Eleição será no próximo mês e envolve a participação de servidores, docentes e alunos da comunidade hospitalar

Dois candidatos concorrem ao cargo de superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). Vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM), o HUM é o maior hospital 100% SUS de toda região Noroeste do Estado. A eleição para gestão da instituição é a concretização de um compromisso da Reitoria. O pleito acontece no dia 6 de junho, por meio de votação on-line e a posse do eleito está prevista para 10 do mesmo mês. Neste ano, a chefia do HUM é disputada por José Gilberto Pereira (candidato 01) e por Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic (candidato 02).

José Gilberto Pereira é farmacêutico graduado pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestre em Ciências da Saúde também pela UEM (2006) e doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2013). Especialista em Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (2021). Atua desde 2010 em Farmácia Hospitalar e Clínica no HUM, com 7 anos dedicados à gestão da Farmácia Hospitalar. Confira o currículo completo clicando aqui.

Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic é graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Maringá (1994). Tem especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela PUC Campinas (1998). Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Doutorado em Ciências da Saúde pela UEM (2013).  É professora Associada do Departamento de Enfermagem da UEM. Atua na graduação e pós-graduação em Enfermagem (PSE) da UEM, na área de cuidado de enfermagem ao indivíduo adulto e sua família em diferentes contextos de assistência. Confira o currículo completo clicando aqui.

Confira as principais propostas e ideias de cada candidato:

Assessoria de Comunicação HUM - O que te motivou a ser candidato (a) a superintendente do HUM?

José Gilberto - Toda minha formação se deu em escolas públicas e o meu reconhecimento por isso me leva retribuir à população com meu trabalho em colaboração ao desenvolvimento e melhoria do Sistema Único de Saúde. Antes mesmo de ingressar no Serviço Público, fui por oito anos consultor de Assistência Farmacêutica para o Ministério da Saúde. Somado à experiência do convívio na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENESP/FIOCRUZ) durante o Doutorado, minha vocação pelo SUS tornou-se mais arraigada. E é com esse ponto de partida e a dedicação ao trabalho no HUM o que me motiva a fazer ainda mais pelo nosso Hospital, sempre tendo como meta a melhoria da qualidade do serviço prestado e a ampliação da capacidade assistencial em benefício da saúde dos usuários do SUS que acorrem ao nosso HUM.

Cremilde - Como já atuo na área da Saúde, principalmente no cuidado de enfermagem, isto me motivou ao desafio maior em contribuir na melhoria contínua na área da assistência, visando à população da macrorregião noroeste do Estado, onde estamos inseridos. Melhorar, mudar e ampliar o processo de trabalho que iniciei em outubro de 2022, com uma nova equipe engajada nas causas do Hospital. Minha motivação surge do desejo de aprimorar a qualidade dos cuidados de saúde e implementar estratégias eficazes com práticas inovadoras, dando continuidade no processo de trabalho que iniciei em outubro de 2022. A experiência adquirida nesse período tem sido fundamental para meu crescimento profissional e pessoal, impulsionando-me a buscar novos desafios e oportunidades.

ASC HUM - Quais são suas principais propostas e ideias para gestão do HUM?

José Gilberto - Entendo que para atender a complexidade das estruturas e dos processos do HUM, faz-se necessária uma administração baseada na capacidade de interação e integração dos diversos setores envolvidos nas ações e políticas institucionais, que atendam as demandas e desafios da manutenção e do crescimento do Hospital. Minha principal proposta é a adoção de um modelo de Gestão baseada em parcerias e orientada para resultados com qualificação de indicadores de desempenho, ênfase nas relações contratuais, desenvolvimento de habilidades e competências gerenciais e estabelecimento de mecanismos de transparência na prestação de contas dos resultados. Com isso, é esperada a melhoria da qualidade dos processos assistenciais desde a admissão até a alta hospitalar, já que a ordenação das aquisições de insumos e equipamentos, a qualificação de pessoal, a manutenção estrutural, a integração hospital-ensino e o estabelecimento de um sólido sistema de gestão da qualidade são fundamentais para garantir a prestação otimizada dos serviços hospitalares os quais são propostos pelo HUM enquanto Estabelecimento Público de Saúde.

Cremilde - Respeitar os quatro pilares do HUM. Definir Política de Gestão de Pessoal; Buscar Apoio para Reposição de Vagas de Contratação; Sensibilização e Treinamento da Equipe; Fortalecimento de Políticas de Humanização; Habilitação Alta Complexidade. Ampliar Parcerias com Departamentos da Saúde; Criar grupos de trabalho interdepartamentais; Identificar necessidades dos serviços hospitalares que podem ser atendidas através de projetos de pesquisa aplicados. Pesquisa: Fortalecer Pesquisa Clínica e incentivar a participação de servidores, docentes e discentes. Ambiente: Criação de serviço de Gestão Ambienta/HUM; Implantar Política de acesso; Buscar junto ao Governo do Estado recursos para construção do Ambulatório de Especialidades, UTI Adulto, Bloco Industrial;      Buscar a habilitação dos leitos de UTI neonatal e UTI pediátrica. Social: Comunicação aberta; Qualificação equipe e gestores; Promover ambiente seguro e acolhedor para o servidor. Governança: Melhorar processos de aquisição, investimento em qualificação e recursos humanos; Otimização de serviços em suas diferentes áreas, implantar mecanismos de transparência; Fortalecer a prática do compliance; Encaminhar  o Regimento Interno para as instâncias superiores; Continuar implementando o planejamento estratégico realizado em fevereiro de 2024. Fortalecer os projetos desenvolvidos para atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizado pela OMS; Implementar estratégias para reduzir o impacto ambiental do hospital, e criar um ambiente mais saudável e seguro para pacientes, servidores e a comunidade. Criação da cultura da qualidade; Estruturação de Serviço de Gestão de equipamentos - Incorporação de novas tecnologias; Reestruturação de serviço de gestão de equipamentos - Controle de processos de compra e manutenção; Otimização da comunicação; Melhoria do Processo de Gestão Hospitalar.

ASC HUM - Quais são os principais desafios a serem enfrentados, e como você pretende solucioná-los?

José Gilberto - Sob minha análise, os principais desafios constituem o déficit de pessoal nos setores administrativos, incluindo Faturamento, Licitações e Compras, Manutenção e Obras, o que tem estagnado o desempenho adequado desses setores. De outro lado, a alta rotatividade e a falta de treinamento específico do pessoal credenciado tem contribuído para as não conformidades das ações, em especial no cuidado com os pacientes. A recolocação e requalificação do pessoal com cargos extintos a vagar é outro desafio que não está completamente equacionado, o que traz insatisfação a esses funcionários. Na área educacional, a falta de incentivo às atividades de pesquisa de pós-graduação no HUM, que é um laboratório clínico e epidemiológico por excelência, tem ceifado a construção do conhecimento sobre o processo saúde-doença no âmbito da região e o desenvolvimento da pesquisa clínica multicêntrica. Além do fortalecimento do Sistema de Gestão da Qualidade, incluem-se a contratação de empresas prestadoras de serviços suplementares, a qualificação dos editais de credenciamento, a busca de instrumentos legais para a recolocação dos funcionários e a integração com os cursos de pós-graduação da UEM são, respectivamente, propostas de ações resolutivas dos referidos desafios. 

Cremilde - Processos de aquisição: Continuar investindo em qualificação e recursos humanos para otimização e implementar programas de treinamento contínuo para a equipe, focados em novos procedimentos, tecnologias e práticas de gestão. Otimização dos serviços: Garantir a eficiência e precisão nos processos internos, assegurando a apresentação adequada das despesas; Investir em tecnologias de automação para acelerar os processos, principalmente na área de faturamento hospitalar; Integrar novas tecnologias e garantir a segurança dos sistemas de informação para melhorar a eficiência operacional, proporcionando melhores condições de trabalho para as equipes; Buscar uma plataforma integrada que permita a comunicação eficiente entre diferentes sistemas hospitalares, facilitando o fluxo de informações e melhorando a tomada de decisões.Recursos Humano:Continuar buscando mecanismos junto aos órgãos vinculados/competentes para a contratação de profissionais na área da saúde em suas diferentes funções. Viabilizar melhores condições para seleção/contratação de profissionais do chamamento público e terceirização. Enfrentar esses desafios requer uma abordagem integrada e estratégica, combinando melhorias tecnológicas, desenvolvimento de recursos humanos e colaboração com entidades externas. A implementação dessas soluções não só otimizará os processos internos do hospital, mas também garantirá a prestação de cuidados de saúde, evoluindo para a excelência.

ASC HUM - O que a comunidade hospitalar pode esperar da sua gestão caso eleito (a)?

José Gilberto - Não serão medidos esforços para alcançar eficiência na prestação dos cuidados assistenciais, integração setorial e institucional com vistas a um desenvolvimento uniforme, equidade e humanidade no trato com o pessoal, tempestividade no atendimento aos pacientes em todos os níveis de atenção, segurança do paciente e qualidade dos serviços, efetividade na aplicação do conhecimento técnico e dos recursos tecnológicos em prol da saúde das pessoas e com cuidados centrados nos pacientes. Com tudo isso, tem-se a expectativa positiva de restituir ao HUM a sua importância como referência regional e estadual no atendimento hospitalar.

Cremilde - Liderar com uma visão clara para o futuro do hospital, estabelecendo metas estratégicas e comunicando-as de maneira eficaz a todos os níveis da organização. Manter uma comunicação aberta e transparente com todos os membros da comunidade hospitalar, incluindo a divulgação de informações importantes e a tomada de decisões inclusivas. Promover a inovação e a melhoria contínua nos processos hospitalares, adotando novas tecnologias e práticas baseadas em evidências. Gerir de forma eficiente os recursos financeiros, humanos e materiais do hospital, garantindo a sustentabilidade financeira e a otimização dos recursos disponíveis.Fomentar um ambiente de trabalho positivo, promovendo oportunidades de desenvolvimento profissional e reconhecendo o desempenho e as contribuições dos servidores e demais colaboradores.Assegurar que o hospital esteja em conformidade com todas as regulamentações e padrões de saúde, bem como promover práticas éticas e responsáveis;Construir e manter relacionamentos positivos com a comunidade local, incluindo parcerias com outras organizações de saúde, líderes municipais e estaduais;Demonstrar capacidade de adaptação a mudanças e desafios no setor de saúde, respondendo proativamente a crises e situações emergenciais.

ASC HUM – Por que a comunidade hospitalar deve votar em você?

José Gilberto - O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) é um Hospital-Ensino integrado aos Cursos da Área da Saúde do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Presta Assistência Ambulatorial e Hospitalar de Média à Alta Complexidade. É um Serviço Público inteiramente do Sistema Único de Saúde (SUS), que atende Maringá e os Municípios adstritos à 15ª Regional de Saúde. Para sua manutenção e desenvolvimento o HUM exige uma Gestão qualificada e comprometida com a Assistência, Ensino, Pesquisa e Extensão, como parte da Universidade Estadual de Maringá. O HUM completou 35 anos de existência, com isso, surge um momento oportuno para repensar o Hospital, ao menos, para os próximos 35 anos. Com a bandeira “O HUM que queremos 35 anos +” nos colocamos em marcha ao futuro, com nova Gestão empreendedora e determinada.

Cremilde - Sou uma profissional comprometida, desenvolvo ações com ética e transparência. Possuo habilidades de comunicação eficazes, sendo capaz de articular claramente metas, expectativas e feedback, bem como ouvir e considerar as preocupações da comunidade interna e externa. Meu compromisso com a assistência, ensino, pesquisa e extensão reflete a valorização do papel do hospital como uma instituição acadêmica. Tenho experiência comprovada em gestão na área do ensino e gestão hospitalar, onde minhas habilidades de liderança têm inspirado confiança e promovido uma cultura de colaboração entre os servidores. Dedico-me a criar um ambiente de trabalho harmonioso e eficiente, onde todos se sintam valorizados e motivados a contribuir com o melhor de si. Minha trajetória profissional é marcada pelo compromisso contínuo com a qualidade e a inovação, sempre buscando contribuir para o desenvolvimento e a sustentabilidade do Hospital Universitário e na área da saúde como um todo.