2023 06 26 Recepção Calouros Calourada Café da Manhã 11653 1

Iniciativa integra política de permanência estudantil da UEM; refeição será ofertada entre 6h40 e 7h40

Galeria de fotos

O Restaurante Universitário (RU) voltará a oferecer três refeições diárias à comunidade da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em reunião junto à Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), o Gabinete da Reitoria (GRE) decidiu pela implantação do café da manhã no RU, com início já na próxima segunda-feira (15).

O café da manhã será servido de segunda a sexta-feira, entre 6h40 e 7h40, como opção nutritiva e balanceada à comunidade acadêmica do câmpus sede. O cardápio diário incluirá itens como pão, margarina, mussarela, café, leite e chá. Além disso, de forma escalonada, serão ofertados alimentos variados, como pão de queijo, bebida láctea, mamão e banana. O valor por refeição será de R$ 2, tanto para estudantes quanto para servidores da instituição.

Os ingredientes utilizados no preparo do café da manhã no RU serão fornecidos pelo Programa Alimentos Solidários e Agricultura Sustentável (Pasas), vinculado ao Gabinete da Reitoria (GRE) e responsável pela produção de alimentos para o abastecimento da Universidade.

Além de contribuir com a sustentabilidade e a segurança alimentar da comunidade acadêmica, o café da manhã será, também, uma oportunidade de integração e convivência. A iniciativa faz parte da política de permanência estudantil da Reitoria da UEM, que também promoveu, ao longo do último ano, o retorno da oferta de jantar e a adição de opções vegetarianas ao cardápio do RU.

Conforme o reitor da UEM, Leandro Vanalli, ações de incentivo à assistência estudantil têm impacto direto na qualidade do ensino da Universidade. “A oferta do café da manhã é mais um compromisso de gestão cumprido junto à comunidade da nossa UEM. Certamente, essa ação vai representar mais um elemento de apoio à permanência estudantil, que é um dos principais focos da nossa gestão e que contribui para a consolidação dos nossos cursos de graduação e pós-graduação”, frisou.

Demanda e investimentos

Ao longo da última semana, o Escritório de Projetos e Processos (EPP) da UEM realizou um levantamento de demanda com 526 usuários do almoço no RU. Mais de 85% dos entrevistados afirmaram que pretendem frequentar o restaurante também no café da manhã, e 26,62% devem fazê-lo diariamente.

A compra de equipamentos e utensílios foi viabilizada por investimentos na ordem de R$ 1,5 milhão, captados por meio de projetos elaborados pelo EPP. A implantação do café da manhã é liderada pelo chefe do RU, Milton Garcia, e pelo coordenador do Pasas, Altair Bertonha.

Também destaca-se a contribuição dos departamentos de Engenharia de Alimentos (DAL) e Engenharia de Produção (DEP), que têm prestado assistência técnica ao RU por meio dos professores Grasiele Scaramal Madrona, Antonio Roberto Giriboni Monteiro e Francielle Cristina Fenerich.

2024 07 04 Cafe da Manha RU 2353Reunião que definiu a implantação do café da manhã no RU da UEM; em primeiro plano, novos equipamentos e utensílios adquiridos para o restaurante

Vinculado à Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT) da PRH, o RU da UEM funciona de segunda a sexta-feira e fornece refeições saudáveis e nutritivas a estudantes e servidores da Universidade. Antes da implantação do café da manhã, o restaurante já ofertava duas refeições - o almoço, servido entre 11h e 13h, e o jantar, das 18h às 19h30. É possível entrar em contato com a administração do RU por meio do e-mail sec-ru@uem.br ou do telefone (44) 3011-4302.

Café da manhã no RU

Local: Restaurante Universitário (RU), bloco P-01, câmpus sede da UEM.

Data e horário: de segunda a sexta-feira, das 6h40 às 7h40.

Valor: R$ 2.

Público-alvo: estudantes e servidores da UEM.