O Portal de Periódicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), utilizando a plataforma tecnológica do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), está sendo divulgado no site do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O objetivo principal do Portal é facilitar a divulgação dos artigos publicados em seus periódicos junto à comunidade acadêmico-científica.

O processo de implantação do portal levou quatorze meses para ficar pronto. O projeto teve a coordenação dos servidores da Editora da UEM (Eduem), que foram responsáveis pela adaptação do SEER e a capacitação dos editores das revistas inclusas no Portal.

Atualmente, o Portal de Periódico da UEM conta com mais 2.600 artigos, disponíveis para download, distribuídos em 16 periódicos com conceitos A e B Nacional e C e A Internacional.

O SEER

O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos.

O SEER foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), baseado no software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems), da Universidade British Columbia.

Para saber mais acesse http://periodicos.uem.br.