A Rádio UEM FM terá novo programa a partir do próximo semestre, com objetivo de levar conhecimento sobre agricultura sustentável com linguagem acessível para quem trabalha e vive no campo e, por extensão, para o público consumidor interessado em segurança alimentar e consumo sustentável. O Projeto Ser Voz – Assuntando pelo Rádio foi aprovado recentemente pela Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Universidade Sem Fronteiras/Diálogos Culturais.

O Projeto visa ainda a fortalecer a agricultura familiar e a produção orgânica/agroecológica familiar; conscientizar e incentivar a produção e o consumo de produtos orgânicos; disponibilizar informações sobre agricultura sustentável para agricultores familiares que lidam com agropecuária convencional; promover o desenvolvimento regional sustentável.

O coordenador geral, professor do Departamento de Agronomia da UEM, José Ozinaldo Alves de Sena, disse que o projeto de extensão terá uma abrangência na divulgação, focando os agricultores familiares da região de abrangência da Rádio 106,9, FM UEM (norte/noroeste do Paraná). Ele acredita que a comunicação deve servir como um meio facilitador na divulgação de conhecimento técnico e científico para a comunidade rural. “Pretendemos aproximar a universidade, o poder público, a sociedade civil organizada e os agricultores familiares, principalmente, os que trabalham com ênfase na produção sustentável”, mencionou.

A proposta é usar o meio de comunicação mais acessível no campo que é o rádio para o resgate cultural, de identidade e de cidadania. O programa está sendo formatado por pesquisadores da UEM, recém-formandos e acadêmicos, além da participação de funcionários da Rádio da Universidade Estadual de Maringá.

Durante a Expoingá, os estudantes da UEM estão aplicando questionários, principalmente aos produtores rurais, para um levantamento quantitativo e técnico. “Pretendemos verificar in loco e usar esses dados como base na elaboração do programa radiojornalístico”, comentou Sena.

O Assuntando pelo Rádio abordará, entre outras questões, a importância do conhecimento, a agropecuária sustentável, segurança alimentar, o acesso ao crédito, o planejamento da produção, a comercialização e “novas tecnologias”.