EDIT1 2023 08 27 Vestibular de Inverno 2023 0303 1

Relações de inscritos e índices de candidatos por vaga já estão disponíveis no site da CVU e no App Vestibular UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) publicou, nesta terça-feira (18), os editais de homologação das inscrições para os vestibulares de Inverno e EaD 2024. Os dois concursos somam mais de 10,8 mil candidatos, que realizarão provas no dia 14 de julho.

Foram homologadas as inscrições dos vestibulandos isentos e daqueles que efetuaram o pagamento da taxa de inscrição até a última sexta-feira (14), conforme prazo estipulado pela Comissão do Vestibular Unificado (CVU). As listas com os nomes dos inscritos estão disponíveis no site da CVU e no aplicativo App Vestibular UEM.

Candidatos que pagaram a taxa de inscrição até a data-limite e não tiveram a inscrição homologada devem enviar recurso para o e-mail vestibular@uem.br até quinta-feira (20), acompanhado do comprovante de pagamento da taxa.

O Vestibular de Inverno 2024 recebeu 10.580 inscrições para os mais de 70 cursos de graduação da UEM. São, ao todo, 1.108 vagas, distribuídas entre seis câmpus da instituição - em Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama.

O número total de inscritos representa um aumento de 20% em relação ao último concurso realizado pela Universidade - na ocasião, 8.797 pessoas se inscreveram para o Vestibular de Verão 2023.

Todas as oportunidades reservam vagas para cotas sociais, para negros, ou para Pessoas com Deficiência (PcD). Quase 2,8 mil inscritos - ou 26% do total - se candidataram ao Vestibular de Inverno 2024 por meio do sistema de cotas.

O curso mais procurado como primeira escolha dos vestibulandos foi Medicina, que soma 578,62 candidatos por vaga na concorrência universal. Entre as opções mais concorridas, também destacam-se Ciência da Computação (42,62 candidatos por vaga), Odontologia (40,37) e Psicologia (39,26).

Devido à eliminação da prova de conhecimentos específicos, promovida pela CVU no ano passado, cada candidato pôde selecionar até três opções de cursos, não necessariamente da mesma área. Desde os últimos concursos, a novidade tem impactado positivamente no aproveitamento das vagas oferecidas - no Vestibular de Verão 2023, por exemplo, 94,8% das vagas foram preenchidas.

Já o Vestibular EaD 2024 teve, ao todo, 307 inscrições homologadas para as graduações em Ciências Biológicas, Física, História, Letras Português/Inglês e Pedagogia, distribuídas entre os 21 polos de Educação a Distância (EaD) da UEM.

O número de inscritos e o índice de candidatos por vaga de todos os cursos do Vestibular de Inverno e do Vestibular EaD 2024 podem ser consultados no site da CVU, assim como demais informações sobre os concursos. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CVU/UEM pelo WhatsApp (44) 3011-5700 ou pelo e-mail vestibular@uem.br.