De 4 a 30 de maio, o Museu da Bacia do Paraná (MPB) vai comemorar os 62 anos de Maringá com uma exposição que reúne três acervos. Além do material do MBP, os visitantes poderão conhecer o Projeto Memórias do Distrito de Iguatemi, organizado pelo Colégio Estadual Rui Barbosa, e da Oficina de Artes Visuais da com a criação da série de bonecos gigantes intitulada “Os Retirantes”, do Centro Social Marista Irmão Beno Tomasoni.

A exposição é intitulada Maringá uma história contada por sua gente: pioneiros e retirantes. As obras do projeto da escola Rui Barbosa foram desenvolvidas sob a orientação da professora Margarida Peres Fachini, do departamento de Geografia da UEM. O objetivo era perceber como a paisagem de Iguatemi foi construída e transformada no decorrer do tempo.

O projeto dos irmãos Maristas teve origem durante as atividades de sala de aula, através das quais se percebeu que a maior parte das famílias dos alunos vinha de diversos Estados brasileiros. Assim, foram desenvolvidas atividades tratando da diversidade cultural e da cultura popular.

Serviço:

Exposição: Maringá uma história contada por sua gente: pioneiros e retirantes

Período: 1 a 30 de maio

Local: Museu da Bacia do Paraná

Horário de visitação: 8h às 11h e 14 as 17horas, de segunda a sexta-feira. No horário noturno é possível com agendamento prévio.

Telefone de contato: (44) 3261-4294.