Criado em 16 de junho de 1985, Câmpus Regional de Cianorte já formou mais de 2,6 mil profissionais de diferentes áreas

Há exatos 39 anos, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) dava o primeiro passo de sua expansão pelo Paraná. Criado em 16 de junho de 1985, o primeiro câmpus regional da UEM, em Cianorte, comemora, neste domingo (16), mais um aniversário da trajetória marcada por conquistas e avanços.

Nas quase quatro décadas de história, o Câmpus Regional de Cianorte (CRC) já formou mais de 2,6 mil profissionais das áreas de Ciências Contábeis, Design, Moda e Pedagogia, graduações atualmente ofertadas no câmpus.

Em constante desenvolvimento, o CRC reúne, hoje, 547 alunos, 37 professores e 16 servidores técnicos. Em uma área total de 38 mil m², na região urbana de Cianorte, o espaço conta com 14 salas de aula e seis laboratórios de informática, além de salas especiais utilizadas por diferentes projetos de pesquisa e extensão.

Entre as instalações do câmpus, também há estúdio de fotografia, laboratório de criação e modelagem, oficina de moda, biblioteca, anfiteatro, refeitório e quadra esportiva, cujo uso é cedido pela Escola Municipal Castro Alves.

Conforme o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a trajetória do CRC demonstra, desde 1985, o compromisso da instituição com o progresso regional. “É uma data a ser muito comemorada, pelos 39 anos deste fundamental câmpus para o desenvolvimento daquela região, o que nos orgulha muito”, afirmou.

“É o nosso primeiro câmpus regional, que começou com os cursos de Ciências Contábeis e Pedagogia, lá na década de 1980, e, algum tempo depois, já nos anos 2000, com os cursos de Design e Moda, além do nosso polo de Educação a Distância (EaD). Parabenizamos e agradecemos a toda a comunidade do CRC por nos representar tão bem no ensino, na pesquisa e na extensão em Cianorte”, concluiu.

 

Projetos

Enquanto completa 39 anos de história, o CRC passa por um momento de novidades e melhorias em sua infraestrutura. No último ano, a comunidade acadêmica celebrou as aquisições de sete aparelhos de ar-condicionado e mais de 100 computadores para equipamento dos laboratórios de informática, além de um veículo para uso em atividades administrativas e pedagógicas.

Outra conquista, conforme a direção do câmpus, foi a implantação da Pré-Incubadora do programa Pro Fab-Lab, laboratório de prototipagem rápida onde é possível gravar, cortar, e usinar diferentes tipos de material. Vinculado ao Departamento de Design e Moda (DDM), o novo setor de pré-incubação atende às comunidades interna e externa do CRC e ajuda pessoas com perfil empreendedor a transformarem ideias inovadoras em negócios.

Há, ainda, ações em andamento, como o projeto de construção de uma garagem para veículos e o orçamento da adequação de carga elétrica dos blocos Y-02 e Y-03 para o uso de novos equipamentos. Já a proposta de um novo bloco de prototipagem para o curso de Design está em fase de captação de recursos.

Para 2025, a direção prevê uma programação especial de eventos e festividades em comemoração ao aniversário de 40 anos do CRC. Além disso, a gestão busca parcerias e recursos para a realização de ainda mais benfeitorias nas instalações do câmpus, nas áreas de segurança, mobilidade e acessibilidade.

 

Instalações do Câmpus Regional de Cianorte, que completa 39 anos de existência neste domingo (16)

 

Histórico e impacto

Criado em 16 de junho de 1985, o primeiro câmpus regional da UEM iniciou suas atividades no ano seguinte, em 3 de março de 1986. À época da inauguração, o CRC ofertava os cursos de Ciências Contábeis e Pedagogia, com aulas ministradas no Colégio Estadual Igléa Grollmann, localizado a cerca de 1 km das instalações atuais do câmpus.

Em 1989, o CRC ganhou seu primeiro bloco, o Y-02, ao lado da Escola Municipal Castro Alves - ainda hoje, as instituições compartilham o uso de espaços de lazer e salas de aula. 

As primeiras turmas das graduações em Design e Moda nasceram em agosto de 2002. Juntas, passaram a integrar o DDM, que se uniu, em Cianorte, ao Departamento de Pedagogia (DPD) e ao curso de Ciências Contábeis, vinculado ao Departamento de Ciências Contábeis (DCC) da UEM.

A criação do DDM foi ao encontro da vocação têxtil do município, conhecido como Capital Nacional do Vestuário. Atualmente, muitos egressos do CRC atuam em empresas de confecção de Cianorte. Enquanto graduandos, diversos estudantes já ganharam prêmios de renome nacional, e seus inventos geraram novas patentes para a UEM.

O diretor do CRC, Ângelo Alves da Silva, apontou, no entanto, que a contribuição do câmpus ao mercado de trabalho não se restringe a Cianorte. “É importante destacar que o impacto da UEM não é apenas aqui na região, pois muitos alunos nossos têm feito carreiras brilhantes em grandes centros e fora do país. Nos enche de orgulho ver os egressos do CRC ocupando posições de destaque nas empresas do Paraná, do Brasil e até do exterior", celebrou.

Como exemplos, o diretor citou a presença de egressos do curso de Ciências Contábeis em empresas do mercado financeiro de São Paulo e nas chamadas “Big Four” de auditoria - grupo das quatro maiores empresas do ramo no mundo.

Na mesma linha, Silva lembrou que o curso de Pedagogia abastece escolas públicas e privadas de Cianorte e região com professores e pedagogos de excelência. “Há quase quatro décadas, o câmpus forma profissionais de alto nível e exerce protagonismo na pesquisa, na extensão e no ensino. Entendo que, sem essa presença, a cidade de Cianorte poderia enfrentar desafios para atrair profissionais qualificados, essenciais para o desenvolvimento cultural e econômico da região”, apontou.

 

Área externa do Câmpus Regional de Cianorte da UEM; ao fundo, estudantes em frente à oficina de moda

 

Seguindo o exemplo de sucesso de Cianorte, a UEM criaria, depois, outros cinco câmpus regionais - do Arenito (CAR), em Cidade Gaúcha, em 1988; do Noroeste (CRN), em Diamante do Norte, em 1990; de Goioerê (CRG), em 1991; de Umuarama (CAU), em 2001; e do Vale do Ivaí (CRV), em Ivaiporã, em 2010.

O Câmpus Regional de Cianorte da UEM está localizado na Rua Afonso Pena, 130, na Zona 1, em Cianorte. É possível entrar em contato com o CRC pelos telefones (44) 3619-4000 e 847-4000, ou pelo e-mail sec-crc@uem.br.