Agora é permitido o acúmulo de bolsas, a fim de fortalecer as políticas de inclusão, formação, permanência estudantil e integralização curricular.

O Gabinete da Reitoria (GRE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), emitiu hoje (29), o Ato Executivo n° 004/2024-GRE, que autoriza o acúmulo entre bolsas acadêmicas da UEM com bolsas ou atividades remuneradas financiadas por agências de fomento externas, públicas ou privadas, desde que seus respectivos editais permitam.

As bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) são acumuláveis com os auxílios de cunho social pagos por recursos próprios da UEM, considerando as respectivas regras do agente financiador externo (CNPq ou Fundação Araucária), e aquelas oriundas do Programa de Formação do Estudante Empreendedor (PFEE), pagas com recursos do Fundo Paraná.

As bolsas acumulativas na UEM, pagas com recursos próprios, são, por exemplo: Bolsa Permanência, Extensão, Ensino, Monitoria e Incentivo à Arte.

Para as demais bolsas ofertadas, devem-se consultar seus respectivos editais para verificar se o acúmulo é permitido.

Prorrogação

Pibic e Pibiti: A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) prorrogou as inscrições para os programas, de acordo com o edital nº 019/2024-PPG. As inscrições vão até às 17h30 do dia 3 de junho. O resultado preliminar do Pibic será divulgado em 6 de agosto. Já para o Pibiti a data não foi definida.

As inscrições deverão ser realizadas no site do Sistema de Gestão de Projetos (SGP). O regulamento, edital e seus anexos podem ser obtidos também por meio do site do SGP na aba “Projetos PIBIC-CNPq-FA-UEM” e “Projetos PIBITI-CNPq-FA”. Os programas são vinculados ao CNPq, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Pibis e Pibex: A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), por meio da Diretoria de Extensão (DEX), também prorrogou as inscrições para as bolsas de extensão Pibis e Pibex, com financiamento da Fundação Araucária (FA). De acordo com o edital 035/2024-PEC as inscrições vão até 2 de junho. A classificação geral dos inscritos será divulgada em 21 de junho.

Os requisitos necessários para concorrer à bolsa estão nos editais n° 030/2024-PEC (Pibis) e n° 031/2024-PEC (Pibex). Para a inscrição é necessário preencher o formulário on-line que ficará disponível no site da DEX, além de anexar o plano de trabalho conforme modelo disponível no edital de cada seleção. A vigência da bolsa é de 12 meses (2024/25).