WhatsApp Image 2024 05 29 at 12.44.26

Será discutida a importância da graduação, refletindo no aumento das oportunidades profissionais

Nesta sexta-feira (31), às 9h, o programa Conexão UEM abordará o tema “Conhecendo os cursos de graduação da UEM: Agronomia em Maringá e Umuarama e Engenharia Agrícola em Cidade Gaúcha”. Participarão do programa a vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, o coordenador adjunto do curso de Agronomia em Maringá, Telmo Antonio Tonin, o coordenador do curso de Engenharia Agrícola em Cidade Gaúcha e o coordenador do curso de Agronomia em Umuarama, João Paulo Francisco. A apresentação será feita pelo comunicólogo da rádio UEM FM, Marcelo Henrique Galdioli.

OS CURSOS

Agronomia: O Engenheiro Agrônomo é um profissional com formação abrangente, capaz de gerar e difundir conhecimentos científicos e técnicas agronômicas adequadas à concepção e manejo de agroecossistemas sustentáveis e cadeias produtivas. O profissional egresso do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá deve possuir uma sólida formação científica e profissional geral, capacitando-o a absorver e desenvolver tecnologias. Esta formação permite ao profissional atuar criticamente e criativamente na identificação e resolução de problemas, considerando aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com uma visão ética e humanística, atendendo às demandas da sociedade. O formando deve estar apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação a problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, utilizando racionalmente os recursos disponíveis e conservando o equilíbrio do ambiente.

Engenharia Agrícola: O curso tem como principal objetivo formar profissionais qualificados para compreenderem as transformações na dinâmica social, empresarial e na agricultura, onde o conhecimento polivalente, a globalização de mercados, o capital intelectual e a liderança são fundamentais ao desenvolvimento econômico, social e profissional. O curso de Engenharia Agrícola forma profissionais aptos a conceber, projetar, fabricar, fiscalizar, executar, prestar consultoria e assistência técnica, pesquisar, desenvolver tecnologia e gerenciar sistemas agrícolas e agroindustriais. Os profissionais são capacitados para formular soluções práticas e inovadoras para a diversidade de problemas de engenharia que envolvem a agricultura moderna e a agroindústria. O curso qualifica o profissional para acompanhar a evolução da agricultura, através do desenvolvimento e inovação de tecnologia e equipamentos.

Durante o programa, serão abordados temas como: qual a diferença entre Agronomia e Engenharia Agrícola? Qual o objetivo de cada curso? Como é o mercado de trabalho para o agrônomo e o engenheiro agrícola? Há oportunidades de emprego em todas as regiões do país? Essas e outras questões serão respondidas no Conexão UEM.

A proposta do programa é manter um espaço de diálogo entre a universidade e a comunidade, incluindo temas relevantes, a fim de promover reflexões em diversas áreas de conhecimento.

Serviço: O "Conexão UEM" é transmitido ao vivo todas às sextas-feiras, às 9h, pelo canal da UEM TV, no YouTube e, pela rádio UEM FM. Além do Instagram @uemfm ; @oficialuem e no Spotify.