o diretor adjunto do CCE, Diogo Francisco Rossoni; pela Seção Sindical da Associação dos Docentes da UEM (Sesduem) - seção sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), Alessandro Santos da Rocha; o chefe do departamento de Meio Ambiente (DAM), Rodrigo Tartari; e a assessora especial externa da UEM, Mileny Melo.

O período de formaturas do ano letivo de 2023 começou na segunda semana de maio, quando cerca de 1,2 mil estudantes do câmpus sede da UEM colaram grau em Maringá. A última cerimônia ocorre hoje (24), com os formandos do Câmpus Regional de Cianorte (CRC) colando grau em sessão solene no Cianorte Clube, às 19h.