Reitor UEM Apiesp

Reitor Leandro Vanalli vai assumir a vice-presidência da Apiesp e a presidência da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação da Abruem

Após 22 anos, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) volta a assumir um cargo na presidência da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), uma das mais importantes do segmento no País. O reitor da UEM, Leandro Vanalli, foi eleito como vice-presidente da entidade na gestão 2024/2026. A última vez em que a reitoria da UEM teve representatividade na associação foi no biênio 2000/2002, quando a reitora da UEM na época, Neusa Altoé, assumiu a presidência da Apiesp. 

Recentemente, Vanalli também foi eleito para presidir a Câmara de Pesquisa e Pós-graduação da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. A reitoria da UEM não ocupava cargo na diretoria executiva da Abruem há 12 anos. 

O reitor da UEM está entusiasmado com as novas atribuições na Apiesp e Abruem. “Me sinto honrado em ser eleito para estes dois cargos relevantes de entidades tão importantes e fundamentais para o desenvolvimento do ensino superior em nível estadual e nacional. Espero contribuir com o principal propósito dessas entidades, que é defender os interesses das universidades, articulando políticas públicas, apoiando a divulgação da produção científica das universidades e, principalmente, protegendo e valorizando a educação superior pública, gratuita e de qualidade”, frisa Vanalli. 

Juntamente com Vanalli, compõem a diretoria executiva da Apiesp, o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Almeida Webber, que assume a presidência da entidade, e o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Fabio Hernandes, que é o novo tesoureiro da associação. 

Reitor da UEM: Doutor em engenharia de estruturas, Leandro Vanalli ingressou na UEM 1991, atuando como contínuo por três anos. Graduou-se pela instituição em 1998 e então, foi fazer mestrado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2006, voltou para a UEM na condição de docente vinculado ao Departamento de Tecnologia do Câmpus Regional de Umuarama, tendo registrado uma curta passagem pelo câmpus de Cidade Gaúcha, onde foi professor temporário. Como efetivo, ocupou vários cargos administrativos: chefe do Departamento de Tecnologia, diretor e diretor-adjunto do Centro de Tecnologia, diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico da UEM, entre outros. 

Apiesp: A Apiesp foi fundada em 7 de julho de 1994 e tem sede em Curitiba. No seu estatuto, entre outras finalidades, visa congregar as Instituições de Ensino Superior Públicas Estaduais do Paraná, no sentido de fortalecê-las como instâncias da sociedade civil, capazes de interferir na definição da política de ensino superior paranaense; e promover a união das instituições públicas estaduais de ensino superior do Paraná na defesa dos seus interesses e em benefício da sociedade e da população.

Abruem: A Abruem, criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 20 Estados do Brasil, por meio de suas 45 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização. Entidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos, a Abruem atende milhares de alunos, em todos os níveis do Ensino Superior nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. A cerimônia de posse da diretoria que estará à frente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) no biênio 2024/2026 será realizada no dia 31 de julho, a partir das 18h, em Brasília. Tomarão posse como presidente e vice-presidente da Abruem as reitoras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade de Taubaté (Unitau), Cicília Maia e Nara Fortes, respectivamente.