Roda PCM

Iniciativa é voltada para a preservação e recuperação dos ecossistemas locais, promovendo educação ambiental

O Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promoverá, no dia 7 de junho, a Roda de Conversa: “Os desafios da educação frente ao avanço das mudanças climáticas”, às 9h, no Anfiteatro Adelbar Sampaio, bloco F-67. As inscrições podem ser realizadas neste link.

Participarão do evento a professora da Universidade de Évora, Portugal, Maria Manuela Morais; o professor da L’Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França, Alfredo Pena-Vega; e a professora do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR), Adriana Massaê Kataoka. A mediação será feita pela professora do PCM/UEM, Ana Tiyomi Obara.

Os convidados trabalham ativamente com a temática Educação e Mudanças Climáticas e compartilharão suas experiências e pesquisas sobre o tema com professores, licenciandos, pós-graduandos e membros da comunidade interessados.

Serão abordados os seguintes tópicos: quais são os maiores desafios que a emergência climática impõe à humanidade; qual é o papel da educação no enfrentamento desses desafios; quais as pesquisas e ações em que os pesquisadores convidados estão envolvidos e como se articulam com o enfrentamento da emergência climática; e qual o estado atual e as perspectivas das políticas públicas ambientais e educacionais diante deste cenário de crise climática.

Para a professora Ana Tiyomi Obara, “frente ao papel inequívoco das ações humanas no agravamento do aquecimento global, com consequente aumento das mudanças climáticas, é fundamental que a crise climática seja debatida em toda a sua complexidade, com base nos conhecimentos científicos e nas políticas públicas já organizadas ou em construção, em todas as esferas da sociedade. Visamos à reflexão crítica e coletiva dos caminhos e descaminhos do modelo de desenvolvimento assumido por grande parte das sociedades e os desafios rumo à construção de uma nova racionalidade ambiental, que seja comprometida com a vida e com valores de justiça socioambiental no planeta. Neste contexto, esperamos que a Roda de Conversa possibilite o diálogo fértil entre os pesquisadores convidados e a participação e reflexão crítica dos professores, licenciandos, pós-graduandos e membros da comunidade local presentes no evento, sobre os vários dilemas que permeiam a crise climática global e como podemos contribuir para o seu enfrentamento”.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Será transmitido ao vivo pelo YouTube.

Observação: A certificação será concedida apenas àqueles que assistirem à palestra.