2023 Fazenda Umuarama 14556

Evento marcado para o começo de junho convida estudantes e profissionais de diferentes áreas; saiba como participar

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove, no início de junho, o 14º Curso Internacional de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural (Cicoop). O evento, que receberá palestrantes nacionais e internacionais, aceita inscrições até 3 de junho, data da abertura da programação.

Desenvolvida em parceria com a Universidade de Alicante, na Espanha, a iniciativa de educação continuada é aberta a membros das comunidades interna e externa da UEM, que devem se registrar por meio de um formulário on-line. As taxas de inscrição variam entre R$ 40, para acadêmicos, e R$ 50, para profissionais.

Divididas em três módulos, as atividades do 14º Cicoop ocorrerão entre os dias 3 e 5 de junho, das 19h às 23h, no Bloco C-67 do câmpus sede da Universidade. Conforme os organizadores, a integração de acadêmicos com profissionais da área é um dos principais objetivos da ação. O curso oferece certificado de participação, com carga horária de até 15h.

O foco do evento é promover trocas de conhecimentos sobre diferentes dimensões de cooperativismo e desenvolvimento rural sustentável. Serão analisadas experiências brasileiras e europeias, com destaque para a perspectiva espanhola. Outros pontos abordados serão o cooperativismo no Paraná e a participação das associações de produtores na alimentação escolar.

Durante a estadia em Maringá, os palestrantes das universidades internacionais estarão à disposição para interagir com os alunos e profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos. Os encontros com os professores serão realizados nos três dias do evento, entre 9h e 11h, na sala 02 do Bloco B-34.

As atividades do Cicoop terão suporte dos programas de pós-graduação em Agronomia (PGA), Ciências Econômicas (PCE) e Geografia (PGE) da UEM. O evento ainda conta com apoio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), do Departamento de Agronomia (DGA), do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) e do Programa Paraná Mais Orgânico (PMO/UEM).

Também atuam como parceiros o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), a União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná (Unicafes-PR), o Sistema Ocepar e a Cooperativa Integrada.

Mais informações e a programação completa do evento podem ser conferidas no site do DAG. Em caso de dúvidas, é possível contatar os organizadores pelo e-mail pmo@uem.br ou pelo telefone (44) 3011-1378.