A UEM foi contemplada com duas propostas: Educação Básica e inclusão no Brasil, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE), coordenado pela professora Nerli Nonato Ribeiro Mori, no valor de R$ 200.000,00; e o projeto Fatores determinantes da qualidade do Ensino em Maringá-Pr na disciplina Matemática do Ensino Fundamental, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM), coordenado pelo professor Doherty Andrade no valor de R$ 196.000,00.

O programa Observatório da Educação 2010, que fomenta pesquisas educacionais com interesse especial nos estudos sobre os processos de alfabetização e de domínio da língua portuguesa e da matemática. Foram aprovadas 76 propostas de instituições de ensino superior que mantêm programas de pós-graduação recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Observatório é fruto da parceria entre a Capes e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As propostas de projetos de estudos foram apresentadas por núcleos de pesquisa formados por docentes coordenadores, estudantes de doutorado, mestrado e graduação e professores em efetivo exercício ou profissionais que exerçam a função de coordenador ou supervisor pedagógico na rede pública.