Departamento de Enfermagem recebeu semana passada a representante da Comissão Assessora do Ministério da Saúde, Maria Auxiliadora Córdova Cristófaro, que veio verificar o andamento do Programa Pró-Saúde de Enfermagem realizado pela UEM.

O trabalho começou na segunda-feira (16), quando ocorreu a apresentação formal das atividades do Programa na UEM e as expectativas do Ministério em relação à iniciativa.

O convênio da UEM com o Pró-Saúde foi assinado em dezembro de 2008 e será implementado até 2011. O objetivo é aprimorar o processo de formação do enfermeiro para o desempenho das atividades de “promoção, proteção, prevenção, manutenção e a recuperação da saúde”. Além disso, visa à estabelecer mecanismos de cooperação entre os gestores do SUS e os cursos de graduação em saúde, visando à melhoria da qualidade da atenção prestada ao cidadão.

Segundo Maria Auxiliadora, a visita à UEM a fez acreditar que o Pró-Saúde Enfermagem concretizou, de maneira definitiva a sua inserção no atendimento de qualidade na rede de serviço de saúde que envolve a UEM. “Já conhecia de perto o Pró-Saúde de Medicina e Odontologia. Num primeiro momento, os pessoal da Enfermagem estava só por perto. Agora, podemos dizer que eles vêm oxigenando a dinâmica do programa desenvolvido pela Universidade”, conclui.